Playoffs da NBA: Philadelphia 76ers x Boston Celtics

A partir de segunda-feira, Sixers e Celtics se enfrentam pelas semifinais da Conferência Leste

nba playoffs 76ers celtics Fonte: David Dow / AFP

O Boston Celtics, vice-líder da Conferência Leste, encara, a partir da segunda-feira (1º), o Philadelphia 76ers, terceiro colocado, na série semifinais dos playoffs da NBA. O duelo, aliás, tem tudo para ser equilibrado e longo. Afinal, as equipes são fortes candidatas do título do Leste nesta temporada. De um lado, um time liderado pela dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown. Do outro, uma equipe comandada pelo forte candidato ao prêmio de MVP, Joel Embiid. Dessa forma, portanto, não há favorito no confronto.

Continua após a publicidade

Confrontos na temporada

Philadelphia 76ers 1 x 3 Boston Celtics

Datas da série

01/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics – 20h30 (Amazon Prime Video)
03/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics – 21h (Amazon Prime Video)
05/05: Boston Celtics x Philadelphia 76ers – 20h30 (ESPN 2)
07/05: Boston Celtics x Philadelphia 76ers – 16h30 (ESPN 2)
09/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics *
11/05: Boston Celtics x Philadelphia 76ers*
14/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics *

Continua após a publicidade

* Se necessário

Destaques

Temporada regular

Philadelphia 76ers (54-28)

Playoffs – eliminou o Brooklyn Nets na primeira rodada por 4 a 0

Continua após a publicidade

Boston Celtics (57-25)

Playoffs  – eliminou o Atlanta Hawks na primeira rodada por 4 a 2

Na temporada

Philadelphia 76ers e Boston Celtics farão o terceiro confronto de playoffs em seis anos. Rivais históricos do Leste, se cruzarão, agora, nas semifinais. Nos dois últimos encontros (2018 e 2020), o time de Massachusetts levou a melhor.

O Celtics venceu três de seus quatro jogos da temporada regular contra o Sixers. A única derrota, que veio sem Brown e Robert Williams, foi por dois pontos. Nela, aliás, Embiid marcou 52 pontos com um aproveitamento absurdo 20 arremessos convertidos em 25 tentativas.

Continua após a publicidade

Os triunfos de Boston também foram apertados, mas foi bem ao conseguir segurar um dos principais jogadores do rival na temporada. Isso porque conseguiu reduzir o impacto de Tyrese Maxey. Nos quatro jogos desta temporada, o Celtics manteve o ala-armador com apenas dez pontos, em média, por jogo.

Isso, então, desencadeou um alerta de Embiid ao jovem. Após o terceiro confronto entre as equipes, vencido após uma bola de três pontos de Tatum, o pivô teve uma longa conversa com Maxe. Para o craque, o Sixers precisava mais dele contra adversários de elite como Boston.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante no duelo foi a marcação de Smart sobre Harden. O armador celta marcou o rival por 22.5 posses de bola e o limitou a apenas duas assistências e forçou dois turnovers. Já na vitória do Sixers, em abril, White teve um confronto com Harden por um pouco mais do posses que Smart. Da mesma forma, conseguiu controlar o jogo do astro.

Boston, talvez mais do que qualquer outro time da liga, testará a pouca mobilidade Embiid. Tem sido assim há algum tempo. Na série de 2018, por exemplo, Al Horford abusou de pick-and-pops forçando o pivô a se afastar do garrafão.

Leia mais!

Números de 76ers e Celtics

Na fase regular, a equipe de Philadelphia foi a quarta melhor em eficiência ofensiva (117.7 pontos anotados por 100 posses de bola). Além disso, foi a melhor em aproveitamento nas bolas de três (38.7%), a sexta melhor no aproveitamento dos arremessos de quadra (48.7%) e a oitava em eficiência defensiva (113,5 pontos sofridos por 100 posses). No entanto, foi apenas a 16ª em média de assistências (28,9).

Continua após a publicidade

Em contrapartida, o Celtics teve a terceira melhor eficiência defensiva (111.5 pontos sofridos por 100 posses) e a segunda melhor eficiência ofensiva (118 pontos anotados por 100 posses de bola). Além disso, foi o sétimo melhor em assistências (26.7) e o sexto no aproveitamento em bolas de três (37.7%). Da mesma forma, é o quarto que menos sofre com bolas do perímetro dos adversários (34.5%).

Já nos playoffs, Boston tem a terceira melhor eficiência ofensiva (120.3) e é o segundo em aproveitamento nas bolas de três (40.6%). O Sixers, por sua vez, é o sexto em eficiência ofensiva (115.6) e tem o mesmo aproveitamento do Celtics no perímetro (40.6%). Na defesa, o time de Philadelphia está melhor. Afinal, tem a maior eficiência (103.1), enquanto a equipe celta foi o sétima pior (115).

Continua após a publicidade

A série

A grande questão, sobretudo para o Jogo 1, será a disponibilidade de Embiid. O astro, afinal, segue lesionado a sua participação no primeiro duelo não é certa. A presença do pivô, então, será revelada apenas horas antes da partida.

No caso de não ter seu principal jogador, o técnico Doc Rivers precisará mais do que nunca de James Harden e Tyrese Maxey. Se Embiid perder mais de um jogo, é difícil ver a Philadelphia sendo capaz de reverter uma possível desvantagem.

Além disso, Tobias Harris foi muito bem contra o Nets no primeiro rodada. Ele teve média de 20.3 pontos e 56.7% nos arremessos. A questão, no entanto, é se ele pode continuar com esse tipo de produção nas semifinais. O ala, historicamente, produz números muito bons em séries iniciais de playoffs. Mas não repete o mesmo desempenho na segunda rodada.

Continua após a publicidade

Em 2019, contra o Toronto Raptors, foram 14 pontos por jogo com 38% de aproveitamento. Em 2021, contra o Atlanta Hawks, terminou com 19.4 pontos em média. Por fim, contra o Miami Heat, em 2022, foram 16 pontos por partida.

Boston

Pelo lado do Celtics, um ponto a ser observado é a escalação que o técnico Joe Mazzula usará com mais frequência. Afinal, contra o Hawks, o Celtics usou diversas vezes uma equipe mais baixa. Horford e Robert Williams, atuaram juntos por apenas 50 minutos. A dupla tem sido a melhor frente defensiva de Boston, mas com Derrick White e Malcolm Brogdon fazendo boa campanha, o treinador deu mais espaço ao small ball.

Continua após a publicidade

No entanto, conhecido pela sua força defensiva, Williams deve ser usado frequentemente como principal defensor de Embiid. Caso contrário, o Celtics precisará adotar a mesma arma tentada pelo Nets: a marcação dupla.

Independentemente do que o Boston decidir, um fator importante será a capacidade de manter Embiid fora da linha de lance livre. Ele teve uma média de quase 12 tentativas por jogo contra o Celtics na temporada regular.

Além de ter a dupla Tatum e Brown como principais pontuadores, os armadores de Mazzulla também contribuíram muito no ataque contra Atlanta. Smart, White e Brodgon tiveram uma média combinada de 47.3 pontos por jogo, com 50% de aproveitamento dos arremessos.

Continua após a publicidade

Palpite: Celtics em seis jogos

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários