Ah, a arbitragem. Eu não gosto nunca de falar ou escrever sobre. Raramente, aliás. Mas a vitória do Boston Celtics sobre o Minnesota Timberwolves foi uma vergonha. Daquelas típicas para você ficar assustado e revoltado se for torcedor do Timberwolves. E eu torço pelo Celtics.
O time de Massachusetts venceu, no sufoco, o Timberwolves fora de casa. Mas, sinceramente, a equipe não está jogando bem há algumas semanas. Desde a parada para o All-Star Game, Boston jogou 12 vezes e venceu sete. Ou seja, um aproveitamento de 58.3%. Não é terrível, mas para quem está (?) na briga pelo título, é pouco. No entanto, é pior ainda o que apresenta em quadra.
Jayson Tatum, por exemplo, perdeu a mira. Não sei o que acontece. É fato que ele tem um desconforto no joelho há algumas semanas, mas ele não está jogando bem. Nesse período (12 jogos), ele converteu 42.9% dos arremessos, além de 29.7% em três pontos. Nos outros números, para quem só observa partidas por box score, ele parece um MVP. Ao menos, por este recorte, não é.
E o Celtics ainda está sem Robert Williams, que está longe de ficar saudável. Tudo isso pode explicar o momento ruim da equipe, mas não se trata de um time candidato ao título no momento.
Perder para o New York Knicks, tudo certo. O Knicks realmente vem jogando bem. Mas para o Houston Rockets?
Enfim, o Boston Celtics não vem jogando bem e a vitória diante de um “operado” Minnesota Timberwolves, mostra que a situação está difícil. Por enquanto, não se parece em nada com aquele time que liderou o Leste por mais de três meses. O Milwaukee Bucks chegou, passou e abriu. E, da forma que o Philadelphia 76ers anda jogando…
Leia mais
- Al Horford revela o que o Celtics precisa melhorar
- Promovido a técnico, Joe Mazzulla deve ganhar extensão no Celtics
- Atalanta só conseguiu contratar atacante por causa do Boston Celtics
Eu contei, pelo menos, nove erros claros da arbitragem em favor do Celtics diante do Timberwolves. Foi estranho. Muito estranho. Há muito tempo não via algo tão “diferente”. Em um dos lances, o técnico Joe Mazzulla estava dentro da quadra. Não por pouco. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Publicidade
Além disso, várias marcações difíceis de defender. Foi, realmente um absurdo. Mas para terminar com chave de ouro, a arbitragem expulsou Anthony Edwards e Kyle Anderson.
De novo, não gosto de tocar no assunto para falar mal. Acho que, em 16 anos de Jumper Brasil, nunca escrevi uma linha sobre. Até porque, eu entendo que erros acontecem e, de acordo com as regras, não são todos os lances que podem ser revistos. Aliás, há alguns dias, eu defendi uma marcação polêmica na partida entre Denver Nuggets e Toronto Raptors. Então, realmente não faz parte do que fazemos por aqui. Mas mesmo sendo a favor do meu time, não acho correto.
Para o Celtics, claro, a vitória foi importante para tentar se manter no segundo posto e, eventualmente, brigar pelo primeiro. Mas pelo que anda jogando, não sei se chega lá.
De qualquer forma, Boston precisa encontrar meios de fazer bons jogos. Grant Williams, depois do impasse sobre sua renovação, não vem atuando bem. Jaylen Brown assumiu o time em quadra.
Em números
Coincidência ou não, o auge da má fase acontece logo após a confirmação de Mazzulla como treinador. Até então, ele era interino. Para um grupo que venceu 21 dos primeiros 26 jogos, o retrospecto recente assusta o torcedor. Desde então, são 27 triunfos em 44 partidas. Mais uma vez, não é ruim, mas está longe de dominar como antes.
A defesa segue boa, sejamos sinceros. Até ontem, a equipe tinha o quarto melhor defensive rating e o quinto melhor offensive rating da liga. Mas recentemente, o Celtics anda com medo de atacar o garrafão. Meio que alérgico mesmo, sabe? Em muitas situações, Boston tem problemas para concluir perto da cesta. Então, a aposta fica quase que exclusiva atrás da linha de três. Assim, em muitas noites que a bola de longa distância não cai, o time passa sufoco ou perde.
Na temporada, o Celtics produz 117.7 pontos por jogo, com o quinto melhor aproveitamento de três na liga. Aí, mais uma vez, quando não cai…
Próximos jogos
O Celtics ainda tem uma sequência de partidas fora de casa. As próximas três serão longe de seus domínios, mas depois terá seis em nove em Boston.
- 17/03: Portland Trail Blazers (fora)
- 18/03: Utah Jazz (fora)
- 21/03: Sacramento Kings (fora)
- 24/03: Indiana Pacers (casa)
- 26/03: San Antonio Spurs (casa)
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA