Em votação entre os membros da equipe do Jumper Brasil, nós montamos os quintetos ideais históricos de todos os times da NBA. Participaram da votação: Antonio Carlos Jr, Gustavo Freitas, Gustavo Lima, João Pedro Nieri, Ricardo Stabolito e Victor Linjardi.
Pedimos para que escolhessem, mas como nas votações para o Jogo das Estrelas, dois guards (armadores e alas-armadores) e três jogadores de frontcourt (alas, alas-pivôs e pivôs).
Um detalhe importante fica por conta de times mais antigos na NBA, como Los Angeles Lakers e Boston Celtics, por exemplo. Como foram campeões mais vezes que os outros, dificilmente um jogador com algumas premiações consegue entrar. O critério, portanto, é mais rigoroso. No entanto, para equipes mais novas na liga, o “sarrafo” é mais baixo.
Atlanta Hawks
Um dos quintetos ideais da NBA mais difíceis de votar foi, justamente, o primeiro dos 30 times. O Atlanta Hawks tem uma história enorme, com grandes nomes, mas em algumas posições não tem um jogador para tomar conta. A armação, por exemplo, teve várias formações aqui, com Lou Hudson e Cliff Hagan (caindo para ala-armador).
Embora Hagan fosse ala, como é que ele entra com Dominique Wilkins? Mookie Blaylock recebeu dois votos, enquanto Trae Young, o provável dono da posição nas próximas listas, teve um.
Por fim, no garrafão, a briga entre Al Horford e Dikembe Mutombo. Apesar de o primeiro jogar mais tempo em Atlanta que Mutombo, os dois foram para o Jogo das Estrelas em quatro oportunidades vestindo a camisa do Hawks. Mas é que o congolês foi duas vezes eleito o melhor defensor da NBA pela equipe. Então, a vaga ficou com ele.
Pete Maravich (3 votos), Lou Hudson (6 votos), Dominique Wilkins (6 votos), Bob Pettit (6 votos), Dikembe Mutombo (4 votos)
Também receberam votos: Al Horford, Trae Young, Mookie Blaylock, Cliff Hagan
Boston Celtics
E quando todo mundo vota de forma unânime, como faz? O Boston Celtics foi o único dos quintetos ideais da NBA que teve a votação dos times idênticos. Não tinha como ser diferente, mas o Celtics teve outros grandes nomes. Enormes, aliás. Mas não teve um armador melhor que Bob Cousy ou um ala-armador que John Havlicek. Nas alas, então, impossível votar em outros jogadores que Paul Pierce e Larry Bird.
Por fim, o garrafão. O Celtics teve Bill Russell, dono de 11 títulos, sendo oito deles seguidos. Ele, que faleceu recentemente, ganhou mais uma homenagem da liga e, a partir da próxima temporada, a camisa 6 será aposentada. No entanto, aqueles jogadores que já usavam o número, poderão seguir com ele.
Bob Cousy (6 votos), John Havlicek (6 votos), Paul Pierce (6 votos), Larry Bird (6 votos), Bill Russell (6 votos)
Brooklyn Nets
O Brooklyn Nets ainda não foi campeão da NBA, mas carrega dois títulos da ABA na bagagem. E desse time da antiga liga temos um representante, o ala Julius Erving. Com votação unânime, Erving foi o melhor jogador que fez parte da transição para a NBA e é ídolo de caras como Michael Jordan e Charles Barkley (com quem jogou junto no Philadelphia 76ers).
Depois, aparece Buck Williams, que jogava mais de ala-pivô, mas o encaixamos aqui com Derrick Coleman. Apesar de Brook Lopez ter feito um grande papel no Nets, Williams e Coleman foram melhores. Este último, por exemplo, só foi ao Jogo das Estrelas em uma oportunidade. Entretanto, por lá, ele produziu 19.9 pontos, 10.6 rebotes e 3.1 assistências. Além disso, Coleman ganhou vaga no Mundial de 1994 jogando ali.
Por fim, os mais jovens. Jason Kidd e Vince Carter jogaram juntos em quatro temporadas anos e foram incríveis.
Jason Kidd (6 votos), Vince Carter (5 votos), Julius Erving (6 votos), Derrick Coleman (3 votos), Buck Williams (5 votos)
Também receberam votos: Kevin Durant e Brook Lopez
Charlotte Hornets
No Charlotte Hornets, a história é um pouco confusa, mas dá para explicar. Primeiro, o time acabou em 2001/02, sendo realocado para New Orleans. O time ainda usou o “sobrenome” Hornets por cinco anos em New Orleans, mas a NBA expandiu e criou o Charlotte Bobcats. Então, existe um hiato de três temporadas até a criação do Bobcats. Enquanto isso, por conta do furacão Katrina, o New Orleans Hornets foi para Oklahoma City por dois anos e, em 2013/14 mudou para Pelicans. Posteriormente, sob o comando de Michael Jordan, Charlotte voltou a ser Hornets.
De qualquer forma, para montar os quintetos ideais da NBA, tivemos de analisar tudo isso e entender quais eram os times. E quatro dos cinco jogadores são da primeira fase do Hornets, com a entrada de Kemba Walker. Enquanto isso, Baron Davis, Gerald Wallace e Muggsy Bogues também receberam votos.
Kemba Walker (5 votos), Dell Curry (4 votos), Glen Rice (4 votos), Larry Johnson (6 votos), Alonzo Mourning (6 votos)
Também receberam votos: Baron Davis, Muggsy Bogues, Gerald Wallace
Chicago Bulls
Michael Jordan e Scottie Pippen são os únicos que ganharam todos os seis títulos daqueles times do Chicago Bulls na nossa lista de votação para os quintetos ideais da NBA. No entanto, Dennis Rodman, que fez parte da segunda parte daquelas vitórias, também entrou. Para completar o Bulls, o MVP de 2011 Derrick Rose e o pivô Artis Gilmore (quatro vezes All Star pela equipe e Hall da Fama).
Embora a carreira de Rose não seja a mesma coisa de seu início, pelo Bulls, ele foi gigante. Enquanto isso, Chet Walker, Bob Love e Joakim Noah também receberam votos.
Derrick Rose (5 votos), Michael Jordan (6 votos), Scottie Pippen (6 votos), Dennis Rodman (4 votos), Artis Gilmore (5 votos)
Também receberam votos: Chet Walker, Bob Love e Joakim Noah
Cleveland Cavaliers
Para montarmos o Cleveland Cavaliers, não foi tão difícil. É, basicamente, o trio de sucesso dos anos 90 (Mark Price, Larry Nance e Brad Daugherty), mas com as entradas de LeBron James e Kyrie Irving. Embora Zydrunas Ilgauskas faça parte dos maiores jogadores de todos os tempos do Cavs, o lituano ficou atrás de Daugherty.
Por fim, Kevin Love fez parte dos anos dourados do Cavaliers e, daquele trio, é o único que segue na equipe. Entretanto, ele não recebeu votos para desbancar Nance.
Mark Price (6 votos), Kyrie Irving (5 votos), LeBron James (6 votos), Larry Nance (4 votos), Brad Daugherty (5 votos)
Também receberam votos: Kevin Love e Zydrunas Ilgauskas
Dallas Mavericks
O Dallas Mavericks é um antes de Dirk Nowitzki e outro depois, mas três dos cinco jogadores são de um período anterior a ele. Apesar de o Mavs não fer feito muito sucesso naquela época, Derek Harper, Rolando Blackman e Mark Aguirre entraram. Já Luka Doncic, um dos melhores jogadores da atualidade, desbancou Jason Kidd e assumiu sua posição como votação unânime.
Sim, Kidd foi espetacular em sua época, mas o que Doncic já fez é algo ainda maior. Também entendemos que Kidd fez parte do time campeão, mas seu status ali já não era o mesmo. Em contrapartida, o esloveno levou o Mavericks às finais do Oeste na campanha passada e já briga por MVP.
Luka Doncic (6 votos), Derek Harper (5 votos), Rolando Blackman (5 votos), Mark Aguirre (5 votos), Dirk Nowitzki (6 votos)
Também receberam votos: Sam Perkins, Shawn Bradley e Jason Kidd
Denver Nuggets
Por muito pouco não elegemos o quinteto ideal do Denver Nuggets de forma unânime. Teve um voto para Dan Issell, enquanto Carmelo Anthony somou cinco e ficou com a posição. Mas o Nuggets ainda contou com Fat Lever, David Thompson e Alex English entre os mais antigos e Nikola Jokic, que segue na equipe. Aliás, Jokic é o atual duas vezes MVP da liga.
Fat Lever (6 votos), David Thompson (6 votos), Alex English (6 votos), Carmelo Anthony (5 votos), Nikola Jokic (6 votos)
Também recebeu voto: Dan Issell
Detroit Pistons
O Detroit Pistons foi campeão duas vezes com aquele núcleo que tinha Isiah Thomas, Joe Dumars, Dennis Rodman, James Edwards, John Salley e Bill Laimbeer. Destes, elegemos três. No entanto, apenas Ben Wallace recebeu votos (3) do título de 2003/04 contra o Los Angeles Lakers. E olha que ali tinha Chauncey Billups, Rip Hamilton e Rasheed Wallace, mas não deu. Bob Lanier e Grant Hill completam o quinteto.
Isiah Thomas (6 votos), Joe Dumars (5 votos), Grant Hill (6 votos), Dennis Rodman (3 votos), Bob Lanier (4 votos)
Também receberam votos: Ben Wallace, Bill Laimbeer e Dave Bing
Golden State Warriors
Apesar de fazer parte do Dream Team original, Chris Mullin ficou de fora. Mullin era um dos grandes nomes do Golden State Warriors nos anos 90, mas viu o trio Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green entrar no quinteto. Mas eles merecem. Rick Barry e Wilt Chamberlain completam o time titular, enquanto Kevin Durant recebeu votos, mas ficou de fora.
Stephen Curry (6 votos), Klay Thompson (5 votos), Rick Barry (5 votos), Draymond Green (5 votos), Wilt Chamberlain (6 votos)
Também receberam votos: Kevin Durant e Chris Mullin
Houston Rockets
Boa parte do sucesso do Houston Rockets aconteceu nos anos 90, quando o time texano ganhou dois títulos. Apesar de Kenny Smith e Clyde Drexler receberem votos, eles ficaram atrás de Calvin Murphy, James Harden e Tracy McGrady. No garrafão, entretanto, unanimidade para Moses Malone e Hakeem Olajuwon.
Calvin Murphy (4 votos), James Harden (6 votos), Tracy McGrady (4 votos), Moses Malone (6 votos), Hakeem Olajuwon (6 votos)
Também receberam votos: Kenny Smith, Rudy Tomjanovich, Clyde Drexler
Indiana Pacers
No Indiana Pacers, apenas Reggie Miller ganhou votação unânime. Enquanto isso, Mark Jackson e Jermaine O’Neal receberam cinco. Completando o quinteto, Paul George e Rik Smits.
O Pacers teve ainda Mel Daniels, George McGinnis, Roger Brown e Freddie Lewis.
Mark Jackson (5 votos), Reggie Miller (6 votos), Paul George (4 votos), Jermaine O’Neal (5 votos), Rik Smits (4 votos)
Também receberam votos: Mel Daniels, George McGinnis, Roger Brown, Freddie Lewis
Los Angeles Clippers
Tudo tem a ver com o sucesso, né? Chris Paul e Blake Griffin brilharam no resgate do Los Angeles Clippers e receberam seis votos cada, mas Paul George e Kawhi Leonard, do time atual, também entraram. Já Bob McAdoo, fecha o quinteto titular. Por outro lado, Elton Brand, Randy Smith e World B. Free receberam votos, mas não o suficiente.
Chris Paul (6 votos), Paul George (3 votos), Kawhi Leonard (5 votos), Blake Griffin (6 votos), Bob McAdoo (6 votos)
Também receberam votos: Elton Brand, Randy Smith, World B. Free
Los Angeles Lakers
Não é surpresa alguma ver nomes como Magic Johnson, Kobe Bryant e Kareem Abdul-Jabbar como unânimes, mas Shaquille O’Neal e Jerry West passaram perto. Embora já tenha uma conquista pelo Los Angeles Lakers, LeBron James recebeu apenas um voto. O mesmo aconteceu com Elgin Baylor.
Mas o Lakers é um daqueles times que você pode montar mais dois ou três quintetos e, ainda, ser melhor que outros aqui.
Magic Johnson (6 votos), Jerry West (5 votos), Kobe Bryant (6 votos), Kareem Abdul-Jabbar (6 votos), Shaquille O’Neal (5 votos)
Também receberam votos: LeBron James e Elgin Baylor
Memphis Grizzlies
Aqui temos o motivo pelo qual formamos os quintetos como na votação para o Jogo das Estrelas. Poderíamos fazer na ordem natural, com armador, ala-armador, ala, ala-pivô e pivô, mas como fazer um quinteto do Memphis Grizzlies sem um dos irmãos Gasol ou Zach Randolph? Não tem como.
E não é que Ja Morant conseguiu votação quase unânime? Ele tem tudo para ser o melhor jogador de todos os tempos da franquia.
Mike Conley (6 votos), Ja Morant (5 votos), Pau Gasol (6 votos), Zach Randolph (4 votos), Marc Gasol (5 votos)
Também receberam votos: Tony Allen e Shane Battier
Miami Heat
O Miami Heat tem um misto do título dos anos 2000 com o daquele trio com Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh. Destes, apenas Bosh não entrou. Fora da curva, tem apenas o armador Tim Hardaway, que brilhou na equipe da Flórida nos anos 90.
Tim Hardaway (6 votos), Dwyane Wade (6 votos), LeBron James (6 votos), Alonzo Mourning (5 votos), Shaquille O’Neal (5 votos)
Também receberam votos: Jimmy Butler e Chris Bosh
Milwaukee Bucks
O Milwaukee Bucks passou perto de ser unânime, enquanto Oscar Robertson e Ray Allen ficaram com cinco dos seis votos. Do time campeão em 2020/21, apenas Giannis Antetokounmpo entrou, mas é possível que Khris Middleton seja lembrado no futuro. Por fim, Sidney Moncrief e Karrem Abdul-Jabbar completam o quinteto.
Oscar Robertson (5 votos), Sidney Moncrief (6 votos), Ray Allen (5 votos), Giannis Antetokounmpo (6 votos), Kareem Abdul-Jabbar (6 votos)
Também receberam votos: Marques Johnson e Bob Dandrige
Minnesota Timberwolves
Embora a melhor fase dos times do Minnesota Timberwolves esteja no passado, Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards ganharam suas vagas na votação dos quintetos ideais da NBA. E espera-se que o Timberwolves volte a brigar como aquele dos tempos de Kevin Garnett. Daquela época, aliás, Sam Cassell e Wally Szczerbiak receberam votos.
Stephon Marbury (4 votos), Anthony Edwards (3 votos), Kevin Garnett (6 votos), Kevin Love (5 votos), Karl-Anthony Towns (6 votos)
Também receberam votos: Ricky Rubio, Sam Cassell, Wally Szczerbiak, Doug West, Anthony Peeler e Tony Campbell
New Orleans Pelicans
Lembra daquela mudança do Charlotte Hornets para New Orleans? Ainda sob o nome de New Orleans Hornets, o time contou com quatro dos cinco titulares no quinteto na votação. Por outro lado, Anthony Davis, Jrue Holiday e Brandon Ingram são da nova fase.
Chris Paul (6 votos), Baron Davis (4 votos), Jamal Mashburn (4 votos), David West (6 votos), Anthony Davis (6 votos)
Também receberam votos: Jrue Holiday, Brandon Ingram e Peja Stojakovic
New York Knicks
Um dos quintetos ideais da NBA mais difíceis de se montar foi o New York Knicks pela quantidade de bons times e jogadores que a franquia já teve. No entanto, teve gente boa de fora, como Willis Reed. Carmelo Anthony é o único da geração mais nova. Patrick Ewing ganhou os seis votos no garrafão, apesar de nunca vencer um campeonato.
Walt Frazier (6 votos), Earl Monroe (5 votos), Bernard King (4 votos), Carmelo Anthony (4 votos), Patrick Ewing (6 votos)
Também receberam votos: Carl Braun, Richie Guerin, Willis Reed
Oklahoma City Thunder
Aqui, é a mistura de Seattle Supersonics e Oklahoma City Thunder. Gary Payton, Shawn Kemp e Spencer Haywood são do time antigo, enquanto Russell Westbrook e Kevin Durant são da época do Thunder. Paul George e Jack Sikma também receberam votos.
Russell Westbrook (6 votos), Gary Payton (6 votos), Kevin Durant (6 votos), Shawn Kemp (6 votos), Spencer Haywood (4 votos)
Também receberam votos: Paul George e Jack Sikma
Orlando Magic
Quem teve mais sucesso no Orlando Magic: Nick Anderson ou Rashard Lewis? Na nossa votação, o primeiro ficou com quatro dos seis votos, mas o resto do time foi unânime. E, sim, demos um jeito de encaixar Dwight Howard e Shaquille O’Neal. Note que não tem nenhum nome novo na equipe da Flórida.
Penny Hardaway (6 votos), Tracy McGrady (6 votos), Nick Anderson (4 votos), Dwight Howard (6 votos), Shaquille O’Neal (6 votos)
Também recebeu votos: Rashard Lewis
Philadelphia 76ers
A briga no garrafão foi feia no Philadelphia 76ers. Unânimes na equipe foram apenas Allen Iverson e Julius Erving, mas Wilt Chamberlain e Charles Barkley ficaram com cinco votos cada. Por fim, Mo Cheeks quase perdeu vaga para Hal Greer no perímetro.
Na área pintada, Moses Malone quase tirou Barkley ou Chamberlain.
Mo Cheeks (4 votos), Allen Iverson (6 votos), Julius Erving (6 votos), Charles Barkley (5 votos), Wilt Chamberlain (5 votos)
Também receberam votos: Hal Greer, Dolph Schayes, Joel Embiid e Moses Malone
Phoenix Suns
Devin Booker ainda não entrou, mas não deve levar tanto tempo assim. Ele ficou atrás de Steve Nash, Kevin Johnson e Walter Davis. Charles Barkley e Amare Stoudemire comandam o garrafão, enquanto Shawn Marion e Booker ficaram de fora.
É fato que Chris Paul recolocou o Phoenix Suns na luta pelo título, mas Nash obteve dois prêmios de MVP no time do Arizona. Então, Paul só vai ganhar votos depois de algo similar ou após vencer um campeonato pela equipe.
Steve Nash (6 votos), Kevin Johnson (5 votos), Walter Davis (3 votos), Charles Barkley (6 votos), Amare Stoudemire (6 votos)
Também receberam votos: Shawn Marion e Devin Booker
Portland Trail Blazers
Damian Lillard, Clyde Drexler, LaMarcus Aldridge e Bill Walton foram unânimes no Portland Trail Blazers, enquanto Terry Porter recebeu quatro votos. Em contrapartida, Maurice Lucas e Brandon Roy foram lembrados por nossa equipe.
Damian Lillard (6 votos), Terry Porter (4 votos), Clyde Drexler (6 votos), LaMarcus Aldridge (6 votos), Bill Walton (6 votos)
Também receberam votos: Maurice Lucas e Brandon Roy
Sacramento Kings
Há quanto tempo o Sacramento Kings não faz nada na NBA? No entanto, o time californiano contou com grandes nomes em sua história. Apesar de estar longe dos playoffs desde 2005/06, o Kings incomodou muita gente naquela época. Não por menos, três dos cinco que mais receberam votos foram destaques, como Peja Stojakovic, Chris Webber e Vlade Divac.
Mitch Richmond era o cestinha da equipe nos anos 90, enquanto Oscar Robertson, o original Mr. Triple Double, é o grande destaque.
Oscar Robertson (6 votos), Mitch Richmond (4 votos), Peja Stojakovic (5 votos), Chris Webber (6 votos), Vlade Divac (4 votos)
Também receberam votos: Nate Archibald. Jerry Lucas, Sam Lacey
San Antonio Spurs
O San Antonio Spurs teve unanimidade em quatro das cinco posições, mas houve uma divisão de votos entre Kawhi Leonard e George Gervin. Como Leonard ganhou um título pelo Spurs e foi eleito o melhor jogador das finais, ele ficou com a vaga. De resto, é o básico: Tony Parker, Manu Ginobili, Tim Duncan e David Robinson.
E nem teria como ser diferente. Apesar de Robinson ser o único que não fez parte daquela sequência de conquistas do time texano, ele estava presente no primeiro. Robinson já não era o mesmo, estava no fim de carreira, mas foi muito importante para o título.
Tony Parker (6 votos), Manu Ginobili (6 votos), Kawhi Leonard (3 votos cada), Tim Duncan (6 votos), David Robinson (6 votos)
Empatou com Leonard: George Gervin (3 votos)
Toronto Raptors
Por muito pouco, o Toronto Raptors não repetiu o Boston Celtics com os quintetos ideais da NBA, mas é bom lembrar que é um dos times mais jovens da liga. Então, a diferença está ali. Apesar de Kawhi Leonard jogar por apenas uma temporada na equipe canadense, ele foi o responsável pelo único título da franquia. Como resultado, ele levou cinco dos seis votos.
O Raptors só não foi unânime por conta de um voto em Antonio Davis.
Kyle Lowry (6 votos), Vince Carter (6 votos), DeMar DeRozan (6 votos), Kawhi Leonard (5 votos), Chris Bosh (6 votos)
Também recebeu voto: Antonio Davis
Utah Jazz
Rudy Gobert saiu do Utah Jazz, em troca para o Minnesota Timberwolves, após nove temporadas e três prêmios de melhor defensor da NBA. O torcedor mais antigo do Jazz pode não gostar disso, mas ele superou Mark Eaton. O resto do quinteto foi bem fácil de montar, com John Stockton, Pete Maravich, Adrian Dantley e, claro, Karl Malone.
Apesar de a dupla Stockton e Malone não conquistar nenhum título, eles foram às finais da NBA em duas oportuidades. Perderam, é verdade, mas diante do Chicago Bulls de Michael Jordan, ninguém ganhou uma decisão.
John Stockton (6 votos), Pete Maravich (6 votos), Adrian Dantley (6 votos), Karl Malone (6 votos), Rudy Gobert (4 votos)
Também receberam votos: Andrei Kirilenko, Mark Eaton
Washington Wizards
Por fim, o Washington Wizards. Enquanto apenas Bradley Beal, dos times dos últimos anos, ganhou vaga para os quintetos ideais da NBA, todos os outros são das antigas. Earl Monroe, Elvin Hayes, Wes Unseld e Walt Bellamy foram os eleitos, mas Phil Chenier e Bernard King também ganharam votos.
Mas o Wizards “jovem” ganhou votos com Gilbert Arenas e Antawn Jamison. John Wall é do mesmo período de Beal, mas ficou fora.
Earl Monroe (5 votos), Bradley Beal (4 votos), Elvin Hayes (6 votos), Wes Unseld (6 votos), Walt Bellamy (4 votos)
Também receberam votos: Phil Chenier, Bernard King, Antawn Jamison, Gilber Arenas e John Wall
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram