Com mais um herói improvável nos playoffs 2022, nesta sexta-feira (21), Kevon Looney foi um dos principais responsáveis para a grande virada do Golden State Warriors sobre o Dallas Mavericks e vencer o Jogo 2 das finais da Conferência Oeste por 126 a 117. Dessa forma, o time mandante conseguiu ofuscar grande atuação de Luka Doncic e Jalen Brunson que, juntos, somaram 73 pontos para os visitantes. O Mavericks chegou a liderar por 19 pontos, mas cedeu aos poucos a reviravolta a favor do Warriors.
o Pivô do Warriors bateu o recorde da sua carreira na NBA ao anotar 21 pontos nesta sexta-feira. Além disso, a última vez que Looney havia marcado 20 pontos foi em 2015, quando ainda era calouro na universidade. Assim, junto com Stephen Curry que somou 32 pontos, e Jordan Pool, com 23, foi o grande nome da noite para a equipe de Steve Kerr. Aliás, sob o comando do treinador, o Warriors conquistou sua 12ª vitória em pós-temporada após estar perdendo por mais de 15 pontos.
Mesmo não sendo o principal pontuador do Golden State, foi Looney quem anotou os pontos mais importantes para que sua equipe pudesse, não só voltar para a partida, como para passa a frente do marcador. Do mesmo modo, ao longo de todo o duelo, Curry converteu bolas do perímetro fundamentais para que a distância do placar não tomasse proporções irreversíveis.
Por outro lado, não bastou o excelente primeiro tempo de Doncic e Brunson, que se tornaram a segunda dupla de armadores a marcar 20 pontos cada um em um primeiro tempo de playoffs nas últimas 25 temporadas, para empatar a série. Como resultado, o segundo tempo foi todo do time da casa que se impôs defensivamente e, após virar a partida no quarto decisivo, liderou até o fim.
O jogo
O embate começou com o Dallas Mavericks ligado e aproveitando as oportunidades ofensivas que criou. Doncic e Jalen Brunson comandaram os primeiros minutos e a equipe visitante chegou a abrir 20 a 8 em uma corrida de 10-0. Curiosamente, após um pedido de tempo de Jason Kidd, quando sua equipe liderava por 12 pontos, Stephen Curry começou a aparecer com bolas de longa distância. Assim, o Warriors devolveu com outra corrida avassaladora de 12-0 e diminuiu a desvantagem para três pontos. A essa altura, Doncic já somava 18 pontos e Curry 11.
O clima era quente no segundo período. Uma confusão envolvendo os bancários Damian Lee e Davis Bertans marcou a primeira parte do período. Após o letão converter um arremesso de três pontos, se enroscou com o adversário. Já no período final, Draymond Green se irritou com uma falta que recebeu de Reggie Bullock e a reclamação com a arbitragem passou a ser frequente. Ademais, o Mavericks continuou superior em aproveitamento e ampliou ainda mais a vantagem, chegando a 19 pontos durante um momento em que Doncic não estava em quadra.
Leia mais!
Kidd: “Doncic é a mistura de Bird, Magic e LeBron”
Wiggins vira herói do Warriors por defesa contra Doncic
“Draymond Green é o ponto chave do Warriors”, diz Doncic
Antes do intervalo, Dallas triunfava por 14 pontos. Poderia ser mais, mas novamente Curry converteu bolas importantes do perímetro para manter o Warriors na disputa para o segundo tempo. Por outro lado, o quarto ficou marcado pela participação dos coadjuvantes Brunson e Bullock pelo lado do Mavericks e de Andrew Wiggins para o time da casa.
Na volta dos vestiários, o jogo ficou mais truncado. A metade do terceiro quarto estava com a pontuação baixa e o placar se mantinha na faixa dos 12 pontos favoráveis ao time do Texas. Contudo, na segunda metade, mesmo com Draymond Green sendo preservado por cometar a quinta falta na partida, o Warriors conseguiu diminuir a diferença para cinco pontos.
A partir dessa recuperação, a torcida passou a jogar junto. Além disso, a grata surpresa foi Kevon Looney, que tornou-se o segundo maior cestinha da equipe, com 17 pontos ao término do terceiro período. Inclusive, a bola que cortou a vantagem do Mavs para dois pontos foi do pivô de San Francisco.
Os últimos 12 minutos começaram com o Warriors tomando a liderança do placar pela primeira vez em toda a partida, após uma corrida de 26-8. Mesmo com Curry e Green no banco no início do período, o time de Steve Kerr conseguiu abrir oito pontos de vantagem, sobretudo com grandes participações de Looney e Jordan Poole.
(0) Dallas Mavericks 117 x 126 Golden State Warriors (2)
Destaques
Dallas
Luka Doncic: 42 pontos, cinco rebotes, oito assistências, três roubos de bola, 5-10 do perímetro e 13-15 em lances livres
Jalen Brunson: 31 pontos, sete rebotes, cinco assistências e 5-7 do perímetro
Reggie Bullock:21 pontos, três rebotes e 6-10 do perímetro
Dorian Finney-Smith: dez pontos, oito rebotes e 3-6 do perímetro
Golden State
Stephen Curry: 32 pontos, oito rebotes, cinco assistências e 6-10 do perímetro
Kevon Looney: 21 pontos e 12 rebotes
Jordan Poole: 23 pontos e cinco assistências
Andrew Wiggins: 16 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e 3-5 do perímetro
Klay Thompson: 15 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram