Anderson Varejão é ovacionado em retorno ao Cavs: “Nova função. O mesmo coração”

Brasileiro é ídolo em Cleveland após 13 temporadas como jogador

Anderson Varejão retorno Cavs Fonte: David Liam Kyle / AFP

O Cleveland Cavaliers mostrou que valoriza seus ídolos. Nesse sábado, o brasileiro Anderson Varejão se emocionou em retorno ao Cavs, mas não mais como jogador. Agora, ele é Consultor de Desenvolvimento de Atletas e Embaixador Global.

“Eu não imaginei que iria chorar, mas eu gostaria de agradecer a todos vocês por tudo que fizeram por mim”, afirmou. “Eu digo às pessoas quando me perguntam sobre o que vou fazer, o que vai acontecer: nova função, o mesmo coração. Contem comigo! E a vocês, fãs, obrigado por tudo que fizeram por mim. Então, só agradeço o amor e o apoio que me deram durante todos esses anos”

Publicidade

Desde a sua estreia na NBA, Varejão atuou por Cleveland durante 13 temporadas. Na equipe de Ohio, ele disputou a final de 2007/07 e, três anos depois, foi eleito para o segundo time de defesa da liga. Pelo Cavaliers, o ídolo realizou 596 partidas, sendo titular em 208. Além disso, ele registrou médias de 7.5 pontos, 7.5 rebotes e converteu 50.9% dos arremessos em cerca de 25 minutos por noite.

Leia mais

No entanto, o período do brasileiro em Cleveland teve alguns capítulos ruins. Em 2007/08, por exemplo, sua renovação de contrato foi difícil e demorou mais do que o que se esperava. Embora ele quisesse seguir na equipe, as duas partes não conseguiam se encontrar nos termos de valores e vigência. Enquanto a torcida reclamava do então atleta, ele finalmente acertou um novo acordo.

Publicidade

Então, para evitar que ele recebesse vaias dos torcedores, LeBron James pediu para começar a partida de estreia de Varejão (no dia 11 de novembro) no banco de reservas e entrar ao seu lado. Como resultado, os dois receberam apoio dos fãs e, a partir daquele momento, as reclamações acabaram.

Apesar de não ser titular sempre, ele era o jogador com mais minutos do banco de reservas. Mas em 2010/11, Varejão fez parte do quinteto inicial e registrou médias de 9.1 pontos e 9.7 rebotes. No entanto, as lesões começaram a importunar o jogador. Na campanha seguinte, seus números saltaram para 10.8 pontos e 11.5 rebotes, mas ele se machucou novamente e atuou por apenas 25 partidas.

Publicidade

Já em 2012/13, a melhor temporada da carreira foi interrompida por uma lesão no quadril e o pior, uma embolia pulmonar. Ele vinha com médias de 14.1 pontos, 14.4 rebotes e 3.4 assistências quando teve de encerrar a campanha mais cedo. Na época, o capixaba era cotado para participar do Jogo das Estrelas da NBA.

Troca

Anderson Varejão vinha de anos complicados em seu retorno às quadras pelo Cavs, mas a direção e a comissão técnica gostavam dele. Havia a esperança de que ele conseguisse se livrar das contusões e ter um ano saudável. Então, Tristan Thompson ganhou a posição no quinteto titular em 2015/16.

Publicidade

Sem o mesmo espaço, a diretoria o negociou para o Portland Trail Blazers naquela temporada, mas ele sequer jogou por lá. Varejão foi dispensado no dia 18 de fevereiro de 2016, mas quatro dias depois, o Golden State Warriors assinou com ele. Na nova equipe, ele ficou até a campanha seguinte.

Depois, Varejão jogou no NBB por duas temporadas e, em 2020/21, aos 38 anos, ele teve a chance de se aposentar pelo Cavs. Foram mais cinco jogos, com tempo bastante reduzido. Nos 36 minutos somados que ficou em quadra, o brasileiro anotou 13 pontos e pegou 20 rebotes.

Publicidade

A homenagem na noite de sábado foi apenas mais uma da franquia por uma carreira incrível, mas que poderia ser ainda maior se não fossem as lesões.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários