O Indiana Pacers não parece ser um dos times mais ativos no mercado caminhando para a trade deadline. E há um bom motivo para isso: a equipe acredita que os seus reforços na segunda metade da campanha já estão no elenco. Destaque na “bolha”, T.J. Warren acaba de recuperar-se de uma cirurgia no pé e fez apenas quatro jogos até agora. Mais importante: o Pacers pretende promover a estreia do recém-adquirido Caris LeVert nas próximas semanas e tê-lo à disposição para os playoffs.
De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o ala-armador está completamente recuperado de uma cirurgia para remover um carcinoma, tumor cancerígeno detectado nos rins do jogador em janeiro. A massa foi encontrada nos exames que antecederam a confirmação de seu envio do Brooklyn Nets para o time de Indiana, como parte da troca que levou o astro James Harden para Nova Iorque. Mesmo com o diagnóstico, o Pacers aceitou fechar o negócio e ofereceu completo apoio ao atleta.
O câncer nos rins é apontado como um dos menos agressivos pela comunidade médica, mas, exatamente por isso, só costuma ser diagnosticado em estágio mais avançado. O quadro de LeVert foi notado na etapa inicial e seu rápido retorno deve-se a isso. Ele foi reintegrado ao elenco há pouco mais de um mês e o técnico Nate Bjorkgren revelou o jovem atleta começou a participar de treinamentos leve, sem competição, nas últimas semanas de fevereiro.
O ala-armador admitiu, em entrevista recente, que o negócio – e, por consequência, a obrigação de realizar uma bateria de exames – pode ter sido uma benção disfarçada. “Não tinha quaisquer sintomas. Estava jogando normalmente, sentindo-me saudável e não havia perdido nenhuma partida da temporada. Esses exames eram a única forma de descobrir o que acontecia dentro de mim. Sei que essa troca pode ter salvo minha vida em longo prazo”, desabafou.
A tendência é que, embora seja conduzida com paciência, a volta às quadras de LeVert aconteça até o início de maio. O prazo estaria traçado para que ele tenha condições de ganhar ritmo de jogo até os playoffs, que estão agendados para começarem em 22 de maio. Ainda não se sabe em qual função Bjorkgren quer utilizar o novo reforço: como titular ou primeiro jogador saindo do banco de reservas, a exemplo do que acontecia com Steve Nash, no Nets.
A estreia de LeVert seria extremamente importante para o Pacers se ocorresse já nas próximas semanas por conta do momento difícil que o time vive: após um excelente início de temporada, a equipe “despencou” na classificação antes do Jogo das Estrelas e ocupa apenas a 10a posição do Leste. O ala-armador participou de 12 partidas do Nets na atual campanha, registrando médias de 18.5 pontos, 4.3 rebotes e 6.0 assistências em pouco menos de 28 minutos de ação.