Wiggins vira herói do Warriors por defesa contra Doncic

Astro do Mavericks foi limitado a 20 pontos, com seis cestas em 18 arremessos, no primeiro jogo das finais do Oeste

doncic wiggins defesa warriors Fonte: Noah Graham/AFP

O Golden State Warriors saiu na frente do Dallas Mavericks nas finais do Oeste com uma vitória categórica. E a performance foi abrilhantada, certamente, pela forte marcação imposta ao craque Luka Doncic. O armador teve sua menor marca nos playoffs após anotar “só” 20 pontos. Andrew Wiggins foi o maior responsável pela defesa do Warriors sobre Doncic e, por isso, recebeu elogios de todos os lados.

“Foi uma grande atuação de Andrew, com certeza. Existe um ótimo motivo, afinal, para ele ter sido primeira escolha de draft. Não tem como ensinar a sua condição atlética, envergadura e tempo de bola, por exemplo. Eu estou feliz que o planeta esteja vendo, finalmente, quem esse garoto realmente é. Estamos falando de um ala incrível nessa liga pelos próximos dez anos”, exaltou Klay Thompson.

Publicidade

Doncic converteu apenas seis de 18 arremessos de quadra tentados na noite. Em arremessos contestados, aliás, foi ainda pior: só dois acertos em dez tentativas. Essa é a terceira menor pontuação do líder do Mavericks em 24 jogos de playoffs disputados na carreira. O treinador Jason Kidd admitiu que Wiggins e o Warriors foram muito eficientes, mas já está pronto para buscar alternativas.

“Golden State realmente fez um ótimo trabalho em Luka. Andrew marcou Luka em quadra inteira e, certamente, foi um grande desempenho defensivo. Eles variaram a abordagem em meia quadra também. Utilizaram defesa zona, box-and-one, por exemplo. Mas sempre soubéssemos que veríamos algo assim e, por isso, estamos prontos para analisar o vídeo e melhorar”, anteviu o ex-armador.

Publicidade

Sem receita

Wiggins funcionou como defensor primário de Doncic no início das finais, mas será que a defesa do Warriors encontrou uma receita definitiva? Grandes jogadores são reconhecidos, em particular, pela capacidade de adaptação e improviso. Então, por mais que elogie o trabalho do comandado, o técnico Steve Kerr sabe que a resposta do jovem craque virá dentro de dois dias.

Publicidade

“Eu achei que Andrew foi fantástico porque Luka é um dos jogadores mais difíceis de serem marcados que existe. É importante cansá-lo, então. Mas esse garoto é bom demais para repetirmos a mesma abordagem em mais de uma partida. Nós fizemos um ótimo trabalho hoje, mas não vivemos a ilusão de que descobrirmos como para Luka. Foi só um jogo”, relativizou o experiente treinador.

A postura de Doncic no pós-jogo, inclusive, sinalizou para isso. O esloveno foi bem econômico ao elogiar a defesa do Warriors e, acima de tudo, reconheceu que deve ser mais incisivo na sexta-feira. “Eles simplesmente fizeram um ótimo trabalho. É isso. No entanto, sei que preciso ser muito melhor do que hoje. Devo ser melhor por mim mesmo e, sobretudo, por meus companheiros”, sentenciou o all-star.

Publicidade

 

Leia mais

“Doncic é uma mistura de Bird, Magic e LeBron”, define Jason Kidd
Jason Kidd: “Doncic ainda vai ganhar vários prêmio de MVP”
Luka Doncic: “Gosto quando falam por mim, é divertido”

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários