Após a pausa do All-Star Game, o Jumper Brasil listou os melhores armadores da temporada 2022/23 da NBA. Com pouco menos de dois terços da atual campanha disputada, elegemos os principais nomes de armação até agora. Além dos números, foi levado em conta a regularidade e a campanha da equipe.
No entanto, a performance individual ganha peso maior. Então, confira os dez melhores armadores da atual temporada da NBA.
10. James Harden (Philadelphia 76ers)
Em uma função diferente do que se acostumou durante sua carreira, James Harden se deu bem como coadjuvante de luxo no Philadelphia 76ers. Ele é, inclusive, o líder de assistências de toda a NBA após 42 jogos disputados.
Diferente dos outros da lista, no entanto, Harden não foi selecionado para o All-Star Game 2023. Algo que surpreendeu e gerou polêmica. Contudo, isso não muda o fato de que ele é um dos melhores de sua posição. Apesar de ainda não ter um anel de campeão, pode sonhar com essa conquista na atual campanha ao lado de Joel Embiid.
Médias: 21.6 pontos, 6.2 rebotes e 10.7 assistências
9. De’Aaron Fox (Sacramento Kings)
Depois de 17 anos, o Sacramento Kings pode voltar aos playoffs da NBA. Um dos grandes responsáveis por isso é De’Aaron Fox. O armador está em uma de suas melhores temporadas da carreira. Portanto, é digno de ser mencionado.
Ele é eletrizante, capaz de avançar toda a quadra em pouquíssimos segundos. Então, será divertidíssimo vê-lo na pós-temporada. Vale lembrar, ainda, que Fox teve sua primeira seleção para o Jogo das Estrelas em seis anos na liga.
Médias: 24.9 pontos, 4.3 rebotes e 6.1 assistências
8. Tyrese Haliburton (Indiana Pacers)
Como fez bem a troca de Tyrese Halliburton para o Indiana Pacers. Em um ano, ele se transformou em um dos melhores passadores de toda a liga. Além disso, evolui seu jogo também em pontuação.
Outro estreante no All-Star Game, é o principal jogador do seu time. Sua participação nos playoffs ainda é incerta com o atual 12º lugar do Pacers no Leste. No entanto, já se mostrou um jogador de alto calibre, sobretudo entre armadores.
Médias: 19.9 pontos, 3.7 rebotes e 10.1 assistências
7. Jrue Holiday (Milwaukee Bucks)
Jrue Holiday é, possivelmente, o jogador que tem um estilo de jogo mais diferente dos demais nomes. Isso porque é um dos melhores armadores no quesito defesa. Mas, da mesma forma, contribui muito bem no ataque do Milwaukee Bucks. Respeitado como defensor de perímetro, também apresenta ótimos números em assistências.
Não atoa, afinal, voltou a disputar um Jogo das Estrelas em 2023. Foram dez anos sem ser selecionado. Agora, forma uma das melhores duplas da NBA, ao lado de Giannis Antetokounmpo.
Médias: 19.4 pontos, 5.2 rebotes e 7.1 assistências
6. Kyrie Irving (Dallas Mavericks)
Kyrie pode ser um dos jogadores mais polêmicos da atualidade, mas a sua habilidade é única. Portanto, não podemos deixar um astro deste calibre fora dos dez melhores armadores da temporada da NBA.
Enquanto esteve no Nets, foi um dos responsáveis pela excelente campanha da equipe na Conferência Leste. Agora, no Mavericks, pode ser responsável por um dos melhores backcourts da liga, ao lado de Luka Doncic.
Médias: 27.1 pontos, cinco rebotes e 5.4 assistências
5. Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)
Há um ano, o canadense dificilmente estaria nessa posição. Mas, em pouco tempo, ele se transformou numa das principais máquinas ofensivas da NBA. Assim, se tornou o grande líder do promissor Oklahoma City Thunder.
Graças ao seu desempenho, Shai foi convocado para seu primeiro All-Star Game. Vale lembrar, aliás, que ele é um dos principais responsáveis por manter o Thunder com chance de classificação aos playoffs.
Médias: 31 pontos, 4.7 rebotes e 5.7 assistências
4. Ja Morant (Memphis Grizzlies)
Seria impossível montar essa lista e não lembrar de Ja Morant. Poucos jogadores divertem tanto o público quanto o armador do Memphis Grizzlies. E não para por aí. O astro de 23 anos é o principal nome do segundo melhor time do Oeste.
Além disso, Morant é um jogador que desfalca pouco o time de Memphis. Afinal, foram apenas nove jogos sem entrar em quadra na atual temporada.
Médias: 27.1 pontos, 5.9 rebotes e 8.2 assistências
3. Damian Lillard (Portland Trail Blazers)
Damian Lillard está na melhor temporada em pontos da sua carreira. São 31.4 por jogo em 46 jogos disputados. Sem ele, o Portland Trail Blazers provavelmente estaria com uma das piores campanhas da NBA. No entanto, com o astro em quadra, a franquia ainda sonha com classificação ao play-in.
Fora o impacto na atual temporada, Lillard é um dos jogadores mais decisivos de toda a NBA. Isso porque ele pode pontuar do perímetro, do garrafão ou até do meio da quadra.
Médias: 31.4 pontos, 4.3 rebotes e 7.3 assistências
2. Stephen Curry (Golden State Warriors)
Mesmo lesionado, o maior arremessador de todos os tempos não poderia ficar distante da lista. Talvez, só não a lidere por conta das lesões. Afinal, Stephen Curry disputou 38 das 59 partidas do Golden State Warriors na atual temporada.
Ainda assim, se mantém como líder de pontos da equipe. Então, quando retornar, deve recolocar o Warriors na briga pelos playoffs no Oeste. Seu possível impacto na pós-temporada, aliás, é o que o reforça como um dos melhores. Se estiver na fase mata-mata da NBA, Curry eleva ainda mais o patamar do time de Steve Kerr.
Médias: 29.4 pontos, 6.3 rebotes e 6.4 assistências
1. Luka Doncic (Dallas Mavericks)
Líder da liga em pontos por jogo. Líder em rebotes entre os armadores. Quarto armador com mais assistências. Os números falam por Luka Doncic. O astro do Dallas Mavericks faz de tudo e não à toa é o líder da lista de melhores armadores da temporada da NBA.
Sem ele, sua equipe, muito provavelmente, não estaria na sexta colocação da Conferência Oeste. O que mais surpreende, então, é que o esloveno tem apenas 23 anos. Assim, desde que chegou aos Estados Unidos, mostra o grande impacto que causou na liga e também no Mavs.
Médias: 33.2 pontos, 8.8 rebotes e 8.2 assistências
*Por Higor Goulart
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA