Vince Carter merece o Hall da Fama?

Quantas tentativas o ídolo do Toronto Raptors irá precisar?

vince carter hall fama Fonte: David Liam Kyle / AFP

Único jogador a ter atuado em quatro décadas diferentes, 22 temporadas jogadas e muito reconhecimento por onde passou. Vince Carter não teve o sucesso em pós-temporadas que outras estrelas tiveram, mas expandiu seu jogo e marca pessoal, mesmo assim. Que ele vai ao Hall da Fama eventualmente é certo, mas a pergunta a ser feita é se Vince Carter é um first ballot, ou seja, se vai ser induzido na primeira tentativa ou precisar de mais algumas.

Para muitos, o legado mais marcante de Carter sempre será o que ele fez pelo Toronto Raptors. É inegável que ele ajudou a estabelecer o basquete em Toronto, e no Canadá, de forma mais ampla. Graças às suas enterradas impressionantes e personalidade digna de uma estrela. Além disso, foi capaz de de ajudar o a ir aos playoffs pelas primeiras vezes na história da franquia.

Publicidade

Seu jogo inspirou uma geração inteira de jovens atletas canadenses a entrar no basquete, e você pode ver isso jogando na NBA hoje. Tristan Thompson, Cory Joseph e Andrew Wiggins, por exemplo, já confessaram terem sido inspirados por Carter.

Além disso, seguiu sendo um jogador de elite após sua troca para o New Jersey Nets. Entretanto, com a idade, seu jogo passou a decair no final dos anos 2000, fazendo com que sua função mudasse.

Isso, somado ao fato de Carter ter 22 temporadas no currículo e acumulado grandes números na carreira, acabará sendo levado em conta na decisão em seu caso para o Hall da Fama quando seu nome aparecer nas urnas daqui a dois anos. O craque jogou até os 43 anos, até se aposentar, em 2020.

Publicidade

Leia Mais!

Números

Afinal, colocando em perspectiva, Vince Carter pode se gabar de que ele é o terceiro da história em jogos disputados (1.541), bem como também está no top 10 de todos os tempos em cestas de três pontos. Além disso, está entre os 20 maiores pontuadores da história.

Esse último é talvez o mais significativo, já que, dos 23 jogadores abaixo de Carter na lista, todos são membros do Hall da Fama. As exceções são o recém-aposentado Dwyane Wade, e ainda os jogadores em atividade Kevin Durant, Pau Gasol e James Harden.

Publicidade

Ademais, Carter foi o calouro do ano da NBA em 1999, medalhista de ouro olímpico em 2000, duas vezes All-NBA e oito vezes All-Star.

Então, sim, Vince Carter se tornará um membro do Hall da Fama.

Como mencionado acima, Carter era explosivo no início de sua carreira. Entretanto, graças a uma combinação de lesões e a perda de seu atleticismo com o passar do tempo, ele mudou seu jogo e se tornou um arremessador. Uma jogada inteligente de carreira para alguém que queria jogar tanto quanto Carter, mas em termos de sua candidatura ao Hall da Fama, há buracos que podem atrasar o processo para ele.

Publicidade

Sua história com o Raptors, entretanto, teve uma mancha. Afinal, Carter pediu para ser trocado e, alegadamente, fez “corpo mole”, ainda em 2004. Entretanto, agora que parece que conseguiram reatar a relação, é de se esperar que, eventualmente, o Raptors aposente a camisa #15 de Vince, o que também o ajudaria no seu argumento para ir ao Hall da Fama.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários