Criticados, Harden, Tatum e Lillard dão sinal de vida

Após início ruim, os três astros estão mostrando o basquete dos últimos anos

criticados Harden Tatum Lillard Fonte: Montagem/AFP

O início de temporada dos astros James Harden, Jayson Tatum e Damian Lillard não foi nada bom e eles foram muito criticados. Agora, eles dão sinal de vida com as recentes performances. Entretanto, tudo parece passar por uma adaptação ao novo material esportivo: a bola.

Continua após a publicidade

Em junho, a NBA divulgou a Wilson como a bola para as próximas temporadas, após 37 anos com a Spalding. Então, muitas “coincidências” aconteceram. Astros como Harden, Tatum e Lillard não foram bem e, como consequência, foram duramente criticados. Embora alguns jogadores rejeitem tal motivo, Bradley Beal, do Washington Wizards, foi o primeiro a falar sobre as diferenças. Portanto, partindo disso, começamos a analisar o desempenho de alguns dos principais atletas jogo a jogo.

Continua após a publicidade

Entretanto, Harden e Lillard reclamaram, especificamente, sobre outra questão: mudança de regras de faltas.

Sabe aquelas marcações que a arbitragem fazia até a temporada passada? Eram questionáveis para o jogo da NBA, mas tornou-se um hábito. O jogador com a bola se jogava contra o defensor e, em seguida, era assinalada a falta, que resultava em lances livres. Porém, agora é diferente. Por vezes, em 2021-22, esse “atacante” foi quem ficou com a infração. Com isso, especialmente os dois, não gostaram da queda brusca nos lances livres.

Continua após a publicidade

Mas, pelo visto, as coisas estão se ajeitando.

James Harden

Após cobrar 15 lances livres nos cinco primeiros jogos, James Harden teve 63 nos últimos cinco. A mudança de postura não veio da arbitragem, mas do prório jogador. Ele passou a investir mais contra a cesta e, por consequência, sofreu faltas. É um erro dizer que ele depende dos lances de bonificação? Claro que não. Faz parte de seu estilo de jogo. Trata-se de um artifício e ele, sendo um astro como é, tratou de se adaptar.

Continua após a publicidade

Nas últimas cinco partidas, o camisa 13 possui médias de 28.4 pontos, 8.8 assistências e 7.0 rebotes. Então, o Brooklyn Nets venceu quatro e perdeu uma. É óbvio que a ausência de Kyrie Irving é um problema para o Nets, mas o time também se adaptou e, agora, lidera o Leste com 12 vitórias em 17 jogos.

Jayson Tatum

Um dos motivos principais pela melhora do Boston Celtics nas últimas partidas, o astro Jayson Tatum tem jogado como o “cara” da franquia. Embora isso tenha acontecido depois da lesão de Jaylen Brown, Tatum melhorou muito o arremesso, sobretudo de três. Nos últimos três jogos, ele registrou 34.7 pontos, 9.0 rebotes, 51.4% nos arremessos e 45.5% de aproveitamento em três pontos. Nas 14 partidas anteriores, Tatum havia acertado 29.4% de longa distância. Tal crescimento fez com que o time de Massachusetts vencesse sete das últimas dez.

Continua após a publicidade

Existe, porém, algo a ser debatido: o Celtics é melhor com só um dos dois? Sim, parece contraditório, porque quanto mais talento, melhor. Mas será que não ficaria mais impactante com um pivô superior a Robert Williams ou um armador com melhor aproveitamento nos arremessos de três que Marcus Smart? A torcida da equipe fica dividida e gosta dos dois, mas são só alguns exemplos de que o time pode ser ainda mais forte.

Damian Lillard

Na vitória do Portland Trail Blazers sobre o Philadelphia 76ers, na noite de sábado, Damian Lillard obteve a sua melhor marca em pontuação desde o início da temporada. Lillard converteu cinco das 13 tentativas de três (38.5%) e anotou 39 pontos. Vale registrar, porém, que o Sixers está todo desfalcado, mas aconteceu. Além disso, o Blazers vem de três vitórias consecutivas sobre Chicago Bulls, Toronto Raptors e, agora, o 76ers. Nos jogos em casa, o time venceu todos os últimos oito embates. Perdeu apenas na estreia, para o Sacramento Kings.

Continua após a publicidade

Lillard vem demonstrando adaptação, especialmente nas últimas quatro partidas. Nos arremessos de três, o camisa 0 converteu 15 das 37 tentativas (40.4%), aproveitamento similar a dos anos anteriores. Desde então, suas médias são de 26.2 pontos, 8.0 assistências, além de 26 de 27 lances livres (96.3%).

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:  

Continua após a publicidade

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER 

Últimas Notícias

Comentários