A NBA divulgou, nessa terça-feira (8), a lista dos 15 maiores técnicos da história. De acordo com a liga, o anúncio faz parte das comemorações do aniversário de 75 anos do melhor basquete do mundo. Ainda segundo a NBA, a lista foi produzida por um painel de 43 atuais e ex-treinadores da liga, em colaboração com a Associação Nacional de Técnicos de Basquete.
Dentre os treinadores escolhidos, quatro ainda estão em atividade: Gregg Popovich (San Antonio Spurs), Steve Kerr (Golden State Warriors), Erik Spoelstra (Miami Heat) e Doc Rivers (Philadelphia 76ers). Aos 73 anos, Popovich tem cinco títulos da NBA no currículo e é o recordista de vitórias, combinando temporada regular e playoffs. Já Kerr chegou a cinco finais seguidas e foi tricampeão como técnico. Em contrapartida, Spoelstra ganhou duas de cinco finais da liga. Por outro lado, Rivers foi campeão uma vez com o Boston Celtics.
Além disso, como não poderia deixar de ser, os técnicos mais vencedores aparecem na lista de melhores da NBA: os lendários Phil Jackson, hendecacampeão (seis pelo Chicago Bulls e cinco pelo Los Angeles Lakers), e Red Auerbach, eneacampeão com o Celtics.
Então, também estão na lista: Pat Riley (atual presidente do Heat e pentacampeão da NBA), Lenny Wilkens (campeão pelo Seattle SuperSonics), Larry Brown (campeão pelo Detroit Pistons) e Don Nelson (recordista de vitórias na temporada regular).
Por fim, cinco técnicos já falecidos completam o top 15:
- K.C. Jones (bicampeão pelo Celtics)
- Chuck Daly (bicampeão pelo Pistons)
- Red Holzman (bicampeão pelo New York Knicks)
- Jack Ramsay (campeão pelo Portland Trail Blazers)
- Jerry Sloan (lenda do Utah Jazz)
Leia mais!
Nash minimiza crise no Nets: “não há razão para pânico”
Pacers negocia Domantas Sabonis com o Kings
Blazers e Pelicans fecham troca envolvendo CJ McCollum
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: