Prospecto do Draft 2022 – Nikola Jovic

Com experiência profissional, ala-pivô sérvio é projetado como escolha top 25 no recrutamento deste ano

Prospecto Draft Nikola Jovic Fonte: Brian Sevald / AFP

O Jumper Brasil, em parceria com a Central do Draft, dá prosseguimento à série “Prospecto do Draft 2022”, com o ala-pivô Nikola Jovic. Uma das grandes promessas do tradicional basquete sérvio, ele já possui experiência profissional e é projetado como uma escolha de primeira rodada do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 18 anos.

Nikola Jovic

Idade: 18 anos
País: Sérvia
Time: Mega Basket (SER)
Posições: ala-pivô/ala
Altura: 6’11″ (2,11m)
Envergadura: 7’0.5″ (2,14m)
Peso: 101 kg

Publicidade

Médias na última temporada (Liga Adriática): 11,7 pontos, 4,4 rebotes, 3,4 assistências, 0,6 roubo de bola, 0,4 toco, 2,7 turnovers, 50% nos arremessos de quadra, 35,6% nas bolas de três pontos (com 4,7 tentativas por jogo), 75,4% nos lances livres, 28,2 minutos

Médias no Mundial Sub-19 (2021): 18,1 pontos, 8,3 rebotes, 2,9 assistências, 0,1 roubo de bola, 1,7 toco, 1,9 turnover, 49% nos arremessos de quadra, 36,4% nas bolas de três pontos (com 4,7 tentativas por jogo), 65,2% nos lances livres, 31 minutos

Publicidade

Pontos fortes

Nikola Jovic é considerado um dos melhores prospectos europeus da classe. Afinal, ele foi destaque da Sérvia nas competições de base (escolhido para o quinteto ideal do Mundial Sub-19), tem experiência profissional e já integra a seleção adulta. Além disso, em 2021/22, foi eleito o melhor jovem da Liga Adriática. Enfim, Jovic é mais um talento da tradicional escola sérvia de basquete.

Point forward; Jovic é um ala-pivô/ala que gosta de levar a bola para o ataque e criar para os companheiros (criador secundário no Mega Basket). Ademais, tem uma ótima visão de quadra, consegue enxergar acima dos marcadores e faz uma boa leitura das defesas. Ele tem facilidade em criar no pick-and-roll e é um passador acima da média para um atleta do seu tamanho. Além disso, Jovic se movimenta com fluidez em quadra e tem um controle de bola típico de um jogador de perímetro (ele começou no basquete como armador).

Publicidade

Versatilidade ofensiva; arremessador dinâmico, exibe uma boa seleção de arremessos e mostra eficiência no catch-and-shoot e após o drible (potencial stretch four). A altura privilegiada o permite arremessar sobre o marcador, o que dificulta a contestação de seus arremessos. Além disso, tem facilidade na mudança de direções e um bom trabalho de pés perto da cesta (finaliza com ambas as mãos, excelente nas hesitações e fakes). Ademais, movimenta-se bem fora da bola. Em suma, possui QI elevado e habilidade para se colocar em boas situações para pontuar. Portanto, não precisa da bola nas mãos para causar impacto no ataque.

Enorme upside; apesar da pouca idade, Jovic já possui uma trajetória interessante no basquete e é um dos prospectos mais intrigantes da classe de 2022. Destaque no sub-19, titular em time profissional e integrante da seleção adulta da Sérvia. Ele é um combo-forward que facilita a vida dos companheiros em quadra e tem potencial para ser um passador especial na NBA. Além dissso, possui um bom molde no basquete de passe-drible-arremesso. Em suma, um diamante que precisa ser bem lapidado.

Publicidade

Pontos fracos

Deixa muito a desejar na defesa; seu trabalho de pés na marcação é rudimentar, não tem agilidade lateral suficiente para marcar alas mais velozes e nem é tão forte para batalhar contra os bigs. Além disso, se perde com facilidade nas trocas de marcação e nos corta-luzes. Apesar da altura privilegiada, sua envergadura e impulsão deixam a desejar. Assim, tem dificuldade para contestar/bloquear arremessos ou antecipar linhas de passe. Enfim, Jovic vai precisar de um trabalho defensivo de médio e longo prazo para não ser um alvo fácil dos ataques adversários.

Por não ser explosivo e nem chamar a atenção nos atributos físico-atléticos, deverá ter dificuldades para finalizar em tráfego na NBA. Além disso, não é muito adepto do jogo mais físico.

Inconsistência nos arremessos; sua mecânica de arremesso é um pouco rígida. Ou seja, Jovic vai precisar ajustá-la para torná-la mais fluida. Porém, ele mostrou evolução como arremessador nos últimos meses, o que será importante na NBA atual.

Publicidade

Precisa cuidar melhor da bola; sua taxa de desperdícios é alta para quem não é o criador primário da equipe. Mas é bom destacar que ele ganhou muita responsabilidade ofensiva no Mega Basket, mesmo com a pouca idade. Dessa forma, os adversários passaram a ter mais atenção e a marcá-lo com mais intensidade. Na NBA, obviamente, isso não irá se repetir no curto prazo.

Leia Mais

Prospecto do Draft 2022 – EJ Liddell
Prospecto do Draft 2022 – Malaki Branham
2022 Mock Draft Jumper Brasil 1.0 – Escolhas de primeira rodada

Publicidade

Comparações: Nemanja Bjelica (Golden State Warriors) no auge / Dario Saric (Phoenix Suns) com mais mobilidade

Projeção: entre as escolhas 16 e 26

Confira alguns lances de Nikola Jovic

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários