Zion Williamson acaba de completar 50 partidas como profissional e, aos poucos, vem correspondendo às altas expectativas que carregava com a primeira escolha do draft de 2019. Com apenas 20 anos, o fenômeno comanda a campanha de recuperação do New Orleans Pelicans e é um dos atletas que mais pontuam dentro do garrafão na liga. Para David Fizdale, ex-treinador do New York Knicks e atualmente analista da ESPN, o único paralelo possível para Zion na história da NBA é o lendário Charles Barkley.
“Zion lembra-me tanto Charles Barkley, com a sua combinação de técnica e força bruta. Barkley tinha controle de bola e drible para conduzir a bola pela quadra, arremesso de três pontos, era simplesmente imparável no um contra um no poste baixo e passava a bola muito bem. Era um competidor e incansável. É o que vejo em Zion também, mas em um corpo ainda mais forte. Ele é assustador e divertido de assistir”, elogiou Fizdale, em participação no programa “The Jump”.
Em suas 50 primeiras partidas, Williamson acumulou 34 performances com mínimo de 20 pontos e convertendo 50% dos arremessos de quadra que tentou. O ala-pivô, com isso, igualou o recorde da história moderna da NBA nesse quesito – estabelecido pelo então calouro Shaquille O’Neal. A partir do ponto em que conseguiu manter o garoto saudável, Fizdale acredita que o Pelicans passou a ter um “monstro” em mãos.
“Zion é tudo o que esperava. É um talento diferente, especial. Você pode usar todos os melhores adjetivos que souber para defini-lo. A única dúvida relacionada a esse garoto sempre foi se conseguiria manter-se saudável – e, até agora, o Pelicans tem realizado um grande trabalho nesse sentido. Esse era o único ponto. E, hoje, ele está em ótima condição física”, elogiou o comandante de 46 anos.
Williamson registrou médias de 23.8 pontos e 6.5 rebotes em seus 50 primeiros jogos na liga, convertendo mais de 60% dos arremessos de quadra que tentou. Mas, se isso não bastasse, o prodígio oferece mais dentro de quadra. Ele está distribuindo quase cinco assistências nos últimos nove jogos e, apesar do recorde negativo nessa temporada, o Pelicans ainda não perdeu nas seis partidas em que o titular contabilizou cinco ou mais passes decisivos.
“Stan Van Gundy ainda está buscando mais formas de utilizá-lo e as possibilidades são bastante amplas. Isso é algo que venho dizendo há algum tempo: Zion tem o potencial para ser um dos melhores pontuadores, reboteiros e/ou criadores de jogadas dessa liga. Ele traz tudo isso consigo. É o pacote completo”, concluiu o técnico, um dos inúmeros fãs declarados de Williamson no meio da NBA.