O New York Knicks acordou nessa segunda-feira em uma condição que já não vivia há muito tempo: na quarta posição do Leste, o time teria mando de quadra nos playoffs caso a temporada terminasse hoje. Mas isso não diminui os sonhos ambiciosos para o futuro próximo da equipe. Segundo Stefan Bondy, do periódico New York Daily News, rumores apontam que o Knicks segue monitorando potenciais reforços de elite e um dos nomes considerados é Karl-Anthony Towns, do Minnesota Timberwolves.
O repórter ainda apurou que um dos grandes obstáculos projetados para o negócio, na verdade, não existe: o técnico Tom Thibodeau não seria contrário à chegada do jovem pivô ao elenco. Ambos já trabalharam juntos no Twolves, entre 2016 e 2019, em uma relação que revelou-se bastante conturbada. Embora o atleta seja apontado como um dos responsáveis pela demissão do experiente treinador, Thibodeau promete ter uma postura pragmática se tiver a chance de comandá-lo novamente.
A maior dificuldade para o Knicks, então, seria convencer os executivos de Minneapolis a negociarem seu maior talento. Apesar das péssimas campanhas da equipe, não existiria qualquer sinalização de que Towns queira sair ou a franquia cogite trocá-lo. A situação, na verdade, é o total contrário: o craque está sob contrato garantido até 2024 e o time vem tomando todas as decisões possíveis para agradá-lo – incluindo fechar uma troca por D’Angelo Russell, um de seus melhores amigos na liga.
Towns é visto como um dos pivôs mais talentosos da NBA, mas sua competitividade é constantemente questionada e possui um histórico cada vez mais extenso de pequenas lesões que comprometem as suas temporadas. Ele ainda dá sinais de viver um quadro de depressão após a morte da mãe, vítima da COVID-19. Em 373 jogos disputados na carreira, o jogador de 25 anos registra médias de 22.7 pontos (com 39.6% de acerto nos arremessos de longa distância), 11.7 rebotes, 2.8 assistências e 1.5 toco.