Dezenove! Desde 1962/63, uma temporada da NBA não tinha tantos jogadores fazendo 50 pontos ou mais antes do Jogo das Estrelas e os cestinhas podem ampliar marcas. Foram 19 partidas atingindo tais números. Mas o que mais impressiona é que sete atletas estão no “clube”. De acordo com a ESPN, se o ritmo for o mesmo até o fim da atual campanha, teremos mais um recorde na liga.
Apenas Luka Doncic, sozinho, possui quatro jogos com 50 pontos ou mais. O astro do Dallas Mavericks teve um período “iluminado” na temporada. No fim de dezembro, ele anotou 50 pontos no dia 23, 60 (27) e 51 (31). Depois, o esloveno passou quase todo o mês de janeiro sem atingir a pontuação. Mas no último dia 30, ele somou 53 diante do Detroit Pistons.
Giannis Antetokounmpo, Joel Embiid, Devin Booker e Damian Lillard conseguiram duas vezes cada. Enquanto isso, Darius Garland, Jayson Tatum, Klay Thompson, Donovan Mitchell, Pascal Siakam, Anthony Davis e Stephen Curry fizeram uma vez.
Já LeBron James, que está próximo de quebrar o recorde de pontos em todos os tempos da liga, não chegou lá. Entretanto, desde o dia 30 de dezembro, ele teve cinco partidas com 40 ou mais. Na última semana, por exemplo, James fez 46 em 32 minutos contra o Los Angeles Clippers. Naquele jogo, ele completou o ciclo. Ou seja, ele anotou 40 pontos contra todas as equipes da NBA na carreira.
Leia mais
- Veja os melhores jogadores que podem ser trocados na NBA
- Paul Pierce sugere troca de Damian Lillard para o 76ers
- Luka Doncic dá show, faz 53 pontos e Mavericks vence Pistons
Na atual temporada da NBA, todos esses cestinhas estão entre aqueles jogadores que estiveram, pelo menos, uma vez no Jogo das Estrelas. No dia 2 de janeiro, Mitchell produziu 71 pontos na vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Chicago Bulls. Nenhum jogador, desde os 81 de Kobe Bryant em 2006, pontuou tanto em uma só partida. De quebra, ele se juntou a um grupo com 70 pontos ou mais, que tinha apenas cinco atletas na história da liga. Os outros? Wilt Chamberlain, David Robinson, Elgin Baylor, Kobe e Booker.
Aliás, Booker tem feito muita falta no Phoenix Suns. O astro atuou em 29 partidas e o Suns venceu 18 delas (62% de aproveitamento). Mas sem ele, o time do Arizona tem campanha pífia: nove triunfos em 24 jogos (37.5%).
Disputa acirrada
A campanha 2022/23 tem Embiid como o principal cestinha, com 33.6 pontos. Logo atrás está Doncic, com 33.4, enquanto Antetokounmpo completa o pódio com 31.8. Das dez melhores marcas, apenas Shai Gilgeous-Alexander, Kevin Durant e LeBron não tiveram 50 pontos ou mais em uma só partida. Hoje, nada menos que 19 atletas possuem méda com, pelo menos, 25 pontos por noite. Enquanto isso, sete estão acima da marca de 30.
Embora ser o maior pontuador em uma temporada tenha seus méritos, desde 2017/18 um cestinha não é MVP. O último foi James Harden, quando liderou a NBA e venceu o prêmio máximo individual pelo Houston Rockets.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA