Fim do mistério. O astro Chris Paul está fora do primeiro jogo da final do Oeste, contra o Los Angeles Clippers, neste domingo, de acordo com o jornalista Shams Charania, do site The Athletic. Paul entrou, na última quarta-feira, nos protocolos de saúde e segurança da NBA e não há prazo definido para o seu retorno às quadras.
Sem Paul, o técnico Monty Williams deverá optar por Cameron Payne em seu lugar no quinteto titular, enquanto Devin Booker ficará responsável pelas principais ações ofensivas do time do Arizona. É esperado, também, que Jevon Carter, terceiro armador da equipe, ganhe alguns minutos na rotação.
“Eu não consigo dizer quando ele volta porque as coisas mudam a cada dia”, afirmou Wiliiams. “Eu tentei lidar com isso um dia de cada vez, mas baseado neste protocolo em específico, tudo pode ser mudado a cada dia. Eu gostaria de dizer quando ele estará pronto para jogar, mas eu não consigo no momento”.
Autor de 37 pontos na vitória que despachou o Denver Nuggets em quatro jogos na semifinal de conferência, Paul possui uma média de 6.2 assistências para cada erro de ataque nos playoffs, melhor índice da liga. Payne, no entanto, possui características diferentes e procura o lance individual antes de passar para os seus colegas. Neste caso, Booker deverá ser o principal organizador de jogadas.
Embora ainda não tenha sido confirmado pela liga se Paul contraiu coronavírus ou se ele teve contato com alguém com COVID-19, a NBA anunciou que, em seu último teste com 164 jogadores, apenas um caso foi confirmado. Especula-se ser o jogador do Suns.
A primeira partida da série final da conferência Oeste acontece neste domingo, às 16h30 (horário de Brasília).