Quatro times brigam pelas duas vagas restantes aos playoffs da Euroliga. A uma rodada do fim da temporada regular, a principal competição de basquete do continente europeu tem seis clubes garantidos na fase de mata-mata: Barcelona-ESP, dono da melhor defesa e já assegurado antecipadamente na primeira colocação; CSKA-RUS e Anadolu Efes-TUR, dono do melhor ataque, já garantidos entre os quatro primeiros; Olimpia Milano-ITA, Fenerbahçe-TUR e Bayern de Munique-ALE (primeira vez na história).
Quatro agremiações brigam pelas duas vagas restantes: Real Madrid-ESP (19v e 14d), Zenit-RUS (18v e 14d), Baskonia-ESP (18v e 15d) e Valencia (18v e 15d).
A última rodada da Euroliga terá um duelo direto pela classificação entre Valencia e Baskonia, no dia 8 de abril. Quem vencer consegue a vaga, desde que o Zenit seja derrotado em casa pelo já eliminado Maccabi Tel Aviv-ISR, no dia seguinte, ou diante do Panathinaikos-GRE, no dia 12. Outra possibilidade é o revés do Real Madrid, que também no dia 8 visitará o Fenerbahçe-TUR e avança com um triunfo. O primeiro critério de desempate é o confronto direto.
A pandemia do novo coronavírus adiou algumas partidas da competição e elas acontecerão depois da última rodada. No entanto, apenas o jogo do Zenit pode significar algo. Esta é apenas a segunda temporada dos russos entre os principais clubes da Europa. Na anterior (2019/20), antes de ser suspensa, a campanha era ruim: apenas oito vitórias e 20 derrotas.
Recordista de títulos da Euroliga (dez), o Real Madrid foi campeão em 1964, 1965, 1967, 1968, 1974, 1978, 1980, 1995, 2015 e 2018. Ao mesmo passo que será eliminado caso perca, se derrotar o já classificado Fenerbahçe ficará à frente do adversário e poderá até mesmo terminar entre os quatro primeiros, caso o Milano, em casa, perca para o Anadolu Efes, e o Bayern de Munique, fora, seja batido pelo Barça.
Quatro vezes campeão da EuroCup, o Valencia voltou à Euroliga na temporada passada. Situação diferente do Baskonia, atual campeão espanhol, que avançou aos playoffs nas últimas quatro edições em que participou (excluindo a última, que foi suspensa), sendo eliminado nas quartas de final nas três mais recentes.