A NBA divulgou, nesta sexta-feira (14), a última atualização da corrida para o prêmio de MVP e Nikola Jokic voltou à liderança do ranking. O astro do Denver Nuggets ultrapassou Joel Embiid, que ocupou a primeira posição na última semana. Vale lembrar que, nos últimos anos, o jogador que apareceu na primeira posição ao término da temporada regular, foi eleito.
Assim, Nikola Jokic volta a ser favorito para vencer o prêmio de MVP da NBA. Caso seja eleito, se juntará a um seleto grupo de astros históricos da liga. Isso porque, apenas Wilt Chamberlain, Bill Russell e Larry Bird faturaram o prêmio três vezes consecutivas.
Apesar de não ficar explícito o motivo que levou o sérvio à liderança, a campanha ao longo da temporada regular pode justificar a escolha. Afinal, o astro do Nuggets foi o líder em triplos-duplos da liga com 29 ao todo. Além disso, suas médias chegaram próximas a três quesitos com dois dígitos. Foram 24.5 pontos, 11.8 rebotes e 9.8 assistências.
No entanto, seus triplos-duplos não foram estatísticas vazias. Dos 29 conquistados, Denver venceu 28 das partidas. Como resultado, terminou a campanha como líder da Conferência Oeste e garantiu mando de quadra até o término dos playoffs.
Aliás, Jokic também foi mais consistente que seu adversário direto, Joel Embiid, na corrida ao prêmio. O camisa 15 se manteve no topo do ranking por quase três meses, entre janeiro e março. O pivô do Philadelphia 76ers, por sua vez, só beliscou a primeira posição no dia 17 do último mês.
Leia mais!
- Confira os líderes de estatísticas na temporada da NBA
- Calendário da primeira rodada dos playoffs 2023 da NBA
- Joel Embiid e Anthony Davis são eleitos melhores de março e abril na NBA
Embiid, aliás, também fez uma campanha digna de MVP. O craque terminou a temporada regular com a maior média de pontos da NBA. Foram 33.1 em 66 jogos disputados. Na última atualização, então, ocupava a liderança na corrida ao prêmio de melhor jogador.
Há dez dias, o camaronês teve uma atuação de 52 pontos contra o Boston Celtics. Então, na opinião do seu técnico, Doc Rivers, a partida memorável do astro serviu para sacramentar quem é o MVP de 2022/23.
“Fizemos muitas coisas erradas hoje. Mas, acertamos em ter Joel como nosso jogador principal. A corrida para o MVP acabou. Não conseguimos acertar arremessos livres, mas esse homem anotou metade dos nossos pontos em um jogo de NBA. Sou suspeito para falar, mas o fato é que não existe mais debate sobre o prêmio”, disse Rivers, na coletiva pós-jogo.
No entanto, a lista divulgada pela liga, na verdade, não significa que Jokic vencerá o prêmio. Portanto, mesmo com o jogador do Nuggets estando à frente, Embiid ainda pode ser eleito.
Apesar da mudança de liderança, a lista de concorrentes a melhor jogador da temporada teve poucas mudanças nesta semana. A principal, foi a introdução de Donovan Mitchell no Top 10. O astro do Cleveland Cavaliers, então, fechou a atual campanha como quinto colocado no ranking atrás apenas dos dois pivôs, Giannis Antetokounmpo (terceiro) e Jayson Tatum (quarto).
Por fim, Luka Doncic, que figurou entre os cinco primeiros colocados em boa parte da temporada, caiu para o oitavo lugar. Isso porque o Dallas Mavericks teve um ano decepcionante e não classificou-se sequer ao play-in. Kevin Durant, que não apareceu no Top 10 nas última semanas, terminou 2022/23 na décima posição.
Confira o ranking completo:
1. Nikola Jokic (Denver Nuggets)
2. Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
3. Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)
4. Jayson Tatum (Boston Celtics)
5. Donovan Mitchell (Cleveland Cavaliers)
6. Domantas Sabonis (Sacramento Kings)
7. Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)
8. Luka Doncic (Dallas Mavericks)
9. James Harden (Philadelphia 76ers)
10. Kevin Durant (Phoenix Suns)
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp