Nikola Jokic comandou a vitória do Denver Nuggets diante do Houston Rockets, nessa segunda-feira, registrando o 42o triplo-duplo da carreira: foram 19 pontos, 12 rebotes e 18 assistências. E o número impressionante de passes decisivos significou mais do que o recorde da temporada até agora ou pessoal do astro na liga. Segundo o site Stats Muse, Jokic tornou-se o primeiro pivô a atingir a marca de 18 assistências em um jogo da NBA desde o lendário Wilt Chamberlain.
A última vez em que um jogador da posição havia distribuído tantas assistências ocorreu mais de cinco décadas atrás: Chamberlain deu 19 passes para cesta em 19 de março de 1968. O único “grandalhão” a superar tal marca foi o próprio membro do Hall da Fama, que chegou a dar 21 assistências em uma partida realizada em fevereiro do mesmo ano. Os dois são os únicos pivôs a conseguirem tantos passes decisivos em um único embate em sete décadas de história da liga.
“Eu nunca entrei em quadra, uma noite sequer, pensando que vou marcar tantos pontos ou dar tantos passes. Não é assim que funciona para mim. O que fiz hoje, na verdade, é a forma como jogo basquete. Começa o jogo e tento atuar ao meu estilo: procurando os passes certos, meus companheiros livres. É algo totalmente natural para mim”, disse o atleta sérvio, naturalizando a atuação histórica, em entrevista coletiva após a vitória por 124 a 111.
A noite de recorde de Jokic na NBA não parou, no entanto, em igualar a marca de cinco décadas de Wilt Chamberlain. O craque do Nuggets também igualou-se ao ex-armador Fat Lever como atleta com mais triplos-duplos na história da franquia e, agora, ambos ocupam a nona posição entre os jogadores com mais TDs na liga em todos os tempos. James Harden, adversário do pivô no confronto, é o oitavo colocado da lista, com 46 registrados ao longo da carreira.
O único pivô a ter mais triplos-duplos do que Jokic na carreira é, como se pode imaginar, Chamberlain: ele é o sexto do ranking histórico, com 78 atuações com dígitos duplos em pontos, rebotes e assistências.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook