A NBA anunciou, na noite dessa terça-feira (17), a estrutura e o formato para a temporada 2020/21, que vai incluir um torneio play-in para definir as equipes que vão preencher a sétima e a oitava posições para os playoffs em cada conferência.
A 75ª temporada regular da NBA vai começar no dia 22 de dezembro e vai apresentar 72 partidas para cada franquia. A distribuição de confrontos para a temporada regular está disponível neste link conforme descrito abaixo.
– Cada time vai disputar três partidas contra oponentes da mesma conferência (42 jogos no total por equipe), sendo o enfrentamento com duas partidas em casa e uma fora ou uma em casa e duas fora. Dentro de cada divisão, o escritório da liga determinou aleatoriamente qual time vai fazer dois jogos em casa e qual time vai disputar dois jogos na estrada.
– Todas as cinco equipes de uma mesma divisão vão enfrentar as cinco equipes de outra divisão da mesma conferência duas vezes em casa, e jogarão contra os cinco times da outra divisão da mesma conferência também duas vezes, só na casa do adversário.
– Cada equipe vai disputar duas partidas contra oponentes da outra conferência (30 jogos no total por time) fazendo um jogo em casa e outro fora.
O calendário da temporada regular 2020/21 será divulgado em duas partes. A programação da primeira metade da temporada será anunciada no início do período de treinamentos (primeira semana de dezembro).
O calendário da segunda parte da temporada será divulgado durante o período final da primeira metade. Na segunda parte serão incluídos todos os jogos restantes dos 72 a serem disputados pelas equipes que não foram programados, assim como os que foram adiados durante a primeira parte.
A parada do All-Star está programada para acontecer entre os dias 5 e 10 de março, entre a primeira e a segunda metades da temporada regular.
Play-in continua em 2020/21
O Conselho de Administração da NBA aprovou, de forma unânime, a proposta de adotar o torneio play-in aos playoffs na temporada. O play-in, que será disputado após a temporada regular e antes da primeira rodada dos playoffs, vai reunir as equipes que terminarem entre a sétima e décima posições em cada conferência.
As equipes que ocuparem as sétima e oitava posições em cada conferência terão duas chances de vencer um jogo para garantir vaga nos playoffs. Os times que figurarem nas nona e décima posições em cada conferência precisarão vencer duas vezes consecutivas para confirmar vaga nos playoffs.
Ao término da temporada regular, a equipe com a sétima melhor campanha em cada conferência vai receber o time com a oitava melhor campanha em um jogo de play-in (confronto entre sete e oito). O vencedor do ‘confronto entre sete e oito’ de cada conferência vai ocupar a sétima posição da conferência para os playoffs.
O time com o nono melhor aproveitamento em cada conferência vai receber a equipe com a décima campanha em sua conferência para um ‘confronto entre nove e dez’. O perdedor do ‘confronto entre sete e oito’ vai receber o vencedor do ‘confronto entre nove e dez’ em jogo de play-in. O vencedor dessa partida será o oitava colocado da conferência para os playoffs.
Confira abaixo o calendário provisório da temporada 2020/21 da NBA
- 11 a 19 de dezembro: disputa dos jogos de pré-temporada
- 22 de dezembro a 4 de março: primeira metade da temporada regular
- 5 a 10 de março: parada para o All-Star
- 11 de março a 16 de maio: segunda metade da temporada regular
- 18 a 21 de maio: disputa do torneio play-in
- 22 de maio a 22 de julho: disputa dos playoffs
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA, incluido os rumores de times e atletas no boletim do mercado:
Fonte: Garrett Ellwood/AFP

