Mike Brown foi eleito o técnico do ano na NBA, de acordo com anúncio feito pela liga nesta quarta-feira (19). Assim, o comandante do Sacramento Kings levou a melhor sobre Mark Daigneault, do Oklahoma City Thunder, e Joe Mazzulla, do Boston Celtics, os outros finalistas do prêmio.
Em eleição feita com 100 jornalistas e profissionais de mídia dos EUA e Canadá, o técnico do Kings recebeu todos os votos de primeiro lugar e contabilizou 500 pontos. Ou seja, ele se tornou o primeiro da história da NBA a ganhar o prêmio de forma unânime.
O segundo mais votado foi Daigneault, com 164 pontos. Mazzulla terminou em terceiro, com 77 pontos. Cinco pontos foram concedidos aos votos de primeiro lugar, três pontos ao segundo e um para o terceiro.
Logo em sua primeira temporada no comando do Kings, Brown levou a equipe à fase de mata-mata. Assim, com 48 vitórias e 34 derrotas, o time de Sacramento terminou na terceira posição da Conferência Oeste. De quebra, o Kings encerrou o maior jejum de playoffs da história da NBA (17 anos).
Brown recebe elogios principalmente por mudar a cultura da franquia em tão pouco tempo. De um time que protagonizava fiascos, o Kings se tornou competitivo e foi a grande surpresa da temporada regular. Entre outras coisas, a equipe foi a líder em eficiência ofensiva (118,6 pontos a cada 100 posses de bola) e a segunda melhor em aproveitamento nos arremessos de quadra (49,4%).
Leia Mais!
- Associação dos Treinadores da NBA elege Mike Brown como técnico do ano
- Calendário da primeira rodada dos playoffs 2023 da NBA
- Com recorde de novato, Sacramento Kings confirma vaga nos playoffs após 17 anos
O detalhe é que esta é a segunda vez que Brown recebe a honraria. Afinal, em 2009, ele conquistou o troféu Red Auerbach. Na época, ele comandava o Cleveland Cavaliers, que tinha LeBron James como destaque.
Além disso, Brown é mais um ex-pupilo do lendário Gregg Popovich. Entre 2000 e 2003, ele trabalhou como assistente técnico no San Antonio Spurs. Aliás, nessa função, Brown acumula quatro títulos da NBA: três pelo Golden State Warriors (2017, 2018 e 2022) e um pelo Spurs (2003).
Nesta temporada, Brown também foi eleito o melhor técnico pelos colegas de profissão. No último dia 14 de abril, ele ganhou o prêmio da Associação dos Treinadores da NBA (NBCA).
Por fim, o comandante do Kings também levou a melhor na votação feita pelo Jumper Brasil e diversos produtores de conteúdo de NBA. Brown tem contrato com a franquia de Sacramento até 2026.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp