Stan Van Gundy é o novo técnico do New Orleans Pelicans. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (21) pelos jornalistas Adrian Wojnarowski e Adrian Lopez, da ESPN.
Segundo o repórter Shams Charania, do site The Athletic, o contrato firmado entre as partes é válido por quatro temporadas. Van Gundy será o 17º treinador da história da franquia e vai substituir Alvin Gentry, demitido no último mês de agosto.
Outros nomes cotados para o cargo em New Orleans eram os de Tyronn Lue, que acabou fechando com o Los Angeles Clippers; e de Jason Kidd, assistente de Frank Vogel no Los Angeles Lakers.
https://twitter.com/realStanVG/status/1318986910040264704
Van Gundy, de 61 anos, estava afastado da função de treinador desde 2018, quando deixou o comando do Detroit Pistons depois de quatro temporadas. Nos últimos dois anos, ele trabalhou como comentarista na ESPN, na TNT e na NBA TV.
Van Gundy ainda tem, no currículo, passagens por Miami Heat (2003-05) e Orlando Magic (2007-2012). Seu melhor desempenho foi em 2009, quando levou o Magic às finais da NBA. Na ocasião, o time de Orlando foi derrotado pelo Lakers, em uma série de cinco partidas.
Em sua trajetória como técnico na NBA, Van Gundy ficou conhecido por montar equipes com defesas sólidas. Seu retrospecto é de 523 vitórias e 384 derrotas (aproveitamento de 58%) em temporada regular, e de 48 triunfos e 43 reveses (aproveitamento de 53%) em pós-temporada. Em 2019/20, o Pelicans teve a quarta defesa mais vazada da liga, com uma média de 117,1 pontos sofridos.
O treinador chega a New Orleans com a missão de levar o time aos playoffs. Vale lembrar que, desde 2010, a equipe alcançou a fase de mata-mata somente em três oportunidades, sendo a última delas na temporada 2017/18, quando parou nas semifinais da Conferência Oeste.
Na última temporada, o Pelicans foi o antepenúltimo do Oeste, com 30 vitórias e 42 derrotas. Em New Orleans, Van Gundy terá a chance de treinar um elenco jovem, que conta com a promissora dupla formada pelo ala-pivô Zion Williamson e pelo ala Brandon Ingram (que será agente livre restrito nesta offseason), e que é liderado pelo armador Jrue Holiday. Além disso, ele vai reencontrar o veterano ala-armador J.J. Redick, que foi seu comandado em Orlando.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook