O Milwaukee Bucks precisou disputar 54 jogos para sofrer a sua oitava derrota na última temporada. Já na campanha atual, em apenas 21 partidas, a equipe já soma tal número de reveses e os resultados mostram um time muito mais irregular do que aquele que foi líder isolado do Leste no ano passado. Esse é o pior início de competição do Bucks sob o comando de Mike Budenholzer – que assumiu a função em 2018 – e, para o ala Giannis Antetokounmpo, o elenco passa por uma crise de confiança interna.
“Talvez, nós não vençamos uns 50 ou 60 jogos nessa temporada, mas isso não é o mais importante. O que você realmente precisa é construir bons hábitos enquanto equipe, no final das contas. Precisamos gostar de jogar basquete, sentir que fazemos isso da forma certa e adorar a presença um dos outros. Para jogar bem, é necessário ter bons hábitos em quadra. Isso vai fazer a diferença lá na frente”, avaliou o atual MVP da liga, em uma longa entrevista ao site The Athletic.
O Bucks é, sem dúvidas, um time diferente daquele que dominou a NBA na temporada regular passada e registrou o melhor recorde geral. No ano passado, Milwaukee teve a melhor eficiência defensiva da liga (com sobras) e foi a única equipe a ceder menos do que 102 pontos por 100 posses de bola. Já nesse ano, os comandados de Budenholzer são donos do terceiro ataque mais produtivo da competição (marca quase 116 pontos por 100 posses), mas aparecem só em 14o lugar quando o assunto é a defesa.
“Estamos com problemas. Deveríamos estar atuando melhor e vencido alguns dos jogos que perdemos ultimamente. Hoje, para começar, estamos focados em melhorar o nível de atuação. Qualquer que seja o resultado, o foco é no processo nesse momento. Mas, acima de tudo, é necessário que confiemos uns nos outros. Nós só vamos apresentar o nosso melhor quando confiarmos uns nos outros”, indicou o ala grego, que também foi eleito melhor defensor da última temporada na liga.
A queda do Bucks também se reflete, em parte, no desempenho de Antetokounmpo. O ala já não surge mais entre os nomes mais comentados para ganhar o terceiro prêmio seguido de MVP da temporada. Suas médias de pontuação (27.0) e rebotes (11.2) estão mais baixas do que na última temporada e, em oito anos de NBA, essa vai ser a primeira vez na carreira que ele registra um decréscimo nesses quesitos. Até por isso, o craque ressalta a importância do clima de confiança dentro do elenco.
“Confiança é muito importante porque ninguém pode ganhar sozinho. Estamos fazendo algo errado como grupo. Eu assisto aos vídeos e entendo porque, do nada, passamos a ficar 15 pontos atrás do adversário. A sensação do confiar uns nos outros precisa estar lá dentro mais forte. Nós precisamos melhorar e eu sei que vamos fazê-lo, pois temos uma equipe excelente aqui”, concluiu o astro, em um tom mais otimista sobre o futuro do Bucks na competição.