Conheça o fenômeno Victor Wembanyama

Favorito a ser a primeira escolha do Draft de 2023, francês é considerado o melhor prospecto desde LeBron James

Victor Wembanyama Fonte: Philippe Desmazes / AFP

Victor Wembanyama. Guarde esse nome. Afinal, o francês de 18 anos é um fenômeno do basquete e o grande favorito a se tornar a primeira escolha do Draft de 2023. E tem mais: é apontado por analistas ao redor do mundo como o melhor prospecto europeu desde Luka Doncic (2018) e o mais talentoso desde LeBron James (2003). Alguns mais empolgados afirmam que ele é a combinação de Giannis Antetokounmpo com Kevin Durant! Uau!

Neste artigo, o Jumper Brasil apresenta ao público o próximo talento geracional da NBA. Dessa forma, um dia após o recrutamento deste ano, iniciamos os trabalhos visando a nossa 13ª cobertura de Draft. 

Publicidade

Victor Wembanyama é um ala-pivô/pivô de 2,21m de altura, que pesa 104 quilos e tem uma envergadura assustadora: 2,44m. Além disso, ele possui a combinação dos sonhos que faz os olhos dos scouts brilharem: altura, habilidade com a bola e atleticismo. O francês tem mobilidade e agilidade lateral acimas da média para um jogador do seu tamanho, ou seja, é um prospecto raro. Prometo que não vou usar o clichê “unicórnio”.

A promessa francesa começou cedo no esporte. Aos quatro anos de idade já era treinado por sua mãe, ex-jogadora de basquete. Aos dez anos foi para o Nanterre 92, clube tradicional que fica no subúrbio de Paris. Em 2019, com apenas 15 anos, fez sua estreia no profissional. E logo em uma partida pela EuroCup (segunda competição interclubes mais forte da Europa).

Publicidade

Ascensão

Na temporada seguinte, passou a ter mais espaço no Nanterre e ganhou o prêmio de melhor jogador jovem da Liga Francesa. Naturalmente, atraiu a atenção do maior time do país: o ASVEL, de Lyon, cujo proprietário é o lendário Tony Parker, tetracampeão da NBA pelo San Antonio Spurs.

Em junho do ano passado, Victor Wembanyama assinou um contrato de três temporadas com o ASVEL, que também disputa a Euroliga. Em 20 jogos disputados na Liga Francesa, angariou médias de 8,3 pontos, 4,5 rebotes e 1,7 toco, em cerca de 18 minutos em quadra. Dessa forma, conquistou o prêmio de melhor jogador jovem pelo segundo ano consecutivo.

Publicidade

Ainda em 2021, Wembanyama foi o destaque da França no Mundial Sub-19. Assim, sob a liderança do ala-pivô/pivô, a seleção francesa ganhou a medalha de prata. Na final do torneio, os Estados Unidos levaram a melhor por 83 a 81. No entanto, o nome do jogo foi Wembanyama: 22 pontos, oito rebotes e oito tocos. Além disso, limitou o MVP do Mundial, Chet Holmgren, a dez pontos, dois rebotes e 3-8 nos arremessos de quadra. Detalhe: o francês era dois anos mais jovem (17) que os adversários…

Por fim, Victor teve médias de 14 pontos, 7,4 rebotes e 5,7 tocos no torneio. Como resultado, foi eleito para o quinteto ideal da competição.

Publicidade

Defesa

Defensivamente, ele já é um protetor de aro de elite. Braços longos, leitura avançada e ótimo timing para distribuir tocos fazem de Wembanyama um verdadeiro terror para quem se arrisca a atacar a cesta. Ademais, sua capacidade de cobrir espaço é simplesmente insana.

Victor usa as pernas gigantes para se mover rapidamente por longos trechos. Contesta arremessos e dá tocos em arremessadores de média e longa distância partindo do garrafão. Utiliza sua envergadura e explosão para bloquear arremessos vindo do lado contrário na defesa de cobertura. Então, possui grande entendimento e instinto para defender o pick-and-roll em coberturas drop e semi-drop. E atua sempre com muita intensidade, ou seja, deixa tudo em quadra. Em suma, um defensor extraordinário aos 18 anos.

Publicidade

Leia Mais

Ataque

Na parte ofensiva, Victor Wembanyama é um espaçador vertical, já que possui ótimo entendimento de espaçamento para se colocar atrás da defesa, na posição de quem finaliza com a enterrada.

Publicidade

Como arremessador, tem uma mecânica elogiável, fluida, e pode atuar espaçando a quadra (stretch four). Dessa forma é uma legítima ameaça no perímetro, especialmente em situações de spot-up. Contudo, ainda é um arremessador inconsistente do perímetro: 31% de aproveitamento. Pórem, por causa da mecânica de arremesso, tem tudo para evoluir nesse aspecto do jogo.

Além disso, possui um upside como passador. Afinal, Wembanyama tem a habilidade de fazer leituras rápidas e conectar passes impressionantes, até mesmo no perímetro, em meia quadra. Ademais, sua altura privilegiada o permite ver por cima da defesa e executar passes, especialmente no high post.

Publicidade

Por fim, Victor mostrou evolução como criador do próprio arremesso. Cada vez mais, ele se sente confortável e confiante com a bola nas mãos. Assim, ao longo da temporada, executou crossovers, pump fakes, fadeaways, step backs, etc. Se continuar melhorando nesse lado da quadra… Sai de baixo!

Publicidade

Primeira escolha do Draft de 2023?

Victor Wembanyama é considerado o grande favorito a ser a primeira escolha do Draft de 2023. E olha que o próximo recrutamento tem tudo para ser especial no topo, com destaque ainda para  os armadores Scoot Henderson (que vai jogar no G League Ignite em 2022/23) e Nick Smith (Universidade de Arkansas), além dos irmãos gêmeos Amen (combo guard) e Ausar Thompson (ala), ambos do Overtime Elite.

Na próxima temporada, a joia francesa vai precisar, entre outras coisas, ganhar força física, seguir evoluindo como arremessador, provar que é capaz de se dar bem contra adversários mais físicos e ficar longe das lesões (foram três em 2021/22).

Publicidade

Enfim, o céu é o limite para Wembanyama. Um verdadeiro talento geracional, que tem as ferramentas para se tornar um jogador especial nos dois lados da quadra. Para encerrar o texto de apresentação do prospecto francês, segue abaixo o trecho de uma entrevista concedida por ele pouco depois do Mundial Sub-19 (2021). Então, é para ficar animado ou não com o potencial desse moleque?

“Não consigo imaginar minha vida sem o basquete. É mais do que uma paixão, é um estilo de vida. Então, o meu objetivo é adquirir a força física e o condicionamento atlético de Giannis Antetokounmpo, e ter as habilidades de Kevin Durant. Porém, não tenho um modelo único”.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários