O Portland Trail Blazers está 3,5 jogos atrás da zona das vagas para o play-in. Ou seja, a chance de classificação da equipe virou meramente matemática. O time já compreendeu essa realidade e, por isso, não planeja correr riscos desnecessários. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o Blazers pretende tirar Damian Lillard do resto da temporada e admitir não ter mais chances de playoffs.
A decisão da franquia seria, antes de tudo, uma medida de precaução. O armador disputou a maior parte da temporada com uma lesão na panturrilha direita ainda não especificada. As dores no local são insistentes e, como resultado, ele recebe tratamento constante ao longo da campanha. A péssima situação de Portland na tabela, no entanto, nunca permitiu que “parasse”.
Lillard já foi desfalque em 15 dos 73 partidas da temporada do Blazers e a maior delas foi por causa da panturrilha. Uma dessas ausências ocorreu na última sexta-feira, quando Portland perdeu por 28 pontos para o Chicago Bulls no Oregon. Assim como Jusuf Nurkic, o astro também já está fora do duelo de hoje contra o Oklahoma City Thunder.
A ideia de afastar o veterano, aliás, já é estudada internamente há algum tempo. O jornalista Chris Haynes, da TNT, comentou sobre essa possibilidade no início da semana passada. Mas, naquele momento, o jogador rejeitou esse cenário publicamente. “Eu simplesmente não estou preparado para sentar e não jogar”, cravou o atleta, em uma entrevista coletiva.
Leia mais
- Damian Lillard: “Jogadores da NBA estão diferentes e isso não é bom”
- “Direção do Blazers não pode seguir errando”, cobra Damian Lillard
- Damian Lillard rejeita tank no Blazers por Victor Wembanyama
Reconstrução
O Blazers, mesmo com as grandes atuações de Damian Lillard, caminha para a sua segunda temporada seguida sem chegar aos playoffs. Então, projeta-se mais uma offseason de mudanças na franquia. Uma reformulação no elenco, com trocas de peças complementares, certamente está por vir. Mas o craque não quer nem ouvir a palavra “reconstrução” pelos lados do Oregon.
“Eu não estou interessado em algo assim, para começar. A parte mais frustrante da nossa temporada é isso: falarmos sobre o que vamos fazer na próxima temporada. Que precisamos, a princípio, ainda construir uma equipe. Isso significa, afinal, que a atual acabou. Não é isso que gostaria de estar projetando nesse momento de minha carreira”, desabafou o armador de 32 anos.
Lillard entende que os torcedores gostam de projetar e animar-se com prospectos e as perspectivas para a franquia. Mas isso não funciona com quem está em quadra. “É bem difícil, para mim, remover-me do presente enquanto um competidor de alto nível. Já não consigo ter empolgação em chegar aqui e falar sobre o que acertamos pensando no futuro”, resumiu.
Carreira
A frustração de Lillard é ampliada, certamente, pelo seu rendimento na temporada. Para muitos torcedores e analistas, afinal, o veterano vive a melhor campanha da carreira. Ele registra a maior média de pontuação da carreira (32,2) e é o terceiro principal cestinha da liga. Possui 7,3 assistências por partida e, além disso, 46,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
O técnico Chauncey Billups escalou Ryan Arcidiacono como substituto de Lillard no último jogo. O ala-armador Keon Johnson, ademais, ganhou espaço na rotação.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA