O Jumper Brasil, em parceria com a Central do Draft, dá prosseguimento à série “Prospecto do Draft 2022” com o pivô Jalen Duren. Destaque do time da Universidade de Memphis, o jovem é projetado como uma das 13 primeiras escolhas do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 18 anos.
Jalen Duren
Idade: 18 anos
País: EUA
Universidade: Memphis
Experiência: freshman (primeiro ano universitário)
Posição: pivô
Altura: 6’11″ (2,11m)
Envergadura: 7’5″ (2,26m)
Peso: 113 kg
Médias na última temporada: 12,0 pontos, 8,1 rebotes, 1,3 assistência, 0,8 roubo de bola, 2,1 tocos, 2,2 turnovers, 59,7% nos arremessos de quadra, 62,5% nos lances livres (3,6 tentativas por jogo), 25,3 minutos por jogo
Pontos fortes
Jalen Duren é, antes de mais nada, um atleta de altíssimo nível. Combina velocidade de elite para a posição na quadra aberta com tremenda explosão e agilidade para saltar sobre um ou dois pés. Além disso, se move bem lateralmente para um jogador com suas medidas.
Forte fisicamente e físico para jogar. Duren gosta do contato nos dois lados da quadra.
Tremendo rim runner. Não só é veloz na quadra aberta, como corre sempre com 100% de esforço na transição. Ademais, tem ótimas mãos para receber a bola em movimento e finalizar.
Espaçador vertical de elite, tanto em cenários de pick-and-roll quanto explorando a posição de dunker. Além das características já destacadas como seu atleticismo e as ótimas mãos, Duren possui instintos naturais e boa leitura para oferecer ângulos de passe para seus companheiros.
Protetor de aro acima da média. Sai do chão com muita agilidade, possui ótima envergadura e bom timing para proteger o aro em situações de ajuda, bem como na defesa individual.
Não é elite neste aspecto, mas oferece ótimo valor em suas trocas defensivas no perímetro. Afinal, move bem os pés e sabe como usar sua envergadura para oferecer algum espaço para jogadores baixos e velozes, sem deixar de contestar seus arremessos.
Ótimo reboteiro ofensivo. Usa fisicalidade para estabelecer posição e atleticismo para buscar bolas fora de uma área natural de alcance.
Possui uma mecânica de arremesso melhor do que lhe dão crédito. Seus 62.5% de arremessos nos lances livres podem subir para a casa dos 70% com treino e repetição, algo fundamental para um pivô de tamanha fisicalidade.
Enfim, Jalen Duren vai chegar à NBA com papéis definidos: rim-runner, espaçador vertical no ataque e âncora defensiva.
Pontos fracos
Possui pouco repertório ofensivo. Falta de controle de bola e trabalho de pés ainda cru o impede de ser um jogador capaz de criar o próprio arremesso com consistência.
À esta altura, não é um arremessador confiável na meia distância. Além disso, seu toque em floaters curtos também é mediano, o que limita sua efetividade em short rolls.
Passador ainda cru. Não toma boas decisões ofensivas em situações complexas. Ademais, precisa que seus companheiros simplifiquem o jogo para ele.
Chegar à NBA com um nicho definido é importante. Ao mesmo tempo, no entanto, um jogador de fácil visualização como rim-runner e espaçador vertical nos leva a um questionamento: até que ponto vale a pena selecionar um atleta desses moldes em um potencial TOP 5? A resposta é: depende muito do valor que a franquia dá a esses atributos.
Tende a ser extra-físico na defesa de post. Dessa forma, Duren poderá ter problemas com faltas contra pivôs inteligentes.
Leia Mais
2022 Mock Draft Jumper Brasil 2.0 – Escolhas de primeira rodada
Prospecto do Draft 2022 – Shaedon Sharpe
Draft da NBA – Classe de 2022 tem Top 4 consolidado
Comparações: DeAndre Jordan (aquele do Los Angeles Clippers) / Dwight Howard (Los Angeles Lakers)
Projeção: entre as escolhas 7 e 13
Confira alguns lances de Jalen Duren
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram