Carmelo Anthony merece estar na NBA

Após uma boa temporada com o Lakers, o ala-pivô segue sem time

Carmelo Anthony NBA Fonte: MICHAEL GONZALES / AFP

Quase um mês após o início da temporada regular da NBA, o ala-pivô Carmelo Anthony segue sem time. Após um bom rendimento individual no Lakers na temporada passada, esperava-se que Melo fosse um agente livre bastante procurado, muito pelo valor baixo de contrato e a garantia de bons números ofensivamente, mesmo que já esteja em um estágio final de sua carreira.

Pois bem, a agência livre passou, a temporada começou e Carmelo segue sem time. Diversos rumores cercaram o nome do jogador durante esse período, sendo principalmente relacionado à contenders. Contudo, a especulação mais forte foi a de um retorno para o New York Knicks. Segundo diversos insiders americanos, existia um interesse mútuo entre o jogador e a franquia, ocorre que um acerto entre ambos dependia da troca entre Knicks e Jazz por Donovan Mitchell, que levaria diversos jogadores para Utah. Bom, como sabem, a troca não ocorreu e, por consequência, Carmelo não assinou com a franquia, que já possui dois alas-pivôs na rotação, Julius Randle e Obi Toppin.

Publicidade

MELO AINDA PODE CONTRIBUIR

Os números não mentem, Carmelo ainda é útil. Obviamente não estamos falando de um jogador no auge, mas as estatísticas apresentadas nas últimas temporadas mostram que Melo é um bom role player. Na temporada passada, pelo Los Angeles Lakers, o jogador teve boas médias vindo do banco, com 13 pontos por jogo em 44% de aproveitamento de quadra e 38% nas bolas de três. Na temporada 2019/20, pelo Portland Trail Blazers, Melo teve 41% de aproveitamento nas bolas de três.

Estamos falando de um dos maiores pontuadores da história da NBA, o arsenal ofensivo de Carmelo Anthony é um dos mais completos que a liga já viu. Em uma liga que muitos times carecem de bancários capazes de criar o próprio arremesso, Melo ainda é válido para diversos times da liga. Um bom shooter¸ capaz de matar bolas no perímetro, de criar no post, além de agregar com sua vasta experiência. Diante disso, quais times precisariam dessas características?

Publicidade

PHOENIX SUNS

O Phoenix Suns seria um ótimo fit para Carmelo. Uma defesa forte, capaz de mascarar as falhas defensivas do jogador, aliada com um ataque extremamente bem organizado por Monty Williams e Chris Paul. CP3 é o melhor da liga em oportunizar bons chutes para seus companheiros, algo que Carmelo poderia aproveitar com maestria.

Além disso, o Suns acaba de perder seu melhor arremessador de três pontos, Cam Johnson, por lesão. Cam deve ficar foraa por mais de dois meses e a agência livre não apresenta oportunidades melhores que Carmelo. Vale lembrar que Melo e CP3 tem uma amizade de longa data e houveram rumores, nessa agência livre, de um interesse do Suns no ala-pivô.

Publicidade

LOS ANGELES LAKERS

A melancólica temporada 2021/22 do Los Angeles Lakers fez com que boa parte do elenco não renovasse para a temporada atual, sendo Carmelo um deles. O perfil dos contratados da franquia mudou drasticamente: jogadores jovens, atléticos e bons defensores.

E, de certa forma, isso deu certo. A defesa do Lakers melhorou.. Por outro lado, a franquia tem o pior aproveitamento nas bolas de três pontos (30,7%) em toda liga, além de ter o pior offensive rating da liga na atual temporada. O elenco atual do Lakers não possui nenhum shooter confiável e Melo já mostrou que pode deixar bons números ofensivos jogando com LeBron James e Russell Westbrook na criação.

Publicidade

Resumindo, o retorno de Carmelo seria bom para ele e para a franquia.

MIAMI HEAT

O Miami Heat tem um ótimo elenco, isso é inegável. Ocorre que o elenco não é tão equilibrado, tendo uma grande quantidade de armadores. Para termos noção, a franquia vem utilizando Jimmy Butler e Max Strus como alas-pivôs em boa parte do tempo.

Publicidade

Dessa forma, devido à falta de alas-pivôs no elenco, Carmelo seria uma adição interessante para o elenco do Heat. Além disso, o Heat é mais um exemplo de time que poderia mascarar as deficiências defensivas do jogador, por outro lado, o bem organizado sistema ofensivo de Erik Spoelstra beneficiaria Carmelo com bons arremessos.

PHILADELPHIA 76ERS

O Sixers seria, na visão deste que vos escreve, o melhor encaixe possível para Carmelo. Mas o banco da equipe é fraco, não possui jogadores capazes de criar o próprio arremesso. Além disso, não possui um “sexto homem” propriamente dito. No cenário da franquia, Carmelo teria a liberdade para ser o líder ofensivo da segunda unidade, não agindo somente como um spot up shooter.

Publicidade

Se dentro da quadra o encaixe é perfeito, fora da quadra essa contratação parece muito improvável. Ocorre que o atual GM do 76ers, Daryl Morey, foi o responsável pela dispensa de Carmelo Anthony em Houston, em 2018. Em entrevistas após o ocorrido, Melo deixou claro seu descontentamento com a maneira que Morey conduziu a situação. Dessa forma, não imagino que esse acerto venha a ocorrer. Mas, olhando somente para o lado da quadra, essa contratação seria ótima para ambos. Carmelo poderia ser Carmelo e o Sixers teria uma boa arma ofensiva saindo do banco.

QUAL SERÁ O PRÓXIMO CAPÍTULO?

O rendimento nas duas últimas temporadas vindo do banco mostram que Carmelo ainda pode contribuir na liga. A demora em assinar com algum time é preocupante, de fato. Ainda mais quando lembramos que Melo passou, injustamente, mais de um ano sem time após ser dispensado pelo Houston Rockets.

Publicidade

Estamos diante de um futuro Hall da Fama, um dos dez maiores cestinhas da história da liga. Ainda que tenhamos falado do futuro e enaltecido o passado, é importantíssimo mencionar que Melo ainda oferece valor no presente. Em respeito à sua trajetória na NBA, Carmelo Anthony merece um final de carreira digno e torcemos que, em breve, esteja sendo anunciado em alguma franquia.

Por Julio Luizelli

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários