A partir desta sexta-feira (31), o Toronto Raptors fará seus jogos na Scotiabank Arena sem presença de torcida. A medida segue as orientações do governo de Ontário que, visando frear a disseminação da variante Ômicron, limitou a participação em salas de concerto, arenas e teatros para mil pessoas. Assim, para o jogo desta sexta-feira contra o Los Angeles Clippers, a franquia canadense cancelou todos os ingressos. Também foi anunciado que a nova regra será válida por, ao menos, três semanas.
A capacidade da Scotiabank Arena já havia sido reduzida para 50% no início de dezembro. Além disso, nesta semana, o local parou de vender alimentos ou bebidas durante os eventos com o intuito de tornar mais rígido o uso de máscara. O governo canadense já demonstrara sua preocupação com o coronavírus antes. Em novembro, o ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, informou que proibiria jogadores não vacinados de jogar no país. Desde o dia 30 de novembro, o Canadá passou a exigir a imunização para viagens dentro e fora do país.
Na temporada 2020-21, o Raptors não pôde sediar as partidas em sua arena. Como resultado, adotou a cidade de Tampa, na Flórida, para receber os jogos com mando de quadra. Contudo, antes do início da atual campanha, a franquia anunciara o retorno ao Canadá. Ao passo que a vacinação foi avançando no país e no mundo, as autoridades locais permitiram a realização de eventos para pessoas imunizadas. Em contrapartida, àquela altura os líderes políticos não esperavam o avanço de uma nova variante do vírus.
Reflexos dentro de quadra?
Desse modo, o Toronto Raptors será a única equipe da NBA a não contar com a presença de torcedores em jogos como mandante. Atualmente, o time de Nick Nurse ocupa a 11ª posição na Conferência Leste com um saldo negativo de 14 vitórias e 17 derrotas.
Levando em consideração a fraca campanha até o momento, será interessante observar como os jogadores se comportarão sem o apoio da torcida. Vale ressaltar que, apesar da ausência dos fãs para os mandantes, o jogo também pode mudar para quem visitar o Raptors. Assim como presenciamos na “Bolha da Disney” em 2019, uma partida pode tomar rumos diferentes sem nenhum espectador. Portanto, nos resta aguardar para ver como os atletas se sentirão com essa sensação nostálgica – nada agradável – de uma partida sem torcida.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: