Quem vai levar o prêmio de melhor defensor da temporada da NBA: Brook Lopez ou Jaren Jackson Jr.? As casas de apostas, a princípio, sugerem uma concorrência acirrada entre os dois atletas de garrafão pela honraria. O veterano do Milwaukee Bucks conta com a reputação que construiu ao longo da carreira em seu favor. O jovem astro, no entanto, se vê como o maior merecedor do troféu nesse ano.
“Definitivamente, acredito que sou o melhor defensor da temporada. Eu acho que, para começar, tive um desempenho especial durante a campanha. E desejo muito ganhar esse prêmio, no fim das contas”, afirmou o ala-pivô do Memphis Grizzlies, em entrevista à ESPN. Nas últimas semanas, ele passou a ter a preferência da maior parte dos apostadores para ser reconhecido pela liga.
Vários números e estatísticas sustentam Jackson como um dos principais nomes para a premiação. Ele lidera a liga em média de tocos pela segunda temporada seguida, registrando o seu recorde pessoal no quesito (3,0). Mais do que isso, bloqueia 9,7% dos arremessos dos oponentes enquanto em quadra. É a sexta maior marca já vista na NBA nos últimos 50 anos.
“A minha diferença para os outros marcadores da liga é que tento arremessos de armadores. Ou seja, bloqueio o tipo de arremessos que costumo tentar. Eu sei o timing que buscam, a mecânica dos floaters e os movimentos de hesitação para bandejas. Conheço os recursos que usam, pois eu também os utilizo no ataque”, explicou o jogador de 23 anos.
Leia mais
- NBA nega adulteração de estatísticas de Jaren Jackson Jr.
- “Lu Dort é o melhor defensor da NBA”, elege Damian Lillard
- Jaren Jackson alfineta Turner e Gobert sobre prêmio de melhor defensor da liga
Coletivo
O impacto de Jackson não aparece só em números individuais. O Grizzlies possui, por exemplo, a terceira defesa mais eficiente da liga sob o seu comando. Ele não disputou o início da temporada e, até a sua estreia, o time tinha só o 20º melhor índice de eficiência defensiva. Ele enxerga-se como um grande atleta defensivo, mas também parte de um sistema que funciona muito bem.
“A comunicação defensiva entre os jogadores da nossa equipe é incrível, antes de tudo. Todos movem-se em sincronia, jogam duro e pensam da mesma forma. Nós sabemos o que os outros times vão fazer e, com isso, trabalhamos para pará-los. Somos um grupo mesmo”, contou o jovem ala-pivô.
Jackson, no entanto, sabe reconhecer que a sua presença tem um impacto crucial nesse sucesso coletivo. Com um protagonismo, aliás, compartilhado. “Temos os nossos planos de jogo, mas, ao mesmo tempo, alternativas para fazer uma boa marcação. Afinal, Dillon [Brooks] e eu somos candidatos ao prêmio de melhor defensor da liga”, concluiu o all-star de primeira viagem.
Novo desfalque
O prêmio de melhor defensor da NBA pode vir ou não para Jaren Jackson Jr. O que é certeza, no entanto, é que a importância do titular tornou-se ainda maior para o sucesso do Grizzlies nos playoffs nesse sábado. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o pivô Steven Adams não deverá disputar a pós-temporada por causa de uma lesão no joelho.
O neozelandês é mais um desfalque em longo prazo para o garrafão de Memphis. O ala-pivô Brandon Clarke, afinal, já estava fora da temporada. As duas ausências, como resultado, trouxeram um aumento do tempo de quadra do principal marcador do time. Jackson encerra a temporada regular com médias de 18,6 pontos e 6,8 rebotes por partidas – ambas, as maiores de sua carreira.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp