Análise dos novatos da temporada – Darius Garland

Lucas Torres dá sequência à avaliação das campanhas de estreia dos calouros da NBA com o jovem armador do Cavs

Fonte: Lucas Torres dá sequência à avaliação das campanhas de estreia dos calouros da NBA com o jovem armador do Cavs

Posição no draft de 2019:
Estatísticas em 2019-2020: 12.3 pontos / 3.9 assistências / 40% de aproveitamento nos arremessos de quadra / 35.5% da linha dos três pontos, com 5.0 tentativas por jogo

Avaliação da temporada: B

Publicidade

Destaques positivos:

Arremessador completo em cenários de catch and shoot. Conforto para chutar em movimento a partir de bloqueio e handoffs – bem como parado, com os pés equilibrados (39.2% de aproveitamento na linha dos três pontos com 2.6 tentativas)

Publicidade

Versatilidade como arremessador o permite ser efetivo ao lado de outro playmaker – atuando fora da bola. 35.9% de seus chutes na temporada foram antecedidos por nenhum (26.4% das vezes) ou um drible (9.5% das vezes)

Espaça a quadra para além da linha dos três pontos (3.1 tentativas e 37.4% de aproveitamento em arremessos a partir de 8.5m da cesta, mais de um metro atrás da linha)

Ameaça como arremessador e excelente controle de bola o permitiu manter os adversários desequilibrados a partir de hesitações. Criou suas próprias oportunidades de infiltração sem a necessidade de bloqueios (11 infiltrações por jogo)

Publicidade

Atuou no seu próprio ritmo e criou seu próprio espaço com muito equilíbrio a partir de step backs e de transições fluidas do drible vivo para o floater sem colocar a segunda mão na bola (43.1% de aproveitamento somando floaters e chutes da meia distância – 2.4 tentativas)

Potencial como go-to-guy a quem se entrega a bola e confia a missão de criar o próprio chute sem a necessidade de bloqueios

https://youtu.be/Mh0vMHu8ltA

 

Destaques negativos:

Claramente não estava pronto para a NBA sob o ponto de vista físico

Publicidade

Falta de força lhe tornou hesitante para abraçar o contato na hora de finalizar. Elemento que, somado à envergadura mediana (1,95m) limitou sua efetividade na área restrita (44.1% de aproveitamento apenas 1.1 lance livre por jogo)

Questões físicas limitaram também sua habilidade de conter guards maiores e reduziram sua versatilidade defensiva a zero. Mismatch no post. Adversários criaram linhas de penetração a partir do contato físico

Auto-confiança e postura casual no estilo resultaram erros não-forçados (só 1.3 assistências para cada turnover)

Publicidade

Passador altamente capaz, mas mentalidade de cestinha predomina. Em seu melhor no papel de combo guard. Falta de versatilidade defensiva, porém, torna mandatória a utilização de um armador maior ao seu lado

https://youtu.be/2uX1_Bnx5Ho

Últimas Notícias

Comentários