A quinta rodada da Euroliga 2020/21 teve início na quinta-feira (22) e se encerrou nesta sexta (23), com destaque para o Barcelona, que venceu o superclássico e afundou o rival Real Madrid.
Além disso, o líder Zalgiris foi batido em casa pelo Valencia e perdeu a invencibilidade e a liderança da competição. O novo líder é o Bayern de Munique, que venceu o Olympiacos, na Alemanha.
Assim como ocorreu nas rodadas anteriores, algumas partidas não foram realizadas – Zenit x Olimpia Milano, ALBA Berlin x Baskonia e Anadolu Efes x ASVEL – por conta do registro de casos de Covid-19.
No início da semana, a Euroliga fez modificações no Regulamento Especial da Covid-19, permitindo o adiamento (e não o cancelamento) das partidas em que um time não tenha o número mínimo de atletas para colocar em quadra. A partir de agora, as equipes que passarem por essa situação terão o direito de remarcar o jogo para uma nova data, pelo menos três vezes.
Barcelona 79 x 72 Real Madrid
O Barcelona levou a melhor no superclássico. Jogando em casa, o time catalão bateu o Real Madrid por 79 a 72 e se manteve nas primeiras posições da Euroliga.
O destaque do Barça, que passeou no primeiro tempo de jogo (48 a 27) foi o pivô ugandense Brandon Davies, que anotou 14 pontos e distribuiu quatro tocos.
Já pelo time merengue, que sofreu a quarta derrota em cinco partidas disputadas, o principal nome em quadra foi o ala-pivô norte-americano Trey Thompkins, que marcou 14 pontos, pegou sete rebotes e deu dois tocos.
Zalgiris 82 x 94 Valencia
O Zalgiris, líder invicto da Euroliga até o começo da rodada, foi surpreendido em casa. O Valencia, com direito a uma grande virada no segundo tempo (quando fez 57 a 37), bateu o time lituano por 94 a 82.
O destaque da equipe espanhola foi o desempenho de três jogadores da região balcânica. Os sérvios Nikola Kalinic, Vanja Marinkovic, e o montenegrino Bojan Dubljevic, combinaram para 46 pontos e 17-26 nos arremessos de quadra (aproveitamento de 65%).
Pelo Zalgiris, o melhor em quadra foi o pivô norte-americano Augustine Rubit, que anotou 12 pontos e pegou cinco rebotes.
Panathinaikos 82 x 68 Fenerbahçe
Jogando em seus domínios, o Panathinaikos não teve dificuldades para vencer o Fenerbahçe por 82 a 68.
O destaque do time grego foi o ala-armador sérvio Nemanja Nedovic, cestinha da partida, com 28 pontos (sete arremessos do perímetro convertidos).
Pelo lado do Fener, o principal nome em quadra foi o armador norte-americano Lorenzo Brown, que anotou 17 pontos e distribuiu seis assistências.
Estrela Vermelha 86 x 84 CSKA Moscou
Em um duelo eletrizante, decidido somente na prorrogação, o Estrela Vermelha surpreendeu o favorito CSKA Moscou e venceu por 86 a 84.
O grande destaque foi o ala-armador norte-americano Jordan Loyd, cestinha da partida, com 31 pontos, e principal responsável pela reação da equipe sérvia na segunda metade de jogo.
Já pelo time russo, o destaque ficou por conta do armador italiano Daniel Hackett, que marcou 29 pontos (seis arremessos do perímetro convertidos).
Khimki 87 x 89 Maccabi Tel Aviv
O Maccabi Tel Aviv foi até Moscou e bateu o Khimki por 89 a 87, com direito à disputa de uma prorrogação.
O ala-armador grego Tyler Dorsey foi o destaque e herói do time israelense. A dez segundos do fim do quarto período, ele converteu a bola de três que levou o jogo para o tempo extra. Ele terminou o jogo como cestinha do Maccabi, com 26 pontos (oito arremessos convertidos do perímetro). O ala-pivô norte-americano Angelo Caloiaro deixou a quadra com um duplo-duplo: 15 pontos e dez rebotes.
Pela equipe russa, que segue sem vencer na competição, o destaque foi o armador Alexey Shved, que alcançou o duplo, com 32 pontos e 11 assistências. Outro que conseguiu os dois dígitos foi o pivô norte-americano Devin Booker, com 14 pontos e 12 rebotes.
Bayern de Munique 74 x 68 Olympiacos
O Bayern de Munique confirmou a boa fase, bateu o Olympiacos por 74 a 68 e chegou à liderança da Euroliga.
O destaque do time alemão foi a dupla formada pelo armador norte-americano Wade Baldwin e o ala sérvio Vladimir Lucic, que combinou para 34 pontos.
Pelo Olympiacos, o principal nome em quadra foi o do ala Kostas Papanikolaou, que anotou 13 pontos.
Classificação
1- Bayern de Munique, Zalgiris e Barcelona: quatro vitórias e uma derrota
4- Valencia e Olimpia Milano: três vitórias e uma derrota
6- Olympiacos: três vitórias e duas derrotas
7- Zenit: duas vitórias
8- Baskonia: duas vitórias e uma derrota
9- Panathinaikos e Estrela Vermelha: duas vitórias e duas derrotas
11- Fenerbahçe, Maccabi Tel Aviv e CSKA Moscou: duas vitórias e três derrotas
14- Anadolu Efes e ALBA Berlin: uma vitória e três derrotas
16- Real Madrid: uma vitória e quatro derrotas
17- ASVEL: duas derrotas
18- Khimki: cinco derrotas
Próxima rodada
29/10 (quinta-feira): ASVEL x Zalgiris (13h), CSKA Moscou x Valencia (13h), Zenit x Panathinaikos (13h), Maccabi Tel Aviv x Fenerbahçe (15h05), Real Madrid x Bayern de Munique (16h)
30/10 (sexta-feira): Khimki x Estrela Vermelha (13h), Olympiacos x Anadolu Efes (15h), Olimpia Milano x ALBA Berlin (15h45), Baskonia x Barcelona (16h)
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook