Não é segredo para ninguém que Gregg Popovich não é um fã das regras e jogo da NBA atual. O técnico do San Antonio Spurs, para começar, disse que não gosta do excesso de arremessos de três pontos do basquete de hoje. Ele vê, além disso, uma competição injusta tomar conta da liga. As marcações, afinal, estão cada vez mais limitadas por um jogo que privilegia a velocidade e cestas.
“Tornou-se muito mais difícil defender na NBA nos últimos dias, pois vários atletas podem arremessar para três pontos. A quantidade de tentativas é enorme e, mais do que isso, elas acontecem cada vez mais rápido. Então, não tem muito jeito. As equipes vão pontuar bastante mesmo. É assim que o basquete está no momento”, lamentou o cinco vezes campeão da liga com o time texano.
Essa constatação, aliás, não é uma visão exclusiva de Popovich. Luka Doncic, por exemplo, disse que pontuar na NBA é mais fácil do que na Europa. As regras que privilegiam os ataques e o espaçamento de quadra, em síntese, são os principais motivos para essa “facilidade”. Para o treinador, há situações de jogo em que as marcações simplesmente não tem chance de sucesso na liga.
“As médias de pontuação estão cada vez mais altas. Até dá para fazer alguma coisa na defesa de meia quadra, mas, em transição, é simplesmente injusto. Quando os jogadores podem espaçar a quadra da maneira como se faz hoje em dia, chutando com o alcance atual, as defesas estão em clara desvantagem. Não existe chance”, avaliou um dos maiores técnicos da história da NBA.
Leia mais
- Bam Adebayo revela ter mágoa de Gregg Popovich: “Nunca vou esquecer”
- Spurs recusou oferta de troca do Lakers centrada em Russell Westbrook
- “Assisto mais aos jogos da Euroliga do que NBA”, revela Luka Doncic
Circo
Gregg Popovich é um crítico de várias mudanças de regras recentes da NBA, pois vê o jogo distanciar-se do basquete que conheceu. Virou um esporte mais rápido, ao mesmo tempo em que ficou menos “trabalhado” e pensado. Com muito mais chutadores, mas menos técnico. Por isso, ele torce para que o distanciamento confirme-se de vez com práticas cada vez mais esdrúxulas.
“Eu já falei antes e repito. Eu estou torcendo para que a NBA implemente as linhas de arremessos quatro e cinco pontos. Então, isso vira um verdadeiro circo de vez. Vira um esporte diferente de basquete, pois, definitivamente, isso aí já não seria mais basquete. Seria um monte de uma besteira qualquer”, ironizou o veterano, com uma visão mais tradicionalista do esporte.
O Spurs possui a segunda pior campanha do Oeste e, por extensão, a quarta mais negativa da liga. O time texano venceu só 13 de 42 jogos disputados. Mas isso já era esperado: a equipe passa por uma reconstrução de elenco desde a offseason passada.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA