Restam duas rodadas para o fim da temporada regular e, agora, você fica sabendo tudo o que ainda está em jogo na NBA em 2020-2021. Neste sábado e domingo, serão realizados 21 jogos, sendo 15 deles amanhã. O Los Angeles Lakers, campeão da última campanha, é um dos principais interessados nos resultados.
Los Angeles Lakers
E tudo começa justamente pelo Lakers. O time californiano encara o Indiana Pacers às 14h (horário de Brasília). Aqui, é bem simples. Se perder, a equipe de Los Angeles está automaticamente no play-in, a repescagem da NBA. O Lakers precisa vencer seus dois compromissos (o outro, diante do New Orleans Pelicans, às 22h de domingo) e torcer por derrota do Portland Trail Blazers para o Denver Nuggets (às 22h de domingo).
Lakers vem de três vitórias consecutivas, enquanto Blazers perdeu apenas um de seus últimos seis compromissos. A derrota do Blazers aconteceu nos últimos instantes para o Phoenix Suns, na última quinta-feira, por 118 a 117. Caso tivesse vencido, não haveria chances para o concorrente aos playoffs.
Cenário 1 – Lakers no play-in em sétimo
Se não conseguir os resultados necessários, Lakers encara o oitavo colocado (briga entre Golden State Warriors e Memphis Grizzlies) e terá duas chances de classificação aos playoffs. Se vencer, garante o sétimo lugar da conferência e encara o Phoenix Suns na primeira rodada dos mata-matas.
Cenário 2- Lakers no play-in em oitavo
Caso perca para Warriors ou Grizzlies, ainda resta uma chance, diante do vencedor do jogo entre nono e décimo do Oeste (Warriors ou Grizzlies x San Antonio Spurs). Vencendo, fica em oitavo e pega o Utah Jazz. Agora, se perder os dois confrontos, o atual campeão está eliminado e sequer disputa os playoffs.
Detalhe…
Só que tudo isso pode mudar se o Jazz não vencer o eliminado Sacramento Kings (às 22h de domingo), já que se o Suns vencer seus dois embates (contra o Spurs no sábado, às 15h e no domingo, também às 15h), fica com o primeiro lugar do Oeste, pois o time do Arizona tem vantagem no confronto direto (três vitórias, nenhuma derrota) contra o Jazz.
Cenário 3- Lakers se classifica direto para os playoffs
Aqui, depende da combinação de resultados com o Blazers. De novo, precisa vencer seus dois jogos e torcer para o adversário perder para o Denver Nuggets. Neste caso, o Lakers ficaria em sexto e pegaria o terceiro colocado do Oeste. A briga está entre Los Angeles Clippers e o próprio Nuggets, empatados com 47 vitórias e 24 derrotas.
Clippers fujão?
Dizem, apenas dizem, que o Los Angeles Clippers jogou sem preocupações com a vitória contra o Houston Rockets na noite de sexta-feira. Sem vários titulares, o time perdeu para o Rockets e caiu para o quarto lugar do Oeste. Mas o que significa para o Clippers ficar em terceiro ou em quarto?
Caso fique em terceiro e o Lakers conseguir a vaga direta, o confronto entre os dois times de Los Angeles acontecerá já na primeira rodada dos playoffs. Como perdeu para o Rockets, o Clippers caiu para o quarto lugar (perde no confronto direto para o Nuggets). O Clippers pega o Oklahoma City Thunder (domingo, às 22h), enquanto o Nuggets encara o Blazers (domingo, às 22h).
O negócio é o seguinte: o Thunder vem de nove derrotas consecutivas, poupando praticamente todos os titulares a cada rodada, sem a menor vontade de vencer para garantir uma boa escolha no draft. Se o Clippers for com time alternativo e perder, é óbvio que estará tentando fugir do confronto com o Lakers. Já o Nuggets, tem o Blazers querendo a vitória a qualquer custo para não cair para o play-in.
Briga pelo topo no Oeste
Utah Jazz e Phoenix Suns ainda disputam o primeiro lugar da conferência, como informado em Detalhe…
O que acontece aqui é claro. As maiores chances de escapar do Lakers é ficando com a primeira posição no Oeste, segundo as principais casas de apostas. Espera-se, portanto, que seja difícil o time californiano ir direto e ficar em sexto, enquanto o sétimo lugar é o mais provável. Sendo sétimo, o Lakers encara o segundo da conferência.
Jazz pega o Sacramento Kings, enquanto o Suns terá dois confrontos com o San Antonio Spurs. O time de Salt Lake City possui mais chances de ficar em primeiro.
Grizzlies e Warriors lutam por duas chances
A partida entre Memphis Grizzlies e Golden State Warriors não representa apenas o último jogo das duas equipes na temporada 2020-21 da fase regular. É, ainda, a oportunidade que os dois possuem por duas chances de playoffs.
Empatados com 38 vitórias e 33 derrotas, quem vencer fica em oitavo. Quem perder, é o nono.
Pelas regras da repescagem desta temporada, o oitavo pega o sétimo da temporada regular em jogo único. Se vencer, está classificado em sétimo e pega o segundo colocado da conferência nos playoffs. Se perder, ainda terá mais uma oportunidade, diante do vencedor entre nono e décimo.
Ou seja, para isso, os dois times pouparam seus principais jogadores na rodada de sexta-feira e se enfrentam neste domingo, às 16h30 com força total.
Conferência Leste
No Leste, a situação é bem menos dramática. O Philadelphia 76ers garantiu a primeira posição da conferência com vitória sobre o Orlando Magic na noite de sexta-feira. O Brooklyn Nets é o segundo, com 46 vitórias e 24 derrotas, seguido de perto pelo Milwaukee Bucks, o terceiro, com 45 triunfos em 70 jogos. Restam dois jogos para cada. Nets pega o Chicago Bulls (14h, neste sábado) e Cleveland Cavaliers (às 20h de domingo), enquanto o Bucks encara o Miami Heat (neste sábado, às 21h) e Bulls (domingo, às 22h). Em caso de empate ao fim das 72 partidas, o Bucks tem a vantagem no confronto direto e fica com o segundo lugar.
Situação inusitada
Acontece que não tem nada definido entre as posições quatro e seis da conferência. Atlanta Hawks (40 vitórias, 31 derrotas), Miami Heat (39 vitórias, 31 derrotas) e New York Knicks (39 vitórias, 31 derrotas) estão praticamente empatados. Agora, quem leva a vantagem?
Neste caso, é uma mistura de duas regras. A primeira, é sempre pelo confronto direto. A segunda, especificamente aqui, é a dos campeões de divisão.
Vamos por partes.
Caso aconteça um tríplice empate
Pela divisão Sudeste, o Hawks tem vantagem no confronto direto com o Heat (2 a 1 na fase regular). Em caso de empate, Hawks é o quarto contra qualquer um dos oponentes. O Heat venceu as três partidas contra o Knicks na temporada, então teria a quinta posição se tudo empatar, com o time de Nova York em sexto.
No entanto, o campeão de divisão sempre terá vantagem se acontecer um tríplice empate. Neste caso, fica entre Hawks mais uma vez leva vantagem pelo confronto direto. O Knicks pode ficar em quarto, caso termine com melhor campanha que os outros dois, independentemente do título de divisão de Hawks ou Heat, por conta de regra alterada em 2015. Antes, o campeão da divisão tinha, automaticamente, o mando de quadra.
Por fim, a repescagem do Leste
O Boston Celtics é o sétimo em qualquer resultado deste final de semana. O oitavo ainda tem briga entre Charlotte Hornets, Indiana Pacers e Washington Wizards. O Hornets possui vantagem sobre o Pacers em caso de empate (venceu as três partidas na temporada). Os times possuem a mesma campanha, com 33 vitórias e 37 derrotas.
O Hornets também tem vantagem sobre o Wizards (2 a 0), última partida acontece no domingo, às 14h. Neste sábado, entretanto, a equipe de North Carolina encara o New York Knicks, às 14h.
Ficou tudo claro?