O armador Fred VanVleet fez história ao ser o sexto atleta não draftado a ir para o All-Star Game da NBA. Nessa quinta-feira (3), a liga anunciou o jogador do Toronto Raptors como um dos reservas selecionados da Conferência Leste. Também compõem a seleta lista de All-Stars não draftados: Ben Wallace (ex-Detroit Pistons), John Starks (ex-New York Knicks) e Brad Miller (ex-Sacramento Kings). Além deles, os não draftados Moses Malone (ex-Philadelphia 76ers) e Connie Hawkins (ex-Phoenix Suns), que vieram da ABA, liga rival da NBA nos anos 60 e 70, também foram para o Jogo das Estrelas em suas carreiras.
Van Vleet atuou pelo time da Universidade de Wichita State entre 2012 e 2016. No entanto, apesar de se destacar no College, ele não foi selecionado no Draft da NBA. A sorte do armador mudou quando ele fechou um contrato com o Raptors para a disputa da Summer League de 2016. Ele agradou à comissão técnica da equipe e, posteriormente, finalizou um acordo de múltiplos anos com a franquia.
Entretanto, durante sua temporada de novato, Van Vleet passou mais tempo no afiliado do time canadense na Liga de Desenvolvimento do que na NBA. Assim, ele foi um dos destaques do Raptors 905, campeão da G League em 2017.
Campeão
Já na segunda temporada em Toronto, o armador ganhou espaço na rotação como reserva imediato de Kyle Lowry. Seu tempo de quadra aumentou após a efetivação de Nick Nurse no comando do time.
Dessa forma, em 2019, VanVleet deixou de ser um reserva útil para se tornar uma peça-chave da equipe canadense. Ele ajudou o Raptors a conquistar o título inédito da NBA, após a histórica série final contra o Golden State Warriors. Além disso, o armador se destacou na marcação do astro Stephen Curry e por acertar bolas de três pontos decisivas. Não por acaso, ele ficou em segundo na votação de MVP das finais, atrás apenas de Kawhi Leonard.
Extensão contratual, recordes e All-Star
Em novembro de 2020, Van Vleet foi recompensado pela evolução em quadra. O armador fechou uma extensão contratual de US$85 milhões, válida por quatro anos. De contrato novo, ele passou a quebrar recordes. Tornou-se o maior pontuador do Raptors em um jogo da NBA (54 pontos contra o Orlando Magic, sua maior marca pessoal), ultrapassando o ídolo DeMar DeRozan.
Além disso, VanVleet conseguiu “derrubar” uma marca de quase quatro décadas na NBA: os seus 54 pontos superaram a maior pontuação já registrada por um jogador que não foi selecionado no Draft.
Com a saída de Lowry, na última offseason, VanVleet passou a ter mais a bola nas mãos e a ditar o ritmo do ataque do Raptors. Como “dono do time”, o armador de 27 anos vem angariando as melhores médias da carreira: 21.5 pontos, 4.7 rebotes e 7.0 assistências, além de um aproveitamento de 39,1% nos arremessos do perímetro.
Então, para coroar o seu melhor ano na NBA, VanVleet fez história novamente e tornou-se o quinto jogador não draftado a ir para o All-Star Game. O evento festivo vai ocorrer no dia 20 de fevereiro, em Cleveland.
Leia Mais!
NBA anuncia reservas do All-Star Game
NBA anuncia titulares do All-Star Game
Darius Garland: “Quero ser All-Star e um dos melhores”
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: