Monty Williams sobre pouco tempo de quadra de Ayton: “assunto interno”

Treinador do Suns dá resposta enigmática sobre a baixa minutagem do jovem pivô no jogo 7 contra o Mavs

Monty Williams Ayton Fonte: Christian Petersen / AFP

Visivelmente chateado, o técnico Monty Williams deu uma resposta seca e enigmática quando questionado sobre o pouco tempo de quadra de Deandre Ayton. É que o jovem pivô do Phoenix Suns atuou por apenas 17 minutos no sétimo e decisivo jogo da série contra o Dallas Mavericks, realizado nesse domingo (15). Com um desempenho sofrível, o time do Arizona perdeu por 123 a 90 e, dessa forma, foi eliminado dos playoffs diante de sua torcida.

Continua após a publicidade


“Esse é um assunto interno,” afirmou Williams. Assim, a resposta do treinador dá margem para várias interpretações. De acordo com o perfil Mr.ORNG, apresentador do The Inferno: A Phoenix Suns Podcast, o comandante do Suns e Ayton discutiram assim que o pivô foi substituído, no começo do terceiro período. Williams teria perguntado ao jogador: “o que você disse”?

Posteriormente, dois assistentes técnicos tiveram que ficar entre eles para evitar que as coisas piorassem. Depois do episódio, Ayton não voltou mais à quadra. Assim, ele deixou o jogo com cinco pontos e quatro rebotes.

Além do assunto “Ayton”, Monty Williams falou sobre a partida abaixo da crítica feita por sua equipe. Entre outras coisas, o treinador assumiu a responsabilidade pelo fracasso do Suns.

Continua após a publicidade

“Antes de mais nada, eu sei que o meu time não queria ter jogado da maneira que jogou hoje. Então, basicamente, fizemos o nosso pior jogo na temporada. Não estivemos à altura do jogo 7. Enfim, a culpa é minha, sou o responsável pela montagem do time. Eu parabenizei o Jason (Kidd) e disse a ele: ‘vocês nos pegaram.’ Enfim, eles (Mavs) chutaram as nossas bundas. É assim que é a vida”, finalizou.

Leia Mais! 

Monty Williams é eleito técnico do ano na NBA
Monty Williams vê Ayton sem extensão como “fracasso pessoal”
Suns está relutante em oferecer extensão contratual máxima para Deandre Ayton

Continua após a publicidade

Já o astro Devin Booker citou a questão mental quando perguntado sobre o companheiro de equipe. No entanto, evitou comentar a situação contratual de Ayton.

“Eu me importo com ele como um irmão, mas a sua situação de contrato é entre ele e a direção da franquia. É meio difícil prever o futuro de tão longe. No momento, quero me certificar de que ele esteja bem mentalmente”, afirmou Booker.

Continua após a publicidade

Por fim, vale dizer que Ayton foi o único jogador do Suns a não conversar com a imprensa após a eliminação.

Futuro de Ayton

Deandre Ayton será agente livre restrito nesta offseason, ou seja, poderá receber ofertas de qualquer time da NBA, mas com o Suns podendo cobri-las. Todavia, o jogador de 23 anos e a franquia não alcançaram um acordo quanto à extensão prévia. No ano passado, a direção do Suns não aceitou pagar o valor que Ayton desejava: o máximo, no caso, US$172 milhões por cinco temporadas.

Continua após a publicidade

Recentemente, outros atletas selecionados no Draft de 2018 conseguiram extensões máximas com suas respectivas equipes. Foram os casos de Luka Doncic (Dallas Mavericks), Trae Young (Atlanta Hawks), Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) e Michael Porter (Denver Nuggets).

Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Suns considera que Ayton, primeira escolha do recrutamento daquele ano, não merece a extensão máxima.

Dessa forma, o futuro de Ayton pode ser longe de Phoenix. No entanto, o Suns não vai querer perder o pivô “de graça”. Por isso, é bem possível que feche uma sign-and-trade, ou seja, Ayton assina o novo contrato e é trocado. Além disso, Phoenix receberia um ou mais ativos na negociação.

Continua após a publicidade

Na série contra o Mavs, Ayton foi passivo em quadra em diversos momentos. Ainda assim, ele conseguiu médias de 15.7 pontos e 8.1 rebotes. Além disso, o pivô não alcançou o duplo dígito em pontuação em duas partidas do confronto. Já na fase regular, o atleta bahamense teve médias de 17.2 pontos e 10.2 rebotes, em 58 partidas.


Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Continua após a publicidade

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Continua após a publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários