O maior técnico da história do Utah Jazz começará a ser homenageado postumamente no uniforme da franquia a partir dessa semana. As camisas vestidas pelos jogadores do time em Orlando terão um selo especial bordado com o número 1.223, uma referência à quantidade de vitórias conquistadas pelo lendário Jerry Sloan – falecido em maio deste ano – em mais de duas décadas à frente da equipe de Salt Lake City.
“Jerry vai estar eternamente no coração de nossa organização e torcedores, então sinto que essa é uma forma adequada de homenageá-lo. As suas contribuições para a família Jazz e as comunidades de Utah são parte essencial da história dessa franquia e estamos ansiosos para ver o número 1.223 nas camisas de nossos atletas como saudação ao seu legado”, afirmou o dono do time, Greg Miller, por meio de nota oficial.
A peça de luto e reconhecimento estará nos uniformes da equipe já no jogo-treino desta quinta-feira, contra o Phoenix Suns, e vai ser a primeira de uma série de homenagens ao ídolo pelos próximos meses. O Jazz pretende realizar uma cerimônia em memória do integrante do Hall da Fama na Vivint Arena assim que o público poder voltar ao ginásio. Uma tarja de luto também é esperada no uniforme da próxima temporada.
Os torcedores da franquia vão poder acrescentar o selo especial 1.223 em suas camisas pelo valor adicional ilustrativo de US$12,23. A quantia arrecadada com esse detalhe de tributo será convertida integralmente para a “Fundação Michael J. Fox”, que financia as iniciativas que buscam a cura do Mal de Parkinson. Sloan morreu por complicações da doença, que também acomete o célebre ator da cinessérie “De Volta para o Futuro”.
O treinador, que faleceu aos 78 anos, comandou a equipe de Utah entre 1988 e 2011. Ele conduziu o time aos playoffs por 19 oportunidades – incluindo as finais da NBA em 1997 e 1998, quando acabou derrotado duas vezes pelo Chicago Bulls. O número 1.223 foi alçado ao teto da Vivint Arena em 2014, ao lado das camisas aposentadas do time, em homenagem às históricas contribuições de Sloan.
The Jazz will honor Jerry Sloan with a “1223” patch — the number of wins in the Hall of Fame coach’s 23-season tenure with the team. pic.twitter.com/0aWwtQHiYY
— Tim MacMahon (@espn_macmahon) July 21, 2020