“Cavaliers pode ser campeão da NBA”, garante Donovan Mitchell

Jovem astro admite que equipe de Cleveland é “azarão”, mas não vê título nesse ano como algo impossível

mitchell cavaliers campeão nba Fonte: David Liam Kyle / AFP

O jovem equipe do Cleveland Cavaliers foi uma boa surpresa na última temporada. Então, a missão nesse ano era provar que o time é mais do que algo passageiro. E investiu para isso. A franquia abdicou de vários ativos e, assim, conseguiu adquirir o astro Donovan Mitchell. A atual quarta colocação do Leste parece um sucesso nesse sentido, mas o elenco tem ambições imediatas ainda mais altas.

“Eu acho que podemos ser um time campeão da NBA. Somos, certamente, capazes disso. Não nos importamos de não estarmos entre os favoritos, pois não é segredo que falta experiência a esse grupo. Mas precisamos acreditar que não basta chegar aos playoffs apenas. Queremos ir longe porque é a única forma de adquirirmos a rodagem que não temos”, disse o ala-armador, em entrevista à ESPN.

Publicidade

O Cavaliers, a princípio, realmente passa longe de ser um dos favoritos ao título. A equipe, afinal, está cerca de sete jogos atrás das três melhores campanhas da liga. Duas delas estão no Leste: o Boston Celtics e Milwaukee Bucks. No entanto, não é só o desempenho e recorde que deixam Cleveland um passo atrás. O treinador JB Bickerstaff admite que a diferença de experiência é uma grande desvantagem.

“Se você olhar para os times que em nossa frente na classificação, todos têm algo em comum. Eles já disputaram os playoffs várias vezes, mas nem sempre tiveram sucesso. Enfrentaram muitas decepções e fracassos. E foi assim que, por fim, eles encontraram o caminho até o topo. Essa é uma experiência, por exemplo, que não tivemos ainda”, apontou o técnico de apenas 43 anos.

Publicidade

Leia mais

Aprendizado

Então, como é possível que o Cavaliers briguem para ser campeão da NBA se a experiência é tão importante para Mitchell e Bickerstaff? A solução, antes de tudo, é aprender com mais agilidade do que os adversários diante das dificuldades. Encontrar as respostas antes que todos os problemas em potencial te eliminem. Todos os atletas do elenco já sabem disso, pois é algo que o técnico tratou de cravar em suas cabeças.

“Eu realmente acredito que, para começar, temos a capacidade de vencer qualquer time. Existem etapas naturais no processo de crescimento nessa liga, no entanto, que ainda não vivemos. A minha mensagem para o time, então, é que vamos tão longe quanto a nossa capacidade de aprender com os erros. E, se aprendermos rápido, o céu é o limite”, projetou o jovem treinador.

Publicidade

Mitchell, além disso, possui um mantra que pede ao elenco para seguir. É preciso esquecer os adversários e concentrar só em si mesmos. “O nosso trabalho é, em síntese, melhorar a cada dia. Precisamos analisar e projetar nós mesmos, não os outros. Assim, quando estivermos nos playoffs, vamos estar preparados sem importar a posição em que estejamos”, explicou o ala-armador.

Jovens demais

A falta de experiência de Mitchell e do elenco como um todo reflete outro obstáculo para o Cavaliers ser campeão da NBA. A equipe, como citado, é jovem demais em comparação aos oponentes. Bucks e Celtics, por exemplo, possuem elencos muito experientes. Jarrett Allen, no entanto, avisa: julgar esse time pela aparência dos seus jogadores é uma armadilha.

Publicidade

“Eu sei que nós ainda somos vistos como um time jovem. E, por isso, não esperam muita coisa de nós. Dizem que as equipes jovens, afinal, não vencem. Mas eu sinto que temos a chance de escrever uma história diferente. Viemos para ficar e vamos causar impacto na liga”, concluiu o pivô.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários