25 melhores jogadores abaixo de 25 anos da NBA (25-21)

Integrantes do Jumper Brasil e alguns dos maiores analistas do país elegem os melhores atletas jovens da liga na atualidade

melhores jogadores anos nba Fonte: Ezra Shaw/AFP

Jumper Brasil tem uma pergunta para você: quem são os melhores jogadores da NBA abaixo dos 25 anos de idade? É isso que vamos tentar descobrir ao longo dessa semana. 

Nossa equipe e alguns dos principais analistas do país foram chamados pelo site para votarem sobre o tema, escolherem quem são os melhores atletas jovens da liga em listas particulares e intransferíveis. A intenção é formar um prisma de opiniões que reflita diferentes visões sobre o basquete e produção de conteúdo. 

  

Publicidade

  

  

Princípios da votação 

A votação foi realizada com 20 votantes que tiveram que responder a seguinte questão: quem são os 25 melhores jogadores abaixo de 25 anos de idade na NBA atual? Exigimos como resposta de cada consultado um ranking simples com 25 atletas, sem empates em posição.  

Publicidade

A pontuação seguiu a ordem inversa do ranking: o 25o colocado recebe um ponto, a 24a colocação rende dois pontos e assim sucessivamente até o primeiro lugar, que ganha 25 pontos. Dessa forma, um jogador que tenha a melhor avaliação possível poderá alcançar máximo de 500 pontos.  

 

Quem foram os votantes? 

Vinte votantes, como citado, foram consultados pelo Jumper Brasil na confecção dessa lista dos 25 melhores jogadores abaixo de 25 anos da NBA. A lista é composta por integrantes e parceiros do site, comentaristas e produtores de conteúdo sobre a liga nas redes sociais brasileiras. Confira quem foram os consultados: 

Publicidade

  

Amassando o Aro (voto de consenso da equipe)
André Mori (Basquete FM)
André Rocha (Podcast Basqueteiros)
Antonio Gomes (Jumper Brasil)
Daniel Ávila (Blog Turnover)
Esther Ribani (Área Restritiva)
Guilherme Campos (Podcast Splash Brothers)
Gustavo Freitas (Jumper Brasil)
Gustavo Lima (Jumper Brasil)
Heitor Facini (Buzzer Beater)
Janeiva Lisboa (Menina NBA)
Leonardo Paglioni (Podcast Splash Brothers)
Lucas Torres (Central do Draft)
Matheus Gonzaga (Layups & Threes)
Ricardo Romanelli (Basquete FM)
Ricardo Stabolito Junior (Jumper Brasil)
Samir Mello (Metrópoles)
Victor Linjardi (Jumper Brasil)
Vitor Camargo (UOL)
Willian Wallace (Coast to Coast Brasil)  

Publicidade

 

  

Regras de elegibilidade e votação 

Obviamente, a votação teve regras específicas quanto à elegibilidade de jogadores e o formato de ranqueamento. Estão listadas a seguir as quatro normas mais importantes estabelecidas para a formação dos 25 melhores jogadores abaixo de 25 anos da NBA: 

Publicidade

– Os jogadores elegíveis precisavam ter máximo de 24 anos e 364 dias de idade até o dia 02 de agosto de 2021, virada do ano fiscal da NBA; 

– Os votantes foram instruídos a considerar a produção atual do jogador, não o seu talento percebido ou produção projetado no futuro; 

Publicidade

– Calouros na próxima temporada e jogadores que ainda não entraram em quadra na liga não são elegíveis; 

– Em caso de empate na votação, o critério de desempate é o maior posicionamento em um dos rankings individuais conquistado pelo jogador.  

Publicidade

  

  

Como está o ranking até agora 

O ranking começará a ser divulgado hoje, mas podemos adiantar que houve 15 atletas que foram citados pelos votantes e não conseguiram lugar entre os 25 selecionados. A relação desses jogadores está a seguir: 

Publicidade

26. O.G.Anunoby (Raptors, 42 pontos)
27. Jonathan Isaac (Magic, 28 pontos)
28. Tyrese Haliburton (Kings, 22 pontos)
29. Tyler Herro (Heat, 22 pontos)
30. Darius Garland (Cavaliers, 22 pontos)
31. Robert Williams III (Celtics, 10 pontos)
32. DeAndre Hunter (Hawks, 7 pontos)
33. Luguentz Dort (Thunder, 7 pontos)
34. Markelle Fultz (Magic, 6 pontos)
35. Matisse Thybulle (Sixers, 6 pontos)
36. Mitchell Robinson (Knicks, 3 pontos)
37. Malik Beasley (Timberwolves, 2 pontos)
38. Lauri Markkanen (Cavaliers, 2 pontos) 
39. Thomas Bryant (Wizards, 1 ponto)
40. Miles Bridges (Hornets, 1 ponto) 

  

 

Então, essa é a primeira parte da lista dos 25 melhores jogadores da NBA abaixo de 25 anos do Jumper Brasil – edição 2021: 

Publicidade

  

AFP

25. Dejounte Murray (armador, San Antonio Spurs) – 51 pontos

Estatísticas 2020-21
31.9 minutos, 15.7 pontos (45.3% FG), 7.1 rebotes, 5.4 assistências e 1.5 roubos de bola em 67 partidas 

Publicidade

Melhores posições 
17 (Gustavo Freitas)
20 (Daniel Avila, Matheus Gonzaga, Ricardo Stabolito e Samir Mello) 

Piores posições
Não ranqueado (André Mori, Antonio Gomes, Esther Ribani, Gustavo Lima, Heitor Facini, Janeiva Lisboa, Lucas Torres, Victor Linjardi e Vitor Camargo) 

Publicidade

O que temos a dizer
É fácil perder de vista Murray em uma NBA cheia de jovens armadores de destaque: não se trata de um virtuoso jogador ofensivo que ganha a atenção do público, mas faz quase todo o resto com competência. Consegue quebrar defesas e chegar ao garrafão com boa regularidade, pega rebotes, acelera o jogo, comete poucos erros e (acima de tudo) é um dos melhores defensores da posição. Vamos ter, provavelmente, a chance de vê-lo pela primeira vez no real comando do ataque do Spurs na temporada que se aproxima. 

Publicidade

Uma estatística interessante
Murray não é um grande arremessador, mas, na temporada passada, acertou 48.1% dos chamados longos tiros de dois pontos (entre 16 pés e a linha de três pontos) que tentou. Não é o chute que “brilha os olhos” da NBA hoje, mas ele quase foi um dos dez melhores jogadores da liga no quesito entre aqueles com mínimo de uma tentativa por jogo. 

  

  

Publicidade

AFP

24. Jaren Jackson Jr. (pivô, Memphis Grizzlies) – 52 pontos

Estatísticas 2020-21
23.5 minutos, 14.4 pontos (42.4% FG), 5.6 rebotes, 1.1 roubos de bola e 1.6 tocos em 11 partidas 

Melhores posições 
11 (Janeiva Lisboa)
17 (Lucas Torres)
19 (Daniel Avila) 

Publicidade

Piores posições
Não ranqueado (André Rocha, Esther Ribani, Gustavo Lima, Heitor Facini, Leonardo Paglioni, Matheus Gonzaga, Ricardo Romanelli, Ricardo Stabolito, Victor Linjardi e Willian Wallace) 

https://www.youtube.com/watch?v=kUnB3k2GJCU

O que temos a dizer
Jackson passou a maior parte da última temporada longe das quadras e não foi mais do que uma nota de rodapé na ótima reta final do Grizzlies. A participação tímida não nos faz esquecer do “unicórnio” que projeta ser: um defensor versátil com mãos rápidas e que desliza os pés no perímetro, enquanto espaça a quadra e vem em franca evolução atacando closeouts. Ele está a alguns rebotes – maior ponto fraco em seu jogo – e um pouco mais de saúde de ser o que a NBA mira em um pivô contemporâneo.    

Publicidade

Uma estatística interessante
No somatório da carreira, Jackson acumula média de 4.7 rebotes atuando 26.9 minutos por partida. Donte DiVincenzo, Pat Connaughton, Kyle Anderson, Bruce Brown e Oshae Brissett são alguns dos atletas que, na temporada passada, pegaram mais do que 4.7 rebotes atuando menos de 28 minutos por noite.  

  

  

Publicidade

boletim rumores times nba

AFP

23. Jarrett Allen (pivô, Cleveland Cavaliers) – 76 pontos

Estatísticas 2020-21
30.3 minutos, 13.2 pontos (60.9% FG), 9.9 rebotes, 1.7 assistências e 1.4 tocos em 51 partidas 

Melhores posições 
11 (Esther Ribani)
15 (Gustavo Freitas)
18 (Janeiva Lisboa) 

Publicidade

Piores posições
Não ranqueado (Daniel Avila, Gustavo Lima, Heitor Facini, Lucas Torres, Matheus Gonzaga, Ricardo Stabolito, Vitor Camargo, Willian Wallace) 

Publicidade

O que temos a dizer
Tem muito mais transpiração do que inspiração no jogo de Allen. Isso pode parecer uma crítica, porém trata-se de elogio ao falarmos de uma posição que exige mais jogadores esforçados do que astros hoje em dia. O pivô é ótimo no pick-and-roll nos dois lados da quadra: realiza bons screens, finaliza em torno do aro e protege o aro com mobilidade enquanto comete poucas faltas. É difícil encontrar alguém tão jovem com um jogo tão eficiente e bem resolvido – e também com US$100 milhões garantidos na conta.    

Uma estatística interessante
Entre todos os jogadores que atuaram mínimo de 28.0 minutos por partida na última temporada, Allen foi o terceiro atleta com a maior taxa de rebotes coletados na liga (18.9%). Apenas Clint Capela (22.0%) e Jonas Valanciunas (20.2%) tiveram índice maior na campanha. 

Publicidade

  

  

nba boletim rumores times

Nathaniel S. Butler / AFP

22. R.J. Barrett (ala-armador, New York Knicks) – 81 pontos

Estatísticas 2020-21
34.9 minutos, 17.6 pontos (40.1% 3pt), 5.8 rebotes, 3.0 assistências e 0.7 roubos de bola em 72 partidas 

Publicidade

Melhores posições 
16 (Gustavo Lima)
18 (Guilherme Campos, Samir Mello e Vitor Camargo) 

Piores posições
Não ranqueado (Amassando o Aro, Gustavo Freitas, Leonardo Paglioni e Victor Linjardi) 

Publicidade

O que temos a dizer
Barrett é o jovem astro ideal para atuar sob o comando de Tom Thibodeau: um garoto fisicamente durável cujo óbvio talento não reduz a sua aplicação e esforço em quadra. Ele coloca a bola no chão e ataca a cesta em volume com inteligência, enquanto pega rebotes contestados e possui excelente postura defensiva. Arremessou 40% para três pontos, discretamente, na última temporada. Se os seus flashes passando depois de infiltrações se consolidarem, pode realmente ser um criador primário nessa liga.   

Publicidade

Uma estatística interessante
Barrett tornou-se só o oitavo jogador da história da NBA a somar 2.000 pontos, 500 rebotes e 300 assistências na liga antes de completar 21 anos de idade. Quem são os outros sete? LeBron James, Kevin Garnett, Carmelo Anthony, Luka Doncic, Kevin Durant, Tracy McGrady e Kobe Bryant. 

  

  

Publicidade

melhores jogadores anos nba

Ezra Shaw/AFP

21. Mikal Bridges (ala, Phoenix Suns) – 83 pontos 

Estatísticas 2020-21
32.6 minutos, 13.5 pontos (42.5% 3pt), 4.3 rebotes, 2.1 assistências e 1.1 roubos de bola em 72 partidas 

Melhores posições 
15 (Amassando o Aro e Ricardo Romanelli)
17 (Samir Mello) 

Publicidade

Piores posições
Não ranqueado (André Mori, André Rocha, Esther Ribani, Guilherme Campos, Janeiva Lisboa e Willian Wallace) 

Publicidade

O que temos a dizer
Independentemente da idade, Bridges já é um dos melhores “3-and-D” jovens da NBA. Ele ajudou a levar o Suns até a decisão do título da temporada convertendo 37% dos seus arremessos de longa distância enquanto marcava craques como LeBron James e Paul George. Mas o grande ponto é que, contra fortes defesas, já deu sinais que pode ser mais do que a função que exerce: conseguiu colocar a bola no chão com bastante segurança e atacou closeouts para criar bons arremessos de curta e média distância. 

Uma estatística interessante
Bridges teve o melhor net rating entre todos os titulares do Suns na última temporada: enquanto esteve em quadra, a equipe do Arizona derrotou os seus adversários por 7.4 pontos a cada 100 posses de bola. De todos os jogadores do elenco, apenas Cameron Payne (+7.8) e Dario Saric (+11.5) tiveram melhor índice.  

Publicidade

  

[forminator_poll id=”188310″]

  

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:   

Instagram 
YouTube 
Twitter 
Canal no Telegram 
Apostas – Promocode JUMPER 

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários