O Brooklyn Nets montou um time para ser campeão em poucos anos, mas a janela está fechando a cada temporada. O elenco do Nets é muito forte, capaz de chegar lá em condições perfeitas. No entanto, quando Kevin Durant não está em quadra, o efeito é exatamente o contrário e o Nets fica vulnerável. O problema é que o astro está fora até o fim do mês, pelo menos. Sem Durant, a equipe do Brooklyn é competitiva, mas não o suficiente para conquistar um título.
O Nets, no papel, é forte o suficiente para bater qualquer um. Talento por talento, dificilmente algum time consegue igualar. Basta ver que o elenco conta com James Harden, Kyrie Irving, além do próprio Durant. Mas ainda tem os veteranos LaMarcus Aldridge, Blake Griffin, Patty Mills, Joe Harris e os ótimos jovens Nic Claxton e Cam Thomas.
Entretanto, as lesões estão acabando com a campanha. Não bastasse o fato de utilizar Irving apenas nos jogos fora de casa, diversos jogadores perderam várias partidas por contusões.
Para ter uma ideia, Harris, Claxton, Aldridge e Durant perderam juntos um total de 82 jogos. É muita coisa. De novo, sem contar com Irving, pois é um caso a parte. Mas Harden também ficou de fora em 13 oportunidades. É insano pensar que um time como o Nets não consegue se manter saudável.
O efeito Kevin Durant no Nets
Já são 14 jogos sem Kevin Durant na temporada 2021-22. Destes, o Brooklyn Nets venceu cinco e perdeu nove. E não tem um substituto. Aliás, nem teria como, pois estamos falando de um dos melhores jogadores de todos os tempos. O Plano B é entregar a bola nas mãos de James Harden e Kyrie Iving e torcer pela vitória. E quando Irving não joga, o negócio é torcer para Harden resolver sozinho.
Antes da lesão, Durant era o principal candidato ao prêmio de MVP. O Nets despencou do fim de 2021 até o momento.
No dia 29 de dezembro, a equipe tinha 23 vitórias e nove derrotas, ocupando o primeiro lugar na competitiva conferência Leste. Desde então, o Nets acumula apenas seis triunfos em 18 partidas disputadas. Agora, o time é apenas o sexto.
Mas Durant é muito mais do que vitória ou derrota. Ele representa o temor do adversário.
Imagine enfrentar um cara que já foi MVP, duas vezes campeão, tem um vasto arsenal ofensivo e faz quase 30 pontos todas as noites depois de ter ruptura no tendão de Aquiles. O oponente já entra em quadra perdendo.
Embora no ataque Durant seja incrível, o impacto de sua ausência é refletido na defesa. Com ele, o Nets tem um defensive rating de 109.4, mas sem ele, é de 118.
Durant arremessa 20.3 vezes por jogo, mas ele é apenas o oitavo no ranking. No entanto, quando o assunto é arremesso convertido, ele só perde para LeBron James, do Los Angeles Lakers, com 10.5. James possui 10.9 até o momento.
Harden quer sair?
Aparentemente, James Harden não quer mais ficar no Brooklyn Nets. Embora ele tenha a oportunidade de garantir o primeiro título da carreira na equipe, Harden não gosta da ideia de jogar sozinho em várias partidas. Não foi para isso que ele deixou a idolatria no Houston Rockets.
Sem Kevin Durant, por lesão, e Kyrie Irving, por escolha própria nos jogos em casa, Harden sofre quando se vê nessa situação. Não é nada confortável para quem é chamado para uma festa muito famosa, mas a banda para de tocar e acabam as bebidas. A sensação é meio que “o que é que eu estou fazendo aqui?”.
Não por menos, ele não assinou a extensão contratual e vai se tornar agente livre irrestrito ao fim da temporada. Uma troca para o Philadelphia 76ers, todavia, não estaria nos planos da diretoria. O problema é que pode ficar sem ele e sem Ben Simmons (ou qualquer outro jogador).
Fica parecendo que tudo é na base do improviso. O Nets já jogou 50 vezes na temporada, mas sabe quantas vezes o trio atuou junto? Em duas míseras partidas. Aliás, foram vitórias sobre o Indiana Pacers (por oito pontos) e Chicago Bulls (por 26).
E nos playoffs?
Bem, Kyrie Irving vai se ausentar nas partidas em casa e não pretende mudar isso. O Brooklyn Nets não pode fazer muita coisa, a não ser pensar em uma troca ao fim da temporada para algum time que ele possa atuar e, assim, ter algum valor de negociação. Hoje, Irving tem pouco, muito pouco.
O Nets vai assim, no improviso mesmo. Sem Irving, o titular é Patty Mills, considerando o fato de Kevin Durant estar saudável. E se não estiver, vai de James Harden sozinho.
É o que tem pra hoje.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: