Veja os melhores pivôs da temporada 2022/23 da NBA

O Jumper Brasil listou os dez principais pivôs da liga na atual campanha

melhores pivôs temporada nba Fonte: David Dow / AFP

Com a temporada em reta final, o Jumper Brasil listou os melhores pivôs de 2022/23 da NBA. Com pouco menos de 20 jogos restantes para o término da atual campanha, elegemos os principais nomes da posição até agora. Além dos números, foi levado em conta a regularidade e a campanha da equipe.

Continua após a publicidade

Confira, então, os melhores pivôs da temporada da NBA!

10. Nic Claxton (Brooklyn Nets)

Antes das trocas, o Brooklyn Nets era uma equipe espetacular no ataque. Mas, na defesa, também não deixa a desejar, graças à presença de Nic Claxton. O pivô é o segundo em tocos da liga, com 2.5 por partida.

Continua após a publicidade

No ataque colabora com média de 12.5 pontos. Fica, no entanto, limitado ao jogo no garrafão, já que tenta pontuar do perímetro. Portanto, aproveita de sua altura e condição atlética para frear pivôs mais pesados. Claxton, ainda jovem, é uma das principais promessas para homens de garrafão na liga.

Médias: 12.5 pontos, nove rebotes e 1.7 assistência

9. Jarrett Allen (Cleveland Cavaliers)

O Cleveland Cavaliers tem uma das melhores defesas da NBA. Boa parte disso graças à Jarrett Allen. Sua presença, afinal, ajuda o Cavaliers a ter o terceiro melhor defensive rating da liga, com 109.9. Além disso, no garrafão, a equipe sofre apenas 46 pontos por jogo, sendo, também, a terceira melhor média.

Continua após a publicidade

No ataque, Allen também tem sua contribuição. É o sexto da liga em rebotes ofensivos, com 3.2. Além disso, é o quarto em pontos por jogo no Cavaliers, com 14.7.

Médias: 14.7 pontos, 9.9 rebotes e 1.6 assistência

8. Deandre Ayton (Phoenix Suns)

Deandre Ayton faz parte do estrelado Phoenix Suns. Apesar de não ser considerado uma das principais estrelas, é peça importante no elenco. O pivô contribui com boas trocas de marcação, mas é geralmente visto como “preguiçoso”, sobretudo na defesa. Por outro lado é o líder da equipe em rebotes defensivos, com 7.5 por jogo.

Continua após a publicidade

No ataque, é também um jogador importante. Mostra bom entrosamento com Chris Paul, nas jogadas de pick-and-roll. Seu problema segue sendo os arremessos fora do garrafão.

Médias: 18.7 pontos; 10.2 rebotes e duas assistências

7. Bam Adebayo (Miami Heat)

Apesar de outros favoritos ao prêmio, Bam Adebayo segue como um dos melhores defensores da NBA. Não à toa, o Miami Heat é a equipe que menos sofre pontos no garrafão, com média de 44.9 por jogo.

Continua após a publicidade

Ofensivamente, também, evolui ano a ano. Na atual temporada, aliás, é o quarto pivô que mais pontua na liga. Da mesma forma, é o segundo maior cestinha do Heat do time por jogo. Como Ayton, no entanto, segue com dificuldades no perímetro.

Médias: 21.2 pontos, 9.8 rebotes e 3.2 assistências

6. Brook Lopez (Milwaukee Bucks)

Brook Lopez disputa com Jaren Jackson Jr. o prêmio de defensor do ano. Ele, então, é o terceiro da liga em tocos, com 2.4 por jogo. Essa efetividade defensiva, reflete na defesa do Milwaukee Bucks, que tem o melhor defensive rating da NBA, com 109.1.

Continua após a publicidade

No outro lado da quadra, Lopez também é destaque no líder da Conferência Leste. Isso porque é o terceiro desta lista em aproveitamento da linha de três. São 37% dos arremessos convertidos por partida. Além disso, é o quarto principal pontuador do Bucks na atual campanha.

Médias: 14.7 pontos, 6.6 rebotes e 1.2 assistência

Leia mais!

5. Myles Turner (Indiana Pacers)

Myles Turner é um dos líderes do reformulado Indiana Pacers. Como nas últimas temporadas, manteve seu destaque defensivos, sendo o quarto em tocos na NBA, com 2.3 por jogo. Além disso, é líder em rebotes do seu time.

Continua após a publicidade

No ataque, por sua vez, conseguiu evoluir seu jogo. Afinal, está em a sua melhor temporada da carreira. Então, é o segundo principal pontuador do Pacers e o segundo da liga em aproveitamento de três, com 40%.

Médias: 18.2 pontos, oito rebotes e 1.3 assistências

4. Anthony Davis (Los Angeles Lakers)

Dos nomes desta lista, Anthony Davis é o que disputou menos jogos, por conta de lesões. Mas, quando está em quadra, é uma das principais armas do Los Angeles Lakers. Acima de tudo, na ausência de LeBron James, assume o protagonismo angleino.

Continua após a publicidade

Com seu talento, contribui defensivamente, sendo o sexto em tocos, com 2.1. No ataque, por sua vez, é o segundo em pontos por jogo entre os melhores pivôs da temporada na NBA, com 25.8.

Médias: 25.8 pontos, 12.6 rebotes e 2.4 assistências.

3. Domantas Sabonis (Sacramento Kings)

All-Star mais uma vez, Domantas Sabonis se encontrou como pivô do Sacramento Kings. Com ele, a equipe faz uma campanha surpreendente em 2022/23. Isso porque, o time da Califórnia é o terceiro na Conferência Oeste. Portanto, deve retornar aos playoffs, após 16 anos.

Continua após a publicidade

Sabonis é o líder em rebotes da liga, com 12.4. É, também, o quinto em pontos por jogo entre os pivôs, com 18.8. Fora isso, se prova um ótimo passador. Na atual campanha, soma média de 6.9 assistências, a segunda melhor média da posição.

Médias: 18.8 pontos, 12.4 rebotes e 6.9 assistências

2. Joel Embiid (Philadelphia 76ers)

Joel Embiid é um pivô completo. Líder do Philadelphia 76ers, ajuda a equipe a ter a nona melhor defesa da NBA. O camaronês se destaca como o terceiro pivô em roubos de bola, com 1.1 por jogo. Da mesma forma, é o sexto da liga em tocos, com 1.6.

Continua após a publicidade

No ataque, no entanto, é onde ele mostra seu ponto forte. Embiid é o segundo da NBA em pontos, com incríveis 33 por jogo. Sua agressividade ofensiva o coloca, também, como o líder em arremessos livres, com 11 marcados por partida.

Médias. 33 pontos, 10.4 rebotes, 4.1 assistências

1. Nikola Jokic (Denver Nuggets)

Desde Larry Bird, na temporada 1985/86, um jogador não recebe o prêmio de MVP três vezes consecutivas. Nikola Jokic deve quebrar isso nesta temporada. Líder na corrida ao prêmio, faz uma temporada fantástica com médias de triplo-duplo. Feito, aliás, que só Russell Westbrook conseguiu antes.

Continua após a publicidade

Agora, Jokic tem 15 triplos-duplos nos últimos 20 jogos e 24 em toda a temporada. É também o quarto em assistências na NBA, com 10 por jogo. Além disso, é  segundo principal pontuador entre os pivôs, com 24.6. Por fim, em rebotes, é o terceiro na posição.

Médias: 24.6 pontos, 11.7 rebotes e dez assistências

*Por Higor Goulart

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários