Boris Diaw: “Basquete europeu está no mesmo nível da NBA”

Para o ex-jogador francês, o basquete evoluiu a um ponto em que há pequenas diferenças entre as equipes

Boris Diaw basquete NBA Fonte: Andrew D. Bernstein / AFP

O ex-jogador Boris Diaw demonstrou ousadia ao afirmar que o basquete europeu está no mesmo nível da NBA, de acordo com matéria do portal Eurohoops. Em entrevista recente, o atual gerente-geral da seleção da França acredita que o basquete evoluiu a um ponto em que há pequenas diferenças entre as equipes e seleções.

“Então, o basquete mudou muito. Em primeiro lugar, é só notar como as equipes jogam. Agora, tudo é levado a um nível superior. As equipes fazem muitas coisas semelhantes em comparação com as outras. É por isso que o nível geral do basquete na Europa e nos EUA é bastante semelhante. Assim, quando olhamos para as equipes do nosso continente, a qualidade é uniforme. Agora, todo mundo faz mais ou menos a mesma coisa,” afirmou o campeão da NBA pelo San Antonio Spurs.

Publicidade

Além disso, Boris Diaw considera que o coletivo é mais importante que o individual, o que vale tanto para a NBA quanto para o basquete europeu. Dessa forma, não basta ter um jogador fora de série em uma equipe ou seleção. Para o ex-atleta francês, ter uma rotação profunda é fundamental.

“O basquete ainda é um esporte de equipe. São cinco contra cinco. Um time nunca pode depender apenas de um jogador. Agora, mais do que nunca, você precisa ter um banco profundo, dez, 12 jogadores na rotação para poder pensar em um bom resultado. Por exemplo, Nikola Jokic, Luka Doncic e Giannis Antetokounmpo são jogadores incríveis, mas todos precisam estar envolvidos na ação e jogar bem. Isso vale para todos os candidatos a título. Enfim, é ótimo quando você tem um jogador extraordinário, mas também precisa de um sistema de apoio que esteja sempre envolvido”, finalizou.

Publicidade

Leia Mais!

Aliás, o contexto da fala de Boris Diaw é o EuroBasket, cuja final ocorreu nesse domingo (18). A Espanha bateu a França por 88 a 76 e conquistou o título do torneio pela quarta vez. Portanto, duas seleções que passam por uma reformulação e não possuem um grande astro da NBA decidiram a principal competição de seleções da Europa. Favoritas ao título, a Sérvia de Jokic, a Eslovênia de Doncic e a Grécia de Giannis sequer alcançaram as semifinais.

Contudo, quatro atletas da NBA foram eleitos para o quinteto ideal do EuroBasket: Giannis Antetokounmpo (Grécia), Rudy Gobert (França), Dennis Schroder (Alemanha) e Willy Hernangómez (Espanha). Além disso, o pivô espanhol do New Orleans Pelicans foi o MVP do torneio.

Publicidade

Boris Diaw

Boris Diaw teve uma carreira duradoura na NBA. Afinal, ele disputou 14 temporadas no melhor basquete do mundo. Além disso, ele ganhou o prêmio de jogador que mais evoluiu (MIP), em 2006, quando atuava pelo Phoenix Suns.

No entanto, o francês só conquistou o seu primeiro e único título da liga oito anos depois. Ele fez parte do Spurs campeão de Gregg Popovich, que tinha um jogo coletivo de saltar aos olhos. Ao seu lado, Diaw tinha os astros Tim Duncan, Tony Parker, Manu Ginobili, além do MVP das finais, Kawhi Leonard, na época uma estrela em ascensão na liga.

Publicidade

Por fim, o ex-ala-pivô francês também atuou por Atlanta Hawks, Charlotte Bobcats (hoje Hornets) e Utah Jazz. Já pela seleção da França, ele conquistou a medalha de ouro no EuroBasket de 2013 e o bronze na Copa do Mundo de 2014.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários