Você sabe quais foram as melhores contratações nos últimos anos da NBA? Nós listamos algumas delas. Desde a ida de LeBron James para o Miami Heat, a volta para o Cleveland Cavaliers e o acerto com o Los Angeles Lakers até Kevin Durant, para o Golden State Warriors. Confira:
JJ Redick para o Philadelphia 76ers, 2017
Quando o Philadelphia 76ers aceitou pagar 23 milhões de dólares por um ano para JJ Redick, o contrato parecia um overpay. Um jogador de 33 anos que havia sido All-star fazendo mais de 20 milhões por temporada?
Mas rapidamente a ação foi explicada. O Sixers estava abaixo do piso salarial da liga, era uma equipe bastante jovem que precisava de liderança e mentoria. Assim, Redick guiou Joel Embiid, Bem Simmons e Markelle Fultz para um recorde de 52-27, melhora significativa no anterior 28-54.
Mais do que vitórias, JJ ensinou os jovens jogadores a vencer, algo que quase foi perdido em Philadelphia durante os anos do processo. Na temporada seguinte, Redick aceitou receber menos, acomodando a chegada de Jimmy Butler e Tobias Harris, formando uma das melhores equipes da liga. Entretanto, o 76ers perdeu para o Toronto Raptors nas semifinais de conferência com um arremesso histórico de Kawhi Leonard.
Trevor Ariza para o Houston Rockets, 2014
Nem só pelo salário bastante amigável de 32 milhões por quatro anos, mas também pela produção de Ariza, ele merece estar na lista de melhores contratações da NBA..
Durante as quatro temporadas em Houston, o jogador só deixou de participar de 18 partidas, foi o sexto em minutagem geral e um dos 23 jogadores que teve um plus minus de 1000 ou superior. Além disso, suas quase 400 cestas de três no período o colocaram no top20 da liga.
Embora não tenham sido campeões com Ariza, o Rockets chegou duas vezes as finais de conferência, perdendo para o Golden State Warriors.
Talvez não tão badalado quanto outros, esse contrato certamente foi um dos que mais se pagou na questão dos números.
Steve Nash para o Los Angeles Lakers, 2012
Embora não tenha dado tão certo quanto outras contratações nessa lista, essa certamente mexeu com o rumo da liga. Um ex-MVP chegando para um time que havia sido campeão dois anos antes e contava com um dos melhores jogadores da história em Kobe Bryant, além da vinda de Dwight Howard, o melhor pivô da liga naquele momento.
No entanto, nem tudo correu como planejado. A equipe não se encaixou, as ideias dos jogadores eram muito diferentes e até há relatos de brigas no vestiário. O fracasso culminou na aposentadoria de Nash ao final da temporada, que encerrou sua carreira sem títulos.
Apesar de o resultado não ser o que se esperava, Nash foi uma das melhores contratações da NBA.
Kevin Durant para o Brooklyn Nets, 2019
Parece estar perto do fim, mas a estadia de Durant em Brooklyn tem sido repleta de expectativas, rumores e críticas à equipe do Nets. No entanto, a chegada do jogador foi uma surpresa para todos da liga, ainda mais se tratando de uma união com Kyrie Irving. Anos depois, uma terceira peça – James Harden – se juntou.
A equipe ficou bem perto de chegar às finais de conferência quando, em 2021, Durant pisou na linha num arremesso de três pontos que classificaria o Nets.
Embora não tenha tido os resultados que todos esperavam, ainda foi uma experiência válida, principalmente porque Durant chegou ao Nets com uma lesão no calcanhar de Aquiles, que geralmente faz com que jogadores não consigam voltar em alto nível. Mesmo assim, Brooklyn apostou no atleta, que desempenhou em alto nível até aqui.