Previsão da temporada 2020/21 – Memphis Grizzlies
Quem chegou
Desmond Bane (Draft, Universidade TCU)
Xavier Tillman (Draft, Universidade Michigan State)
Mario Hezonja (Portland Trail Blazers)
Killian Tillie (Não draftado, Universidade Gonzaga)
Sean McDermott (Não draftado, Universidade Butler)
Quem saiu
Josh Jackson (Detroit Pistons)
Anthony Tolliver (agente livre)
Mario Hezonja (agente livre)
Marko Guduric (agente livre)
Yuta Watanabe (agente livre)
Elenco
13- Ja Morant: armador, 21 anos
21- Tyus Jones: armador, 24 anos
0- De’Anthony Melton: armador, 22 anos
24- Dillon Brooks: ala-armador, 24 anos
3- Grayson Allen: ala-armador, 25 anos
22- Desmond Bane: ala, 22 anos
46- John Konchar: ala-armador, 24 anos
7- Justise Winslow: ala, 24 anos
1- Kyle Anderson: ala, 27 anos
30- Sean McDermott: ala, 24 anos
13- Jaren Jackson Jr.: ala-pivô, 21 anos
15- Brandon Clarke: ala-pivô, 24 anos
35- Killian Tillie: ala-pivô, 22 anos
17- Jonas Valanciunas: pivô, 28 anos
14- Gorgui Dieng: pivô, 30 anos
2- Xavier Tillman: pivô, 21 anos
11- Jontay Porter: pivô, 21 anos
Projetando o time
Titulares
Ja Morant
Dillon Brooks
Justise Winslow
Jaren Jackson Jr.
Jonas Valanciunas
Principais reservas
Brandon Clarke
Kyle Anderson
De’Anthony Melton
Gorgui Dieng
Tyus Jones
Técnico: Taylor Jenkins
O “cara” da franquia
Ja Morant – O melhor novato da última temporada precisou de poucos jogos para conquistar a torcida do Grizzlies e encantar os fãs de basquete. Liderado pelo jovem armador, o time de Memphis flertou com uma improvável classificação para os playoffs, mas parou no play-in contra o Portland Trail Blazers. Mas a impressão foi a melhor possível. A expectativa sempre é a de que todo calouro da NBA dê um salto natural de evolução na segunda temporada. Com Morant, isso não é diferente. Aos 21 anos, ele já tem “as chaves” da franquia. Já mostrou muita capacidade ofensiva, tanto na criação quanto na finalização, mas precisa melhorar em dois aspectos: o arremesso do perímetro e a tomada de decisões.
Fique de olho!
Jaren Jackson Jr. – O jovem ala-pivô vai desfalcar o Grizzlies no início da temporada porque ainda se recupera de uma cirurgia para reparar um rompimento no menisco do joelho esquerdo, feita há quatro meses. Provavelmente, JJJ volta às quadras em janeiro. O atleta de apenas 21 anos vai para a sua terceira temporada na NBA e já se consolidou como uma peça fundamental no núcleo jovem do Grizzlies. Big man de fácil encaixe no que pede a NBA atualmente, com mobilidade, força física, eficiência nas trocas de marcação, proteção de aro e um chute consistente do perímetro. Em 2020/21, esperamos ver Jackson Jr. evoluir no quesito rebote, área em que ele precisa ser mais agressivo. O sucesso inicial da dupla com Ja Morant já deu mostras do que pode vir a ser o futuro do time de Memphis.
O ponto de interrogação
Justise Winslow – O ala chegou ao Grizzlies via troca com o Miami Heat, em fevereiro deste ano, mas ainda não estreou oficialmente em seu novo time por conta de uma lesão no quadril. Winslow teve um bom desempenho na temporada 2018/19, a melhor de sua carreira, atuando na maior parte do tempo como o criador principal de jogadas do Heat. Talento, a gente sabe que o jogador de 24 anos tem. Só que ele simplesmente não consegue se manter saudável. A temporada está começando e o Grizzlies ainda não sabe quando vai poder contar com Winslow, pois ele segue se recuperando do problema no quadril. O vice-presidente do Grizzlies, Zach Kleinman, garante que o ala não ficará muito tempo de “molho”. Saudável, Winslow é titular e um ótimo encaixe com o restante do time.
O que esperar do Grizzlies em 2020/21?
O Grizzlies foi uma das agradáveis surpresas da última temporada. Com um elenco recheado de jovens e um treinador – também jovem – em início de carreira, o time de Memphis ficou perto de alcançar uma vaga nos playoffs.
O desempenho na última temporada foi acima do esperado e a tendência para 2020/21 é que o time siga evoluindo, especialmente o núcleo jovem capitaneado pela dupla Ja Morant e Jaren Jackson Jr., e que conta com atletas sólidos como Brandon Clarke, Dillon Brooks e De’Anthony Melton. O pivô Jonas Valanciunas e o ala Kyle Anderson, mesmo abaixo dos 30 anos, são os “veteranos” que têm um papel importante na equipe. O lituano, inclusive, fez as duas melhores temporadas da carreira em Memphis. Além dos citados, a expectativa é a de que Justise Winslow finalmente possa atuar pelo Grizzlies, outro jogador abaixo dos 25 anos.
Em uma Conferência Oeste muito forte, o time de Memphis vai ter que surpreender mais uma vez para pensar em alcançar a pós-temporada. Brigar por uma vaga no play-in é quase uma certeza, mas em razão do fortalecimento de outras equipes como, por exemplo, Golden State Warriors e Phoenix Suns, eu não estou tão otimista assim quanto a uma classificação do Grizzlies. Mais importante do que pensar em playoffs, que parece algo mais distante nesta temporada, a equipe treinada pelo jovem Taylor Jenkins deverá focar no desenvolvimento de sua base jovem. Otimismo eu tenho quando o assunto é o futuro do Grizzlies, esse sim, bastante promissor.
Projeção Jumper Brasil
Divisão Sudoeste: 4º lugar
Conferência Oeste: 12º lugar
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: