Alguns jogadores marcaram época na NBA como os mais altos da história. Nomes como Yao Ming, Manute Bol e Gheorghe Muresan impressionaram pelo seu tamanho. O mais recente a chamar a atenção, foi Tack Fall, de 2,26 metros, que ingressou à liga pelo Boston Celtics. No entanto, atualmente, o senegalês atua na China. Então, quem são os atletas com maior estatura atuando em 2022/23?
Pensando nisso, então, o Jumper Brasil selecionou os dez jogadores mais altos da NBA na atualidade. Como os nomes mencionados, aliás, a maioria da lista atual também são de estrangeiros. Veja!
10. Rudy Gobert – 2,16 metros (Minnesota Timberwolves)
Três vezes defensor do ano e All-Star, Rudy Gobert não está no melhor ano da sua carreira. Desde que foi trocado ao Minnesota Timberwolves, o pivô caiu nos números de pontuação, rebotes e tocos. O francês, aliás, vive sua pior temporada em média de pontos desde 2015/16.
Na atual campanha, foram 52 partidas, sendo todas como titular. No entanto, com mais destaque na defesa. Gobert, afinal, tem a nona melhor marca da NBA em tocos por jogo, com 1.3.
Médias: 13.4 pontos, 11.5 rebotes e 0.9 assistência
9. Jakob Poeltl – 2,16 metros (Toronto Raptors)
Jakob Poeltl segue como um importante pivô titular na NBA. Recentemente, retornou ao Toronto Raptors, após quatro anos defendendo o San Antonio Spurs.
Na atual temporada, disputou 54 partidas, sendo 53 como titular pelas duas equipes. Além da boa média de pontuação, com 12.6 por jogo, Poeltl marca sua presença no garrafão sendo o 17º da NBA em tocos, com 1.3 por partida.
Médias: 12.6 pontos, 9.1 rebotes e três assistências
8. Domantas Sabonis – 2,16 metros (Sacramento Kings)
Domantas Sabonis é o único dessa lista que foi selecionado para o All-Star Game 2023. Na temporada, o Sacramento Kings tem o utilizado como pivô, o que tem ajudado, até aqui, na possibilidade da equipe retornar aos playoffs.
Foram 59 partidas para Sabonis até aqui. Sendo que ele é o líder em rebotes da NBA, o quinto pivô com melhor média de pontuação e o segundo da posição em assistências.
Médias: 18.8 pontos, 12.4 rebotes e 6.9 assistências
7. Brook Lopez – 2,16 metros (Milwaukee Bucks)
Brook Lopez dispensa comentários como defensor. São 2.4 tocos por jogo, sendo a terceiro melhor média da NBA, além de pivô titular do Milwaukee Bucks, que conta com o melhor defensive rating da Liga, com 109.1.
Na temporada, foram 61 jogos para Lopez. Além do destaque defensivo, contribui na pontuação, sendo o quarto principal pontuador do Bucks.
Médias: 14.7 pontos, 6.6 rebotes e 1.2 assistência
6. Moses Brown – 2,18 metros (Los Angeles Clippers)
Desde que chegou à NBA, Moses Brown não teve tanto destaque. Foram seis times diferentes, sem muitas oportunidades como titular e médias abaixo da média na posição. Atualmente, está no Los Angelles Clippers.
Em 2022/23, disputou 34 partidas, sendo apenas uma como titular. Então, ganha 8.5 minutos em quadra por jogo.
Médias: 4.6 pontos, 4.1 rebotes e 0.1 assistência
Leia mais!
- Veja os melhores pivôs da temporada 2022/23 da NBA
- Jalen Brunson e Nikola Jokic são eleitos melhores de fevereiro na NBA
- Confira os melhores alas-pivôs da temporada 2022/23 da NBA
5. Luke Kornet – 2,18 metros (Boston Celtics)
Luke Kornet está na sua temporada mais participativa desde que chegou à NBA. Pelo Boston Celtics, foram 53 partidas, mas nenhuma como titular. A minutagem, no entanto, é de apenas 11.6 por jogo.
Apesar da maior quantidade de oportunidades, seus números são piores do que até que os de Moses Brown.
Médias: 3.8 pontos, 2.8 rebotes e 0.7 assistência
4. Bol Bol – 2,18 metros (Orlando Magic)
Bol Bol chegou à NBA cercado de dúvidas pelo seu físico. Foram, inclusive, três temporadas sofrendo com lesões. Mas, na atual campanha, se estabeleceu como um bom nome na rotação do Orlando Magic.
Assim, soma 58 partidas na temporada, sendo 32 como titular. Quando está em quadra, se destaca pelos tocos, sendo o décimo da liga no quesito, com 1.3 por jogo.
Médias: 9.9 pontos, seis rebotes e 0.8 assistência
3. Alex Len – 2,18 metros (Sacramento Kings)
Mesmo sendo um dos jogadores mais altos da NBA, Alex Len ainda é um jogador pouco utilizado em quadra. Isso porque ele não faz parte da rotação do Sacramento Kings. Quando entra, participa de poucos minutos.
No ano, esteve em apenas 14 das 60 partidas do Kings, com média de 3.4 minutos por jogo.
Médias: 0.9 ponto, 1.1 toco e 0.4 assistência
2. Kristaps Porzingis – 2,21 metros (Washington Wizards)
Kristaps Porzingis atingiu a maior quantidade de jogos dos últimos cinco anos. Sem muitas lesões em 2022/23, ele é um dos destaques do Washington Wizards na temporada.
Afinal, esteve presente em 52 das 63 partidas disputadas pelo Wizards, sendo todas como titular. Ele, aliás, é capaz de contribuir nos dois lados da quadra. No ataque, é o segundo principal pontuador do Wizards. Na defesa, é o sétimo da NBA em tocos, com 1.5 por jogo.
Médias: 22.8 pontos, 8.5 rebotes e 2.5 assistências
1 . Boban Marjanovic – 2,24 metros (Houston Rockets)
Como Alex Len no Kings, o líder dos jogadores mais altos da NBA não é uma opção na rotação de sua equipe. Boban Marjanovic, então, é pouco utilizado pelo Houston Rockets. O sérvio fica apenas 4.5 minutos em quadra em média por jogo. Além disso, são apenas 22 partidas na atual temporada.
A minutagem média é a menor da sua carreira, assim como suas médias em pontos, rebotes e tocos. Nada tira dele, no entanto, o título de jogador mais alto da NBA.
Médias: 3.4 pontos, 1.5 rebote e 0.2 assistência
*Por Higor Goulart
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA