É difícil ver um atual campeão chegar aos playoffs sob pressão por resultados, mas esse pode ser o caso do Golden State Warriors. O time, afinal, desembolsa cada vez mais em multas para manter o seu núcleo vencedor unido. E é o momento de investir em mais um dos ídolos da equipe. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, Klay Thompson espera negociar um novo contrato com o Warriors na offseason.
“Existe muita coisa em jogo para Golden State nesses playoffs. Klay, por exemplo, tem a expectativa de ser ‘recompensado’ com uma extensão de contrato máxima nas férias. Ele sente que ajudou muito a franquia a ganhar o título no último ano. Além disso, acertou mais de 300 cestas de três pontos nessa temporada. Então, esse é um ponto decisivo para a organização”, contou o experiente jornalista.
Uma renegociação com Thompson, a princípio, não deveria ser uma prioridade no Warriors. Ele ainda possui vínculo com o time até o fim da próxima temporada e, como resultado, tem mais de US$43 milhões a receber. No entanto, como outras referências do plantel, gostaria de fechar um acordo prévio por segurança. O ala-armador já tem 33 anos de idade e enfrentou lesões nos últimos tempos.
A situação complica-se ainda mais por causa da situação incerta do gerente-geral Bob Myers na organização. “Bob foi o arquiteto dessa dinastia, mas não tem um contrato assinado para a próxima temporada. O seu futuro é nebuloso no time e, com isso, pode vir um enorme impacto. Ele possui uma relação muito próxima e importante com vários jogadores”, revelou Wojnarowski.
Leia mais
- “Eu sou o Reggie Miller moderno”, afirma Klay Thompson
- Kevin Durant: “Não me arrependo de trocar o Warriors pelo Nets”
- “Klay Thompson nunca mais será melhor ala-armador da NBA”, crava Barkley
Custos
O possível novo contrato de Klay Thompson, juntamente com vínculos já vigentes, colocam o Warriors em uma situação difícil. A franquia projeta, afinal, ter mais de meio bilhão em gastos com atletas e multas por exceder o teto salarial. Será que a conta bancária de Joe Lacob está pronta para (mais) esse baque? Para Stephen A. Smith, essa questão precisa ser irrelevante quando se olha para a quadra.
“Golden State, em síntese, não pode perder Klay. É um cinco maiores chutadores da história e tornou-se o terceiro jogador a converter 300 arremessos de três em uma temporada na NBA. O seu sucesso não depende da condição atlética e, aliás, ele parece melhor fisicamente hoje do que na última temporada. Não há motivos, então, para separá-lo desse grupo”, sentenciou o polêmico analista.
Colega de Smith, Michael Wilbon possui uma visão diferente. Ele sente que, apesar das equipes serem diferentes, a situação do Warriors lembra o Chicago Bulls do fim dos anos 1990. “Stephen está falando de basquete, mas o dinheiro fala muito alto. Essa franquia gasta mais do que aquele Bulls, pois fatura mais. Não dá para cravar que o fim vai ser o mesmo, mas todos tem um limite”, argumentou.
O ex-jogador Jalen Rose concordou em parte com ambos, no fim das contas. Não há como separar, afinal, o fator financeiro do esportivo. “Golden State alinhou-se para ter mais verbas e, assim, poder manter um jogador como Klay. Eles querem fazer isso. Deveriam fazê-lo. Mas não dá para gastar meio bilhão em multas com um time que cai na primeira rodada dos playoffs”, concluiu o comentarista.
Futuro
Thompson não é a única potencial renegociação importante do Warriors ao fim da temporada. Draymond Green, por exemplo, possui uma cláusula automática de extensão no valor de US$27 milhões para a campanha 2023-24. Vai ser um gasto alto, se ativá-la. Mas, caso decline, renovar o seu vínculo pode revelar-se (ainda) mais custoso. O ala-pivô, afinal, vai atrair interessados como agente livre.
Além disso, o novo acordo coletivo de trabalho projeta complicar as operações da franquia assim que estiver em vigência. As revisadas regras vão trazer limitações extremas para os times com esse nível de gastos conseguirem reforços. Então, é possível que o Warriors veja-se “engessado” com um elenco muito veterano em poucos anos se não tomar cuidado agora.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp