O Indiana Pacers surpreendeu a NBA com a escolha do desconhecido Nate Bjorkgren para comandar a equipe a partir da próxima temporada. E a seleção inusitada foi, na verdade, impulsionada pela perspectiva de uma mudança radical de estilo de jogo em relação ao basquete “disciplinado” de Nate McMillan. O presidente do Pacers, Kevin Pritchard, explicou que espera ver um time mais moderno em quadra com o começo do trabalho do novo técnico.
“Eu conheço Nate há 20 anos e há pessoas na organização que já o conhecem há ainda mais tempo. E, depois das entrevistas que fez conosco, não pensamos duas vezes: foi uma escolha automática. Ele tem caráter vencedor e sempre foi um estrategista tático que está disposto a correr riscos. No fim das contas, nós queremos virar uma equipe de basquete com jogo mais moderno”, detalhou o executivo, em entrevista à rádio Sirius XM.
Bjorkgren, de 45 anos, é um nome em franca ascensão no basquete norte-americano: até 2007, ele trabalhava como treinador colegial e possui somente cinco temporadas de experiência na NBA. Em 2019, o profissional conquistou o título da liga como assistente do igualmente emergente Nick Nurse, no Toronto Raptors. Pritchard não esconde que, com sua aposta, tenta encontrar um perfil de liderança semelhante com o técnico canadense.
“O que Nate conseguiu apresentar em nossa entrevista foi impressionante. Acho que ele vai trazer um equilíbrio entre uma abordagem mais dura, de motivar e forçar os nossos jogadores a testarem seus limites, com uma postura de mais apoio e instantes que vai “abraçar” nosso grupo. Ele será um líder positivo, mas certamente vai exigir que todos sejam o mais esforçados possível dentro de quadra”, projetou o dirigente do Pacers, projetando tempos diferentes para seu time com o novo comando.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: