Durante o processo de certificação da vitória de Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos na quarta-feira (06/01), participantes de uma manifestação apoiando o atual presidente Donald Trump marcharam até o Capitólio para denunciar o que consideraram uma “fraude” eleitoral. O técnico Doc Rivers do Philadelphia 76ers, questionou qual seria a resposta dos policiais, caso fossem negros invadindo o Capitólio.
Após confronto com policiais nas entradas do Congresso, alguns dos manifestantes invadiram o prédio causando a morte de quatro pessoas e a suspensão das sessões no Senado e na Câmara.
“Você pode imaginar, hoje, se todos fossem negros invadindo o Capitólio, e o que teria acontecido? Isso, para mim, é uma foto, isso vale mais que mil palavras para todos nós vermos”, afirmou o técnico.
Pouco antes do jogo entre Boston Celtics e Miami Heat, jogadores das duas equipes se manifestaram sobre os recentes envolvendo policiais e negros. Houve dúvida se a partida aconteceria, mas os atletas afirmaram que a ideia seria jogar, mas após protesto.
Na “bolha” de Orlando, a temporada chegou a ser interrompida, logo no início dos playoffs. Os jogos foram retomados posteriormente e, meses depois, o Los Angeles Lakers sagrou-se campeão da campanha 2020-21.
O ala-pivô Draymon Green, do Golden State Warriors, também expôs sua opinião.
“Isso só mostra que o sistema policial foi construído contra os negros e pardos, e é por isso que as reações são diferentes” – criticou o tricampeão da NBA, ao dizer que as autoridades foram mais rápidas no controle quando os manifestantes do movimento “Black Lives Matter” foram às ruas no ano passado.
Por Luis Fernando Julio
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA, como em “Doc Rivers: “Imagine se fossem negros invadindo o Capitólio”: