Um dos maiores jogadores da história da NBA e lenda do New York Knicks, Willis Reed faleceu nesta terça-feira (21) aos 80 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas segundo o jornalista Peter Vecsey, Reed sofreu de insuficiência cardíaca congestivas, no ano passado, e estava passando por um processo de reabilitação para voltar a andar.
Oitava escolha do Draft de 1964, Reed atuou somente pelo Knicks em seus dez anos de carreira na NBA. Pela equipe novaiorquina, ele disputou 650 jogos e angariou médias de 18,7 pontos e 12,9 rebotes.
Logo em sua temporada de estreia na liga, Reed mostrou que era um jogador acima da média. Dessa forma, ele foi eleito o melhor novato da NBA, em 1965.
No entanto, foi na década de 70 que o ex-pivô fez história na franquia. Em 1969/70, aliás, ele alcançou uma façanha extraordinária: foi MVP do All-Star Game, da temporada regular e das finais. Somente outros dois atletas – Michael Jordan (Chicago Bulls) e Shaquille O’Neal (Los Angeles Lakers) – conseguiram esses feitos na NBA.
Além disso, o “Capitão” foi eleito para o quinteto ideal e o time de defesa daquela temporada. Assim, liderado por Willis Reed, o Knicks conquistou o seu primeiro título da NBA. No jogo 7 das finais contra o Lakers de Wilt Chamberlain e Jerry West, o ex-pivô mostrou sua capacidade de liderança e atuou no sacrifício, já que tinha uma lesão muscular na coxa.
Leia Mais!
- Terra de ninguém! NBA se aproxima dos playoffs sem um favorito ao título
- “Knicks é um time mais perigoso para os playoffs do que o Heat”, crava analista
- Jalen Brunson é o armador que o Knicks precisava
Em 1971/72, Reed ficou de fora por um longo período em razão de uma tendinite no joelho esquerdo. Sem ele, o time novaiorquino foi batido pelo Lakers em uma reedição das finais.
Porém, na temporada seguinte, o Knicks conquistou o bicampeonato. O adversário? O Lakers novamente, mas desta vez em uma série de cinco partidas. Reed não teve o mesmo protagonismo de outrora, mas foi eleito MVP daquelas finais.
Por fim, vale dizer que a carreira de Reed na NBA foi curta por conta de uma série de lesões. Assim, ele se aposentou aos 32 anos, com dois títulos, cinco eleições para os times ideais da liga e sete participações no All-Star Game.
Posteriormente, Reed teve a camisa #19 aposentada pela franquia. Ele ainda foi treinador do Knicks (1977/78), mas sem sucesso.
Em 1982, Reed foi eleito para o Hall da Fama do basquete. Já na temporada passada, em comemoração ao aniversário da NBA, o ex-pivô foi incluído na lista dos 75 melhores jogadores da história da liga.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA