Coluna Baloncesto (15/05/2021)

Confira como foi a semana dos clubes do basquete espanhol e dos atletas espanhóis que atuam na NBA

Coluna Baloncesto (15/05/2021) Fonte: Divulgação / Twitter do San Pablo Burgos

Está no ar a Coluna Baloncesto de 15/05/2021, enfatizando os acontecimentos envolvendo os clubes espanhóis, que formam a liga de basquete mais forte do mundo sob as regras da FIBA e cuja seleção masculina é a atual campeã mundial.

Barça pega Olimpia Milano na semifinal da Euroliga; San Pablo Burgos bicampeão da Champions League; ACB na reta final da temporada regular; a armada espanhola na NBA.

EUROLIGA

Publicidade

A principal competição de basquete do continente europeu terá sua fase final na Lanxess Arena, em Colonia, na Alemanha. Nas semifinais, marcadas para o dia 28, o Barcelona, primeiro colocado na temporada regular, terá pela frente o Olimpia Milano-ITA. Se vencer decide o título no dia 30, contra o ganhador de CSKA-RUS x Anadolu Efes Istanbul-TUR.

CHAMPIONS LEAGUE

O Cultural Entertainment Complex Nagorny, em Nizhny Novgorod, na Rússia, foi a sede da fase final. Na decisão do título, o San Pablo Burgos conquistou o bicampeonato ao derrotar o Pinar Karsiyaka-TUR, por 64 a 59 (15 x 13, 14 x 15, 17 x 11 e 18 x 20), mesmo com os 17 pontos do cestinha Amath M’Baye. O brasileiro Vítor Benite, além de maior pontuador da equipe burgalesa (15 pontos), foi eleito o MVP do torneio. Ele ainda pegou dois rebotes e deu duas assistências. O placar baixo se refletiu nas bolas de três: apenas cinco certas em 19 arremessadas pelos turcos e somente seis convertidas em 26 lançadas pelo SPB.

Publicidade

O San Pablo Burgos será o rival do Flamengo na decisão da próxima Copa Intercontinental, em fevereiro de 2022, em sede a ser definida.

“Estou sem palavras. Apenas agradecer meus companheiros, pois são os melhores” – disse Benite, ao receber o troféu de MVP ao lado da taça de campeão da Champions League Europa, único torneio do continente reconhecido pela FIBA.

Liga ACB

Publicidade

Em jogo adiado da 34ª rodada, o Gran Canaria complicou e muito a vida do Bilbao na luta contra o rebaixamento ao derrotá-lo em plena Bilbao Arena, por 92 a 71 (24 x 16, 26 x 14, 17 x 24 e 25 x 17). Os bilbaínos que não contaram com Ondrej Balvin e Leonardo Tote e tiveram como principal pontuador John Jenkins, com 19 pontos, um a menos que o cestinha Matt Costello. Outros quatro jogadores do time grancanario terminaram com dois dígitos: Oliver Stevic (18), AJ Slaughter (11), Olek Balcerowski (10) e Tomas Dimsa (10). Os visitantes acertaram dez de seus 20 arremessos de três. Com o resultado, o GC entrou na zona de classificação para os play-offs.

Em partida adiada da 30ª rodada, o Andorra venceu o Unicaja Málaga por 92 a 85 (24 x 10, 21 x 27, 20 x 27 e 27 x 21), em pleno Palacio de Deportes José María Martín Carpena. O time andorrano não ganhava em Málaga há mais de 20 anos e com o triunfo segue na briga por um lugar nos play-offs, além de complicar a situação dos malaguenhos. O cestinha foi Clevin Hannah, com 20 pontos, um a mais que Dean Thompson, da equipe da casa. Os andorranos tiveram supremacia nos rebotes (31 x 17) e grande aproveitamento nas bolas de três: nove certas em 17 lançadas (53%).

Publicidade

Em jogo adiado da 35ª rodada, realizado na San Sebastián Arena, a lógica prevaleceu e o Baskonia, atual campeão, sacramentou o rebaixamento do lanterna Gipuzkoa, recém-promovido, ao ganhar por 81 a 63 (29 x 9, 9 x 23, 14 x 9 e 29 x 22), numa atuação irregular dos dois lados. O cestinha foi o visitante Achille Polonara, com 23 pontos. O principal pontuador dos bascos foi Viny Okouo, com 14. A equipe anfitriã foi muito mal nas bolas de três: 26 arremessos e apenas cinco convertidos.

A duas rodadas do fim (e alguns jogos atrasados), Real Madrid, Barcelona, Tenerife, Baskonia, Valencia, San Pablo Burgos e Joventut Badalona já estão garantidos nos play-offs. Gran Canaria (16 vitórias), Manresa (16v, mas só mais um jogo por realizar), Andorra e Unicaja Málaga (15v, porém três partidas pela frente), UCAM Murcia (14v e três jogos) e Zaragoza (14v) brigam pela vaga restante.

Publicidade

Por outro lado, o Estudiantes leva certa vantagem diante do Bilbao na luta contra o rebaixamento, tendo duas vitórias a mais (9 x 7), mesmo com apenas um jogo para terminar a sua campanha contra quatro do adversário.

O Bilbao e o pivô Goran Huskic chegaram a um acordo para a finalização do contrato.

Usman Garuba, do Real Madrid, recebeu o prêmio de Melhor Jovem da temporada 20/21. Outro jogador merengue, Walter Tavares foi o eleito o melhor defensor da Liga.

Publicidade

Trey Thompkins, também do Real, foi submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo e está fora do restante do campeonato.

O Baskonia apresentou Frantz Massenat, ala-armador norte-americano naturalizado haitiano de 29 anos e 1,93m, que estava no Pesaro-ITA. É a segunda contratação da equipe de Vitoria-Gasteiz depois da saída de Lucas Vildoza. A outra foi a de Quino Colom, na semana passada.

Publicidade

JJ Barea, armador de 36 anos, abandonou o Estudiantes, alegando motivos pessoais (saudades da esposa e dos filhos). Com o time brigando para não ser rebaixado, sua atitude foi muito criticada. Ao todo foram 18 partidas pelo Estu, com média de 22 minutos, 12 pontos e quatro assistências.

LIGA LEB ORO

A segunda fase teve os seguintes resultados pela penúltima rodada: Alicante 76 x 66 Breogán, Palma 69 x 67 Palencia, Almansa 73 x 80 Coruña, Granada 90 x 85 Valladolid e Castelló 85 x 62 Oviedo.

Os resultados definiram os sete classificados aos play-offs, Coruña, Granada e Breogán dividem a liderança com 12 vitórias e cinco derrotas, seguidos pelo Castelló (11v – 6d). Oviedo e Alicante (9v – 8d) aparecem em seguida. O Palma (8v – 9d) fecha o G-7. Valladolid (6v – 11d), favorito ao acesso antes de o campeonato começar, Almansa e Palencia (3v – 14d) estão eliminados.

Publicidade

Domingo (16), pela última rodada, definindo as colocações finais, jogam Breogán x Almansa, Coruña x Castelló, Oviedo x Granada, Valladolid x Palma e Palencia x Alicante.

Após a última rodada, os sete primeiros colocados avançarão às eliminatórias ao acesso junto com o primeiro do Grupo da Permanência (onde estão os outros nove clubes, entre eles os três promovidos Real Murcia, Girona e Universidad de Burgos, e que terá os quatro últimos rebaixados para a Liga LEB Plata). No momento Huesca, Cáceres e Girona lideram com nove vitórias, seguidos por Lleida, Melilla, Murcia e Ourense, todos com um triunfo a menos. No entanto, o Huesca folga na jornada decisiva e no dia 18, em jogo adiado, o Ourense vai receber o Murcia, o que pode mudar tudo.

Publicidade

NBA

Cinco jogadores espanhóis estão na temporada 2020/21: os pivôs Marc Gasol (Los Angeles Lakers), Serge Ibaka (Los Angeles Clippers) e Willy Hernangómez (New Orleans Pelicans), o armador Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves) e o ala-pivô Juancho Hernangómez (Minnesota Timberwolves), este último o único a não trocar de equipe.

Publicidade

Confira os desempenhos de cada na semana (com a colaboração do @BrasilAD):

Los Angeles Clippers 100 x 106 New York Knicks
Serge Ibaka: não foi relacionado

Charlotte Hornets 110 x 112 New Orleans Pelicans
Willy Hernangómez: nove pontos, 16 rebotes, uma assistência, dois roubos de bola e um toco, em 22 minutos em quadra

Publicidade

Orlando Magic 96 x 128 Minnesota Timberwolves
Ricky Rubio: 18 pontos, dois rebotes, três assistências e um roubo de bola, em 26 minutos em quadra
Juancho Hernangómez: 14 pontos, três rebotes, duas assistências, um roubo de bola e um toco, em 21 minutos em quadra
Willy Hernangómez: não foi relacionado

Los Angeles Lakers 123 x 110 Phoenix Suns
Marc Gasol: um ponto, seis rebotes e três assistências, em 18 minutos em quadra

Memphis Grizzlies 115 x 110 New Orleans Pelicans
Willy Hernangómez: 15 pontos, oito rebotes e quatro assistências, em 24 minutos em quadra

Publicidade

Detroit Pistons 100 x 119 Minnesota Timberwolves
Ricky Rubio: 19 pontos, três rebotes, cinco assistências, dois roubos de bola e um toco, em 30 minutos em quadra
Juancho Hernangómez: dois pontos, cinco rebotes, três assistências e um roubo de bola, em 14 minutos em quadra.

Toronto Raptors 96 x 115 Los Angeles Clippers
Serge Ibaka: não foi relacionado

Los Angeles Lakers 101 x 99 New York Knicks
Marc Gasol: três rebotes e quatro assistências, em 17 minutos em quadra

Publicidade

Dallas Mavericks 125 x 107 New Orleans Pelicans
Willy Hernangómez: 12 pontos, dez rebotes, três assistências e um roubo de bola, em 26 minutos em quadra

Los Angeles Lakers 124 x 122 Houston Rockets
Marc Gasol: não entrou em quadra

Charlotte Hornets 90 x 113 Los Angeles Clippers
Serge Ibaka: não foi relacionado

Minnesota Timberwolves 103 x 114 Denver Nuggets
Ricky Rubio: seis pontos, seis rebotes, cinco assistências e um roubo de bola, em 28 minutos em quadra
Juancho Hernangómez: quatro pontos e três rebotes, em 15 minutos em quadra

Publicidade

Houston Rockets 122 x 115 Los Angeles Clippers
Serge Ibaka: 15 pontos, sete rebotes e quatro assistências, em 17 minutos

Golden State Warriors 125 x 122 New Orleans Pelicans
Willy Hernangómez: dez pontos, nove rebotes e uma assistência, em 24 minutos em quadra

Veja as médias de cada jogador até o momento:
Marc Gasol: 5,1 pontos; 4,1 rebotes; 2,1 assistências (igual em relação à semana anterior)
Serge Ibaka: 11,1 pontos; 6,7 rebotes; 1,8 assistências (melhorou em relação à semana anterior)
Willy Hernangómez: 7,5 pontos; 7,0 rebotes; 1,1 assistência (melhorou em relação à semana anterior)
Ricky Rubio: 8,7 pontos; 3,2 rebotes; 6,4 assistências (piorou em relação à semana anterior)
Juancho Hernangómez: 7,4 pontos; 4,0 rebotes; 0,7 assistências (igual em relação à semana anterior)

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários