Não é segredo para ninguém que Jayson Tatum seja apontado como o principal talento jovem e peça central do elenco do Boston Celtics para presente e futuro. Mas o início de temporada da equipe tem sido palco para o potencial de outro jovem jogador do elenco. Jaylen Brown é o cestinha do time na campanha até o momento – com média de 27.5 pontos por partida – e, para o sempre polêmico Kendrick Perkins, vem mostrando que é o melhor jogador do Celtics, na verdade.
“Eu adoro Jayson e acho que é um astro em ascensão nessa liga, mas Jaylen é o melhor jogador do Celtics. É o atleta mais completo do elenco de Boston. Ele subiu de patamar e já não há nada que não possa fazer ofensivamente. Seu jogo ofensivo, hoje, não tem absolutamente nenhuma falha: possui o repertório para criar em média distância, corta sem a bola, finaliza com as duas mãos e melhorou como arremessador de três pontos”, elogiou o ex-pivô, hoje comentarista da ESPN.
Além da alta marca de pontos, Brown registra médias de 5.2 rebotes, 3.2 assistências, 2.0 roubos de bola e quase 57% de conversão nos arremessos de quadra. A conclusão de Perkins, porém, não é um produto de somente seis jogos em uma temporada ainda bastante afetada pelos reflexos sociais do coronavírus – menos viagens, ginásios sem público. O ex-atleta tem convicção do talento superior do ala-armador desde que o viu atuando em Orlando, no ano passado.
“Eu soube que Jaylen tornou-se um jogador de elite não pelo que vejo agora, mas por seu desempenho na ‘bolha’ e nos playoffs desse ano. Foi o atleta mais consistente do elenco em Orlando. Quando Gordon Hayward se lesionou, foi ele quem elevou a sua produção e assumiu a responsabilidade de substitui-lo. É um cara que anota 20 pontos por jogo sem ter uma única jogada desenhada para ele”, argumentou o veterano, que foi campeão da NBA pelo Celtics, em 2008.
Mas Perkins não se limita à produtividade no lado ofensivo da quadra para indicar Brown como o melhor jogador do Celtics. O controverso analista crê que a maior vantagem do atleta de 24 anos em relação a maior parte da NBA é a alta capacidade como two-way player: ele pode ser o cestinha do time enquanto marca o melhor jogador adversário e “suporta” qualquer troca de marcação. E o ex-pivô alerta: vem mais por aí e o jovem talento só tem a crescer.
“Jaylen não é só ótimo no ataque, mas o jogador que você deseja ter defensivamente: é capaz de trocar marcação e defender qualquer posição no pick-and-roll, de armadores a pivôs. Trata-se de um ala defensivo de elite na NBA. Quando se especula sobre James Harden no Celtics, todos dizem que o centro de uma troca seria Jaylen. É por isso que ela não aconteceu. Boston valoriza muito esse cara e ele está preparado para chocar o mundo”, avisou Perkins, convicto de sua opinião.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook